XVI SRHNE 2022
 
 
 

PATROCINADORES

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é a agência reguladora que cuida das águas do Brasil, da nascente à foz, para garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento do nosso país. Desde 2020, também cabe à ANA fazer as normas de referência para o saneamento. #AÁguaÉUmaSó.

 

APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) foi criada através da Lei Estadual nº14.028 de 26 de março de 2010 com o objetivo de fortalecer o planejamento e a regulação dos usos múltiplos dos Recursos Hídricos do Estado e o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH), e fortalecer o planejamento e regulação dos usos múltiplos das águas no Estado de Pernambuco e consolidar a Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei nº 12.984/2005).
A Apac tem como missão executar a Política Estadual de Recursos Hídricos, planejar e disciplinar o uso da água no âmbito do Estado de Pernambuco, gerenciar o monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, realizar previsões de tempo e temperatura no Estado, conforme previsto na lei de criação da Agência.
O governo de Pernambuco trabalha para garantir, de forma sustentável o acesso democrático à água para todos os cidadãos investindo em infraestrutura hídrica e de saneamento, na redução de perdas, na melhoria dos serviços de saneamento básico e na garantia do fornecimento de água para atividades produtivas (indústria, agricultura e serviços).
Para garantir o desenvolvimento econômico sustentável cuida do meio ambiente e atua na proteção e conservação dos mananciais. Pernambuco também está fortalecendo a estrutura de gestão dos recursos hídricos.  A água é um bem de domínio público e direito de todos.

Visite: https://www.apac.pe.gov.br/ 
 

 

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. 
A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.
O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).
Visite: https://www.gov.br/capes/pt-br 

 

CASAL

A Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) é a empresa de abastecimento de água e saneamento básico do Estado de Alagoas com sede em Maceió, fundada em dezembro de 1962. Neste ano de 2022, portanto, a Companhia fará 60 anos de fundação.
A CASAL é responsável pela construção, exploração e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos centros populacionais. Dentre as atribuições da CASAL, em sua principal atividade econômica enquadram-se: Captação, Tratamento e Distribuição de Água.
É responsável pela captação e tratamento da água em 77 municípios. Em 17 desses, ela também é responsável pela distribuição da água tratada e pela coleta e tratamento do esgoto. Nos outros 60 municípios, a Companhia produz e repassa a água tratada para concessionárias privadas, responsáveis pela distribuição aos moradores.
Visite: https://www.casal.al.gov.br/ 

 

CBHSF-PEIXE VIVO

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, formado por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada dos recursos hídricos da bacia, visando a proteção de seus mananciais e o desenvolvimento sustentável ao longo do rio São Francisco. 
Para tanto, o CBHSF possui atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Sua missão é descentralizar o poder de decisão, integrar ações públicas e privadas; e promover a participação coletiva em prol da bacia, reunindo representantes de todos os setores da sociedade. Tem por objetivo implementar a política de recursos hídricos em toda bacia, estabelecer regras de conduta locais, gerenciar conflitos e interesses locais.
A Agência Peixe Vivo, por sua vez, é uma entidade civil sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, que exerce desde junho de 2010 as funções de Agência de Bacia Hidrográfica para o CBHSF, com a finalidade de prestar apoio técnico-operativo ao Comitê na gestão dos recursos hídricos da bacia, realizando o planejamento, a execução e o acompanhamento de ações, programas, projetos, pesquisas e quaisquer outros procedimentos aprovados, deliberados e determinados por cada Comitê de Bacia ou pelos Conselhos de Recursos Hídricos Estaduais ou Federal.
Visite: www.cbhsaofrancisco.org.br/  e www.agenciapeixevivo.org.br 

 

COMPESA

A COMPESA foi fundada em 1971 com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos. Desde então, uma intensa expansão foi planejada todos os anos e, hoje, quase todos os 184 municípios do Estado, mais o distrito de Fernando de Noronha, estão na rota de trabalho da Companhia. Sua missão é prestar, de forma sustentável, serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, atendendo às necessidades dos clientes.
Princípios fundamentais:
Promover a prestação de serviço de forma sustentável, atendendo às normas e legislações vigentes, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos clientes;
Buscar a garantia do fornecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto, em quantidade e qualidade suficientes, fortalecendo a imagem da empresa perante o mercado;
Estimular o desenvolvimento dos colaboradores, buscando promover sua capacitação continuada nos processos de gestão e seu bem-estar;
Proporcionar a melhoria contínua dos processos, visando à eficiência da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, satisfazendo as necessidades dos clientes.
Visite: https://servicos.compesa.com.br/ 

 

ELETROBRAS - CHESF

Uma das maiores concessionárias de eletricidade do Brasil!
A Chesf gerencia uma rede composta de 110 postos hidrométricos, 3 estações climatológicas e 10 reservatórios. Possui um sistema de previsão de vazões e níveis para os reservatórios e rios, com horizonte desde diário até anual e mantém modelos hidrológicos e hidráulicos para a gestão integrada dos aproveitamentos hídricos.
A Empresa opera os seus reservatórios visando o controle da vazão dos rios e em especial a defluência na usina de sobradinho rio São Francisco, com base em regras e diretrizes estabelecidas para esse fim, pela Agência Nacional de Águas – ANA e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, respeitando as restrições advindas dos diferentes usos da água nas bacias. A cada período (úmido ou seco), a Chesf emite comunicados informando sobre a situação hidrológica das bacias hidrográficas, alertando sobre ações preventivas necessárias por parte de cada entidade, visando a convivência com os efeitos provocados pelas vazões que costuma ocorrer durante cada estação.
A Chesf tem trabalhado unindo modernos recursos tecnológicos à experiência de sua equipe técnica, no sentido de gerar energia dentro do contexto da multiplicidade de uso da água. Sua missão é atuar no setor de energia elétrica com excelência e de forma sustentável, gerando valor para a sociedade.
Visite: https://www.chesf.com.br/

 

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) foi criada pela Lei Estadual nº 10.401 (26/12/1989), com subsequentes alterações através dos seguintes instrumentos jurídicos: Decreto nº 29.971 (01/12/2006), Lei nº 15.452 (15/01/2015), Decreto nº 36.527 (18/05/2011), e Decreto 38.308 (15/06/2012). Está atualmente vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI) e possui como finalidade “exercer, no âmbito do setor público estadual, a função de órgão de fomento e promoção de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação incentivando a formação de recursos humanos, a pesquisa básica e aplicada, capacitação tecnológica e a difusão de conhecimento e a inovação, tendo em vista o bem-estar da população do estado e o progresso das ciências”.
Tem por missão promover a Ciência, Tecnologia e Inovação em Pernambuco, por meio do fomento à pesquisa, processos e produtos inovadores, visando o desenvolvimento do Estado, da comunidade científica, do setor empresarial e da sociedade.
Visite: http://www.facepe.br/ 

 

Future

Engenharia para além da técnica (www.future-motion.eu) é uma organização internacional especializada em estudos, projetos, supervisão e gestão de empreendimentos, em vários mercados de atividade, incluindo infraestruturas elétricas, desde aproveitamentos hidroelétricos e centrais fotovoltaicas a redes de transporte e distribuição. O Grupo FUTURE é, atualmente, o maior grupo de engenharia com sede em Portugal.

O Grupo FUTURE é uma organização com atuação global, com décadas de experiência de trabalho acumulado proveniente de 5 empresas de consultoria e com presença em 4 continentes, combinadas agora sob uma única gestão e conceito: ENGENHARIA PARA ALÉM DA TÉCNICA. Este Grupo resulta de uma visão inovadora e disruptiva quanto ao modelo ideal de uma empresa de Consultoria de Engenharia e foi criado para dar resposta aos desafios que o mercado, o planeta e o negócio como um todo impõem.

Acreditamos na Engenharia com “E” grande. Tão grande quanto a nossa ambição. Engenharia que existe para agregar valor, estruturar soluções, fazer evoluir as práticas e o pensamento. Foi para isso que construímos um dos maiores Grupos de Engenharia, com sede na Europa, a operar em África e na América Latina.

Atualmente, o FUTURE tem sedes operacionais em 4 continentes:
• Europa – sede em Portugal (Lisboa);
• América Latina – sede no Brasil (São Paulo)
• África – sede em Angola (Luanda);
• Asia – sedes em Hong Kong e Pequim.

O Grupo tem ainda escritórios na Bolívia, Peru, Moçambique, Cabo Verde e Roménia.

A experiência acumulada do Grupo FUTURE contempla o desenvolvimento com sucesso de projetos em mais de 25 países e a nossa equipa internacional de engenharia e consultoria conta com cerca de 2000 colaboradores.


ITAIPU BINACIONAL

A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. 
A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.
Sua missão é gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.
Itaipu coleciona prêmios e homenagens em reconhecimento à sua atuação em diferentes áreas.
Em 2019 recebeu o prêmio Reserva da Biosfera - As áreas protegidas da Itaipu no Brasil ganharam o status de Reserva da Biosfera – título já obtido por áreas da margem paraguaia da empresa, em 2017. O território é considerado como zona-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) pelo Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Visite: https://www.itaipu.gov.br/

 

Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.
O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.
Tem por missão atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea/Mútua, prestando serviços, oferecendo benefícios e desenvolvendo ações que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas. 
Visite: https://www.mutua.com.br/ 

 

Promotoras:

Cota Prime Especial:

Cota Prime:

Cota Supreme:

Cota Plus:

Cota apoio:

Apoio organizacional:

Apoio institucional:

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com