XVI SRHNE 2022
 
 
 

ACRH

A problemática da água está no topo da agenda política e da gestão dos recursos em Cabo Verde. A escassez da água potável é uma realidade atual e projetada no futuro. Afeta a qualidade de vida das pessoas, a qualidade do ambiente e a economia. Por isso mesmo, não podemos ficar presos e condicionados à fatalidade. É um imperativo de cada país e da comunidade das nações alterar o quadro atual e as perspetivas futuras.

O percurso histórico de Cabo Verde, é de resiliência, superação e adaptação. Convivemos há séculos com um país que chove pouco e de forma irregular.  A primeira unidade dessalinizadora de água do mar foi em 1970 e hoje 70% da população de Cabo Verde já utiliza água dessalinizada para o seu consumo. No futuro próximo será 90%. A água utilizada nos empreendimentos turísticos é praticamente 100% dessalinizada.

A acrh é um parceiro do Governo e participa na implementação de estratégias para diversificar as fontes de água, na busca de soluções para os problemas específicos e comuns que caracterizam a gestão dos recursos hídricos e assume cada vez mais, crescente importância nos temas da hidráulica e dos recursos hídricos, como, por exemplo, a dessalinização, a reutilização de efluentes, o planeamento das bacias hidrográficas a erosão costeira, as energias alternativas, a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento e a mitigação dos impactos ambientais daí decorrentes.

A acrh acolheu na cidade da Praia de 17 a 20 de setembro de 2019, o 14º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, uma organização conjunta da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e a Associação Aquashare Moçambique, com a parceria do Governo de Cabo Verde e sob o lema “25 anos construindo a Comunidade da Água da CPLP”. Este simpósio teve como principal objetivo promover o avanço de conhecimento, o intercâmbio de ideias e de experiências nos domínios da hidráulica e dos recursos hídricos, assim como estimular ações de formação de investigação e de desenvolvimento.

A Associação Cabo-Verdiana dos Recursos Hídricos é parceira da SILUSBA na organização desse evento que teve como foco a busca de soluções para os problemas específicos e comuns que caracterizam a gestão dos recursos hídricos no espaço CPLP.

 

Promotoras:

Cota Prime Especial:

Cota Prime:

Cota Supreme:

Cota Plus:

Cota apoio:

Apoio organizacional:

Apoio institucional:

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com