Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro é uma associação profissional, sem fins lucrativos, com o objetivo de congregar pessoas físicas e jurídicas e dedicar-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. Foi fundada em 01 de outubro de 1977, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Até recentemente, principalmente em nosso País, a água era considerada um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro vem acompanhando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.

A entidade gera informações de apoio à tomada de decisão para a solução de questões setoriais e intersetoriais e contribui para o aperfeiçoamento da política nacional de Gestão das Águas, por intermédio da participação em diversas instâncias de decisão.

O Sistema Nacional de Recursos Hídricos

Formada inicialmente por engenheiros civis, ampliou seu quadro e ganhou a adesão de profissionais de diferentes setores da Água, como professores, técnicos e empresários para a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil, em 1997, onde está representada nos setores técnico e acadêmico. Atua também no Conselho Nacional de Recursos Hídricos  e nas respectivas Câmaras Técnicas. Igualmente, está representada em Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, bem como em diversos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Publicações

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos está comprometida com a produção e disseminação do conhecimento no domínio das ciências relacionadas à Água e à tecnologia. Atualmente, é uma das mais importantes editoras de livros técnicos sobre Recursos Hídricos no Brasil, com mais de 70 títulos publicados e, extensivamente, utilizados por professores universitários, profissionais e gestores públicos. Também são publicados livros em formato digital, distribuídos gratuitamente aos associados.
 
Desde 1978, ininterruptamente, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos publica a RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, ISSN 2318-0331, com abrangência internacional, indexada no SciELO (http://www.scielo.br/rbrh), Scopus, Web of Science, entre outros, com artigos de alto nível, concentrando grande parte da produção técnica e científica da comunidade brasileira do setor como fonte de consulta importante e de referência. A partir de 2017, os artigos têm sido publicados em Inglês, na plataforma do Scielo (http://www.scielo.br/rbrh), de forma contínua, reduzindo o tempo entre a submissão do manuscrito e a publicação dos artigos aceitos.
 
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos também publica, de forma contínua, a REGA – Revista de Gestão de Água da América Latina, periódico técnico-científico, em parceria com a GWP (Global Water Partnership). Esta publicação tem como objetivo disseminar e promover o intercâmbio de estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina na área de Gestão dos Recursos Hídricos.
 
A partir de 2012, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos aderiu à parceria com a APRH (Associação Portuguesa de Recursos Hídricos) para publicação do periódico internacional Revista Recursos Hídricos / Journal of Water Resources. Também junto com a APRH, é editada a Revista de Gerenciamento Costeiro Integrado (Journal of Integrated Coastal Zone Management).

Eventos

Desde a sua fundação, a entidade está empenhada em oferecer à comunidade ligada à Água um fórum para discutir as prioridades e estratégias para o desenvolvimento da gestão dos Recursos Hídricos. Sob sua responsabilidade estão vários eventos e simpósios técnicos e científicos, com abrangência regional, nacional e internacional. Os encontros e simpósios são os mais expressivos eventos relacionados à Água no Brasil.
 
O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, de periodicidade bienal, conta com a participação regular de centenas de profissionais e inúmeros trabalhos técnicos e científicos.
 
Já as reuniões regionais e/ou temáticas se constituem em arena importante para o esclarecimento de questões significativas concernentes à agenda da Água, em cooperação com organizações da América Latina e países de língua portuguesa.

Representações regionais

Com ciência da diversidade hidrológica, política e social do país, a ABRHidro reconhece que o tratamento dos problemas de Recursos Hídricos deve ser tratado de forma diferenciada. As Regionais têm como finalidade o cumprimento dos objetivos da ABRHidro em seus Estados e regiões. Os membros dessas unidades podem colaborar com a realização de cursos, conferências e seminários, além de atuar em cooperação com outras Regionais. 

Comissões técnicas

'A ABRHidro mantém Comissões Técnicas para reunir os associados em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. As comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações em áreas afins, dentro do contexto nacional, a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas. Atualmente, são 13 comissões: Águas Urbanas, Desastres, Energia, Ensino, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidráulica, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria, Irrigação, Jovem, Segurança de Barragens e Limnologia e Fluidos Ambiental. 

Parcerias internacionais

Ao longo de 44 anos, a ABRHidro desenvolveu uma forte parceria com entidades similares em todo o mundo. Cabe ressaltar a interação, dentre outras, com as seguintes instituições: IWRA –International Water Resources Association; IAHS –International Association of Hydrological Sciences; APRH –Associação Portuguesa de Recursos Hídricos; IWRA –International Water Resources Association; GWP –Global Water Partnership e o WWC –World Water Council.


 

 

Promotoras: