XVI SRHNE 2022
 
 
 

Associação Aquashare de Moçambique

A Aquashare é uma rede de profissionais e académicos do amplo sector de águas em Moçambique e é a única do género no País, criada em 2011, destinada a promover o papel activo dos técnicos no desenvolvimento do sector e a divulgação e geração de novo conhecimento aplicável ao contexto de Moçambique. Um dos grandes objectivos da associação é mobilizar os jovens profissionais a assumirem um papel crescente no sector, facilitando o intercâmbio geracional. Actualmente Aquashare conta com 95 membros dos quais 86 individuais e 9 institucionais.

Perante os enormes desafios do acesso universal água potável e saneamento seguro e sustentável, o reforço da capacidade produtiva no sector é uma grande preocupação, nomeadamente através de uma participação mais ampla do sector privado e das organizações da sociedade civil e por isso envolveu-se activamente na criação da Plataforma Moçambicana de Águas (PLAMA), um instrumento de diálogo e inclusão no desenvolvimento do sector.

Cada um dos maiores eventos do sector, de debate, divulgação de conhecimentos e troca de experiências, ocorridos em Moçambique nos últimos 10 anos foram da iniciativa da Aquashare, com particular impacto na advocacia do sector de águas na agenda nacional e contribuindo significativamente em processos de formulação de visão e estratégia do sector no quadro dos ODS6.

Os SILUSBAs são sempre um ponto alto na agenda da Aquashare e oportunidades privilegiadas de intercâmbio com os técnicos dos países de expressão portuguesa de todo o mundo numa parceria solidária com as associações irmãs dos vários países. O SILUSBA realizado em Maputo em 2013, bateu todos os recordes de participação nestes eventos.

Assim, soube a Aquashare capitalizar no melhor que o sector tem, o seu potencial humano, e merecer a confiança dos dirigentes do sector e ainda de outras organizações internacionais. Recentemente, a Aquashare facilitou um processo de elaboração de um estudo da reforma do sector face à descentralização, trabalho que serviu de base para o importante projecto em curso de elaboração da Lei do Abastecimento de Água e saneamento para Moçambique. Outro projecto interessante em curso, financiado pelo Conselho de Investigação do Reino dos Países Baixos, e em parceria com a Universidade Tecnológica de Delft, visa promover a abordagem conhecida como Gestão Integrada da Água Urbana, como exemplo do papel que a Aquashare realiza.

Site: www.aquashare.org.mz

 

Promotoras:

Cota Prime Especial:

Cota Prime:

Cota Supreme:

Cota Plus:

Cota apoio:

Apoio organizacional:

Apoio institucional:

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com