Carta de Niterói – III Encontro Nacional de Desastres
Entre os dias 06 e 09 de março de 2023 reuniram-se nas dependências do Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediada na cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro, em torno de 200 pessoas para realizar o III Encontro Nacional de Desastres (END). O III END foi organizado pela Comissão Técnica de Desastres (CTD) da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).
Tendo como tema principal “EVENTOS EXTREMOS E SOCIEDADE SOB A PERSPECTIVA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”, o III END abordou a influência das mudanças climáticas sobre os eventos extremos e seus efeitos na sociedade. O evento contou com 195 inscritos, submissão de 140 trabalhos de alta qualidade apresentados no formato oral e pôster, duas mesas redondas e duas palestras realizadas por pesquisadores de elevada relevância no tema. Além disso, destaca-se a reunião aberta ao público, onde pesquisadores, membros da Proteção e Defesa Civil e representantes da sociedade civil organizada compuseram uma mesa, onde foram fomentadas discussões acerca dos desastres sobre os diferentes pontos de vista.
No primeiro dia do evento, foram realizadas saídas de campo para três diferentes locais afetados por desastres no Estado do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Petrópolis e Nova Friburgo). Em todas as cidades foram visitados os locais afetados por desastres e sistemas de monitoramento e alerta existentes, destacando-se as particularidades geológicas, geográficas, sociais e econômicas de cada lugar. No segundo dia do evento, também foi feito o lançamento do livro “Desastres e Água – Eventos Históricos no Brasil”, tendo como organizadores Franciele Zanandrea, Masato Kobiyama, Gean Paulo Michel, Ayan Santos Fleischmann e Walter Collischonn e a participação de diversos coautores de todas as Regiões do Brasil. O livro é uma iniciativa da CTD e foi publicado pela ABRHidro.
Ficou evidente, a partir das apresentações técnicas e científicas, que o número de desastres naturais e tecnológicos vem crescendo significativamente no Brasil, bem como seus prejuízos, tanto de origem socioeconômica como ambiental.
A partir das discussões realizadas durante as sessões técnicas, apresentações e mesas redondas do III END, destacaram-se as seguintes questões:
Ainda, faz-se importante mencionar a participação bastante relevante de jovens pesquisadores. O evento teve elevada porcentagem de participação de alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, destaca-se que o evento contou com a participação de um aluno de ensino médio, o qual submeteu seu trabalho que foi avaliado, aprovado e apresentado durante a programação. Sem a participação dos jovens pesquisadores, o evento não teria a mesma dinâmica e relevância. Além disso, cabe uma menção especial ao indispensável trabalho da Proteção e Defesa Civil em casos de desastres e destacar a presença de representantes vindos de diversos estados do país no III END.
Além disso, é importante ressaltar que o III END conquistou o Selo Atmosfera, da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo), que representa o compromisso da comissão organizadora em favorecer a equidade de gêneros e raças entre palestrantes, em suas lideranças e falas convidadas, e acessibilidade para pessoas com deficiência. O encontro também recebeu o certificado de Carbono Neutro, em que foi realizada a compensação dos gases do efeito estufa gerados pelo evento a partir do plantio de espécies nativas para recomposição de uma área de mangue no município de Niterói. Também, ressalta-se que durante o evento não foram utilizados itens descartáveis e a comida e bebida oferecida foi vegana, produzida por produtores locais através de agricultura orgânica, visando à mitigação das ações que potencializam a emergência climática e, consequentemente, os desastres.
Finalmente, destaca-se que os quatro dias de evento foram de intenso trabalho e de relevantes discussões, proporcionando debates enriquecedores, além da divulgação de novos trabalhos que representam avanços na gestão e mitigação dos desastres. Espera-se que as discussões forneçam subsídios que favoreçam a adaptabilidade da sociedade às mudanças climáticas e fortaleçam capacidades voltadas à RRD no Brasil. Esta carta, junto com os ANAIS do evento, permanece como registro dos principais aspectos debatidos no III END.
Comissão Organizadora do III END
Download da Carta