III END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro
 

EVENTOS EXTREMOS E SOCIEDADE SOB A PERSPECTIVA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Data:  6 a 9 de março de 2023

Local: Niterói/RJ

 

A ABRHidro, por meio da Comissão Técnica de Desastres (CTD), realizará entre os dias 6 e 9 de março de 2023, na cidade de Niterói/RJ, o III Encontro Nacional de Desastres (END).

Os encontros promovidos pela ABRHidro têm como função a integração de pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores ligados ao tema de recursos hídricos em prol de avanços na ciência e benefícios à sociedade. O número de desastres naturais relacionados à água no Brasil é bastante significativo, afetando milhares de pessoas em todo país. Portanto, a realização do III Encontro Nacional de Desastres tem o objetivo de aumentar as discussões acerca dos desastres sob a perspectiva dos recursos hídricos, possibilitando a divulgação e a troca de conhecimentos sobre o tema. 

Essa edição do evento ocorrerá na cidade de Niterói/RJ, de forma presencial depois de um longo tempo de isolamento devido à pandemia de COVID-19. A região serrana do Rio de Janeiro foi cenário de um dos maiores desastres naturais da história do país em 2011, situação em que inundações e movimentos de massa ocasionaram a morte de mais de 900 pessoas. A mesma região foi afetada novamente no ano de 2022, deixando mais de 230 mortos. No mesmo ano, a região litorânea do Rio de Janeiro também foi afetada, onde o desastre natural causou mais de 20 mortes. A alta frequência de ocorrência de desastres naturais tiram a vida de muitas pessoas, e trazem inúmeros prejuízos sociais e econômicos, representando uma questão alarmante para nossa sociedade.

Esse ano o tema central do END será: “Eventos extremos e sociedade sob a perspectiva das mudanças climáticas”, que buscará abordar a influência das mudanças climáticas sobre os eventos extremos e seus efeitos na sociedade.

Esperamos que esse evento proporcione debates enriquecedores, além da divulgação de novos trabalhos que representem avanços na gestão e mitigação dos desastres. Desejamos ainda que as discussões forneçam subsídios que favoreçam a adaptabilidade às mudanças climáticas e fortaleçam nossas capacidades voltadas à redução de risco de desastres.

Saudações hídricas

 

 

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com