Webinars - Água em pauta
 

ABRHidro estreia série de webinars com especialistas do setor

A ABRHidro lançará a partir de maio uma série de webinars e vídeos com temas abordando a gestão de ecursos hídricos sob diferentes óticas. Especialmente neste momento de pandemia do novo coronavírus e de isolamento social, esta é uma estratégia para manter viva a ciência e difundir o conhecimento de grandes pesquisadores da entidade e do setor. O primeiro a participar é o professor  associado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Guilherme Fernandes Marques. Ele irá abordar o “Plano Emergencial de Ações para o Sistema de Abastecimento de Água rente aos Riscos Oferecidos pelo Coronavírus”, elaborado pelo Instituto. Os novos conteúdos foram anunciados em vídeo por Synara Olendzki Broch, presidente da Associação. Acompanhe a programação em nossas redes sociais. Marques é Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela University of California at Davis (2004), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais.


O Plano Emergencial de ações do IPH


Elemento essencial da prevenção, a água deve estar disponível em boa qualidade para o uso de todos. Garantir o abastecimento e assim minimizar os riscos de contágio da população é o foco do “Plano Emergencial de Ações para o Sistema de Abastecimento de Água frente aos Riscos Oferecidos pelo Coronavírus”. O documento traz um passo a passo de iniciativas para garantir a operação do sistema de abastecimento e a pronta resposta das equipes que atuam no tratamento e na distribuição de água. Ações nas áreas de comunicação, mudanças no quadro funcional, na proteção individual e alterações operacionais, além de considerações financeiras, também são abordadas. Por fim, os autores indicam um diagnóstico inicial para adequar as ações de acordo com as realidades locais. Os detalhes do Plano Emergencial já estão disponíveis no site da ABRHidro e podem ser acessados pelo link.

EQUIPE RESPONSÁVEL Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS • Professor Guilherme Fernandes Marques, PhD • Engenheiro Iporã Possantti, MSc, IPH • Engenheiro Rossano Belladona, MSc, IPH

 

Sucesso de audiência no 1º webinar da Associação

Sob o tema a gestão da água em tempos de crise hídrica e pandemia, o webinar promovido pela ABRHidro no dia 1° de junho abordou o estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS) e a concomitante experiência junto ao governo gaúcho. 

Na ocasião, a Agência Nacional de Águas (ANA) colocou em pauta o impacto na qualidade do fornecimento no País a longo prazo em virtude dos prejuízos gerados pela crise junto aos operadores dos sistemas de distribuição de água. 

O professor Guilherme Fernandes Marques, líder do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do IPH, apresentou um Plano de Ações Emergenciais desenvolvido pelo Núcleo para preservar o serviço de fornecimento de água, aplicado junto à Prefeitura de Porto Alegre (RS) e divulgado para outras companhias do Estado, e detalhou a participação direta no Gabinete de Crise montado pelo governo estadual. “A pandemia nos revelou que, além dos métodos já consolidados de enfrentamento, é fundamental construir um aparato de aprendizado que permita testar e reavaliar indicadores e ações em um processo de Gestão Adaptativa”, afirmou. Ele também destacou a cooperação e o compartilhamento de dados dos diversos agentes dos sistemas. “As pessoas se unem por um objetivo comum. Isso me marcou.” 

Já o engenheiro Carlos Motta Nunes, superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, citou as salas de crise e abordou os 20 anos de experiência na gestão de recursos hídricos do País, destacando a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “A coordenação é fundamental,” afirmou. O engenheiro também tratou do futuro desafio da ANA em estabelecer normas de referência para o saneamento do País. 

Para a presidente da ABRHidro, Synara Olendzki Broch, o primeiro webinar da ABRHidro alcançou seu maior objetivo de mostrar caminhos e apontar soluções com base na ciência. “Durante as crises fica evidenciada a necessidade de unir esforços institucionais, gerenciais, técnicos e científicos para garantir o bem-estar comum.” O webinar teve a mediação do professor Rodrigo Paiva, diretor de Publicações da Associação, e está disponível no YouTube. Assista aqui

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com