Webinars - Água em pauta

JUNHO

I Webinar

ABRHidro estreia série de webinars com especialistas do setor

A ABRHidro lançará a partir de maio uma série de webinars e vídeos com temas abordando a gestão de ecursos hídricos sob diferentes óticas. Especialmente neste momento de pandemia do novo coronavírus e de isolamento social, esta é uma estratégia para manter viva a ciência e difundir o conhecimento de grandes pesquisadores da entidade e do setor. O primeiro a participar é o professor  associado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Guilherme Fernandes Marques. Ele irá abordar o “Plano Emergencial de Ações para o Sistema de Abastecimento de Água rente aos Riscos Oferecidos pelo Coronavírus”, elaborado pelo Instituto. Os novos conteúdos foram anunciados em vídeo por Synara Olendzki Broch, presidente da Associação. Acompanhe a programação em nossas redes sociais. Marques é Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela University of California at Davis (2004), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais.


O Plano Emergencial de ações do IPH


Elemento essencial da prevenção, a água deve estar disponível em boa qualidade para o uso de todos. Garantir o abastecimento e assim minimizar os riscos de contágio da população é o foco do “Plano Emergencial de Ações para o Sistema de Abastecimento de Água frente aos Riscos Oferecidos pelo Coronavírus”. O documento traz um passo a passo de iniciativas para garantir a operação do sistema de abastecimento e a pronta resposta das equipes que atuam no tratamento e na distribuição de água. Ações nas áreas de comunicação, mudanças no quadro funcional, na proteção individual e alterações operacionais, além de considerações financeiras, também são abordadas. Por fim, os autores indicam um diagnóstico inicial para adequar as ações de acordo com as realidades locais. Os detalhes do Plano Emergencial já estão disponíveis no site da ABRHidro e podem ser acessados pelo link.

EQUIPE RESPONSÁVEL Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - UFRGS • Professor Guilherme Fernandes Marques, PhD • Engenheiro Iporã Possantti, MSc, IPH • Engenheiro Rossano Belladona, MSc, IPH

 

Sucesso de audiência no 1º webinar da Associação

Sob o tema a gestão da água em tempos de crise hídrica e pandemia, o webinar promovido pela ABRHidro no dia 1° de junho abordou o estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS) e a concomitante experiência junto ao governo gaúcho. 

Na ocasião, a Agência Nacional de Águas (ANA) colocou em pauta o impacto na qualidade do fornecimento no País a longo prazo em virtude dos prejuízos gerados pela crise junto aos operadores dos sistemas de distribuição de água. 

O professor Guilherme Fernandes Marques, líder do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do IPH, apresentou um Plano de Ações Emergenciais desenvolvido pelo Núcleo para preservar o serviço de fornecimento de água, aplicado junto à Prefeitura de Porto Alegre (RS) e divulgado para outras companhias do Estado, e detalhou a participação direta no Gabinete de Crise montado pelo governo estadual. “A pandemia nos revelou que, além dos métodos já consolidados de enfrentamento, é fundamental construir um aparato de aprendizado que permita testar e reavaliar indicadores e ações em um processo de Gestão Adaptativa”, afirmou. Ele também destacou a cooperação e o compartilhamento de dados dos diversos agentes dos sistemas. “As pessoas se unem por um objetivo comum. Isso me marcou.” 

Já o engenheiro Carlos Motta Nunes, superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, citou as salas de crise e abordou os 20 anos de experiência na gestão de recursos hídricos do País, destacando a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “A coordenação é fundamental,” afirmou. O engenheiro também tratou do futuro desafio da ANA em estabelecer normas de referência para o saneamento do País. 

Para a presidente da ABRHidro, Synara Olendzki Broch, o primeiro webinar da ABRHidro alcançou seu maior objetivo de mostrar caminhos e apontar soluções com base na ciência. “Durante as crises fica evidenciada a necessidade de unir esforços institucionais, gerenciais, técnicos e científicos para garantir o bem-estar comum.” O webinar teve a mediação do professor Rodrigo Paiva, diretor de Publicações da Associação, e está disponível no YouTube. Assista aqui

 

 

 

JULHO

II Webinar

Crises Hídricas no Brasil – Aprendizados e Superação

A ABRHidro promoveu um debate de alto nível técnico marcando a segunda edição do programa Água em Pauta, unindo especialistas convidados para aprofundar o tema da Gestão de Crise Hídrica. Os desafios hídricos atuais, assim como a união dos diversos instrumentos capazes de amenizar o impacto da escassez, contaminação, dificuldades de acesso e disputa pelo uso da água. 

Sob o tema Crises Hídricas no Brasil – Aprendizados e Superação, o evento do dia 6 de julho, no canal do YouTube da entidade, teve a participação de três grandes especialistas em recursos hídricos no País. Sob a mediação de Rosa Formiga, diretora de Regionais da Associação, a Roda iniciou com Jerson Kelman (ex-presidente da ABRHidro, ANA, ANEEL, Sabesp e Light), que traçou um panorama dos últimos 40 anos da gestão da água no Brasil. Ele citou as crises recorrentes entre oferta e demanda, que contribuíram para a criação da Agência Nacional de Águas, da qual foi o primeiro presidente. Mais tarde, em sua gestão à frente da Sabesp, outro aprendizado: gerenciar um volume de oferta correspondente a um quarto da média histórica em São Paulo. “Um dos caminhos foi flexibilizar a distribuição e diminuir as vazões”, apontou. Nesse episódio, reconheceu que a adesão da população foi essencial.

Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Especialistas em crises hídricas discutem soluções para o Brasil Nacional de Águas (ANA) apontou que a gestão de riscos hoje é uma das questões cruciais do setor. “Atualmente temos salas de crise periódicas na Agência”, informou. Ele ponderou ainda sobre a necessidade de se ter um sistema adequado de proteção contra desastres ambientais - citou o caso de Brumadinho-MG - e quanto à poluição em mananciais que afetam a qualidade da água para todos os fins.

Já a experiência no DF foi tratada por Jorge Werneck, diretor da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal). Em uma região com rios de pequeno porte, “é preciso interligar os sistemas, especialmente quando se tem 3 milhões de pessoas em uma área com apenas 60 anos de existência. E mais: com a entrada de 60 mil habitantes a mais todos os anos”, assinalou. Ele destacou algumas medidas adotadas para a gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal como as obras para captação de água no Lago Paranoá e o mapeamento das outorgas e áreas irrigadas. “O DF tem investido em um sistema de gestão, mas ainda sofre diante do uso e ocupação irregular do solo que causam problemas como o esgoto clandestino, presente na maioria das grandes cidades”, reconheceu.

Os três especialistas admitiram que as crises de oferta em várias regiões do País provocaram o avanço das políticas setoriais. “Hoje a ANA tem a responsabilidade de fazer funcionar o Sistema Nacional de Recursos Hídricos”, ponderou Kelman em suas considerações finais. Ainda foram tratados em pouco mais de uma hora de debate temas como a questão das outorgas, as obras de infraestrutura hídrica, a cooperação entre os Estados e a sustentabilidade ambiental, hoje prerrogativa das empresas públicas. Mais de 300 internautas acompanharam o evento, com perguntas encaminhadas pela moderadora.

O projeto Água em Pauta segue mensalmente, sempre na primeira segunda- -feira do mês, às 17 horas. O Água em Pauta foi criado dentro do projeto de digitalização da ABRHidro como uma nova forma de capacitar, informar e inspirar a nossa Comunidade,” destaca a presidente da Associação, Synara Olendzki Broch. 

Transmissão via canal da ABRHidro no Youtube: abrhidro.org.br/youtube

 

 

 

AGOSTO

III Webinar

 

A aprovação do Marco Regulatório do Saneamento junta a gestão dos recursos hídricos com normas e procedimentos ligados à regulação do Saneamento em uma só instituição em âmbito federal, que é a Agência Nacional de Água

 

Competirá aos Estados e aos municípios, em especial aos órgãos gestores e as agências reguladoras estaduais e municipais se adaptarem sob o aspecto Institucional.

Muitas são as discussões sobre o Marco Regulatório em si, já a Abrhidro levará essa Roda de Conversa para outro caminho, que é entendermos como anda a preparação das instituições para absorver tamanhas mudanças.

ÁGUA EM PAUTA, por ABRHidro

Data: 03/08

Horário: 17 horas

Reserve a sua agenda !

LEMBRETES:

- Assista aos outros dois Webinars realizados dentro do projeto Água em Pauta. Link na BIO.

- Os prazos para envio de trabalhos dos 5 eventos que a Abrhidro promove neste ano estão próximos de se encerrar. Envie seu trabalho técnico.

 

 

 

SETEMBRO

IV Webinar

 

O quarto ÁGUA EM PAUTA já se aproxima, será realizado no dia 07/09 entre 17h00 e 18h00 com o tema ÁGUA PÓS PANDEMIA: Mercado, Pessoas e Oportunidade.

E dessa vez, num formato diferente dos anteriores, que muito se aproxima com o programa Roda Viva da TV Cultura

O nosso entrevistado é um dos profissionais da água com maior destaque no cenário internacional, o Dr. Luiz Gabriel Todt de Azevedo, atualmente no IDB Invest, com passagem pelo Banco Mundial, WWF e Construtora Norberto Odebrecht, sempre em cargos de alta direção.

É a sua formação profissional somada a capacidade de reunir e gerir pessoas que sempre lhe deram esse destaque. Para isso, algumas competências individuais foram fundamentais.

Esse ÁGUA EM PAUTA será técnico sim, mas também muito inspiracional.

Para entrevistá-lo, reunimos um time brilhante:

  • Anna Luisa Beserra – Fundadora da Startup Safe Drink Water for All
  • Paula Freitas – Especialista Sênior em Recursos Hídricos, Banco Mundial
  • Paulo Varella – Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó Piranhas Açu

A transmissão será via Youtube da ABRhidro, cujo canal é: www.abrhidro.org.br/youtube

 

 

 

O quarto ÁGUA EM PAUTA já se aproxima, será realizado no dia 07/09 entre 17h00 e 18h00 com o tema ÁGUA PÓS PANDEMIA: Mercado, Pessoas e Oportunidade.

E dessa vez, num formato diferente dos anteriores, que muito se aproxima com o programa Roda Viva da TV Cultura

O nosso entrevistado é um dos profissionais da água com maior destaque no cenário internacional, o Dr. Luiz Gabriel Todt de Azevedo, atualmente no IDB Invest, com passagem pelo Banco Mundial, WWF e Construtora Norberto Odebrecht, sempre em cargos de alta direção.

É a sua formação profissional somada a capacidade de reunir e gerir pessoas que sempre lhe deram esse destaque. Para isso, algumas competências individuais foram fundamentais.

Esse ÁGUA EM PAUTA será técnico sim, mas também muito inspiracional.

Para entrevistá-lo, reunimos um time brilhante:

  • Anna Luisa Beserra – Fundadora da Startup Safe Drink Water for All
  • Paula Freitas – Especialista Sênior em Recursos Hídricos, Banco Mundial
  • Paulo Varella – Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó Piranhas Açu

A transmissão será via Youtube da ABRhidro, cujo canal é: www.abrhidro.org.br/youtube

 

 

 

V Webinar

 

WEBINAR NO DIA 14/09 É APRESENTADO PELA COMISSÃO TÉCNICA DE HIDROLOGIA SUBTERRÂNEA

 

A Comissão Técnica de Hidrologia Subterrânea da Associação Brasileira de Recursos Hídricos tem a satisfação de convidar a todos para participar do WEBINAR Utilização de Dados de Satélite GRACE no Monitoramento e Previsão Sazonal da Variabilidade de Águas Subterrâneas.

 

Será realizado às 17h00 do dia 14/09 e contará com as seguintes participações:

Palestrante:

Dr. Augusto Getirana – NASA / SAIC

Moderador:

Prof. Dr. Otto Corrêa Rotunno Filho – COPPE / UFRJ

Debatedores:

Dra. Ligia Maria Nascimento de Araujo – COPPE / UFRJ

Dr. Daniel Medeiros Moreira – CPRM

Este trabalho avalia o impacto da assimilação de dados da missão Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE) no monitoramento e na inicialização da previsão hidrológica sazonal, com foco no armazenamento de água subterrânea.

O Dr. Augusto Getirana é Pesquisador Científico Principal junto ao Laboratório de Ciências Hidrológicas do Centro de Voos Espaciais da NASA. Obteve seu doutorado pela UFRJ e Universidade de Toulouse III em 2009 e, em seus 17 anos de experiência como hidrólogo, publicou cerca de 60 artigos em periódicos indexados em colaboração com inúmeras instituições no mundo. Dr. Getirana tem vasta experiência na idealização e liderança de projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoramento e previsão de eventos hidrólogos extremos no Brasil, E.U.A., África, Oriente Médio e Ásia. É o desenvolvedor do modelo hidrodinâmico global HyMAP e co-inventor da plataforma de modelagem Land Information System (LIS), da NASA.

A transmissão acontecerá via Youtube da ABRhidro.

 

 

 

OUTUBRO

VI Webinar

A ABRhidro completou 43 anos no último dia 01/10.

Realizaremos hoje, dia 05/10 às 17 horas, um ÁGUA EM PAUTA muito especial,
onde trazemos como palestrante o Prof. Dr. Carlos Tucci, Ex-Presidente da Associação, para falar do tema ÁGUAS URBANAS: Gestão, Impactos e Visão de Futuro.Para debater convidamos outro Ex-Presidente, o Prof. Dr. Vladimir Caramori
e para moderar o Prof. Dr. Fernando Dornelles, Coordenador do XIII ENAU,
evento que abre nossa agenda de eventos em 2020.

MODERADOR
Fernando Dornelles
· Eng. Civil e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS
· Professor Adjunto do Departamento de Hidromecânica e Hidrologia do IPH/UFRGS· Atua como professor desde 2012 ministrando aulas para o Curso Técnico em Hidrologia na graduação para Engenharias Civil, Ambiental e Hídrica e Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

 

· Ministra disciplinas Gernanciamento da Drenagem Urbana, Hidrometria e Instrumentação.

· Tem atuado no desenvolvimento de Planos Diretores Municipais de Drenagem Urbana e em estudos de hidrologia, em especial com inundações ribeirinhas.

PALESTRANTE
Dr. Carlos E M TucciEngenheiro Civil e MSc em Engenharia de Recurso Hídricos pela UFRGS, PhD Colorado State University, USA; professor titular aposentado do IPH/UFRGS, proprietário e diretor da Rhama Consultoria Ambiental; Consultor de empresas nacionais e internacionais como Vale, Itaipu Binacional, Banco Mundial, BID, entre outros; atua em Hidrologia, Recursos Hídricos, Águas Urbanas, Modelagem de processos hidrológicos e ambientais de sistemas hídricos e urbanos; Publicou > 500 artigos e cerca de 15.000 citações no Google Acadêmico. Prêmios Nacionais e Internacionais, destacando O International Hydrology Prize dado pela IAHS, Unesco e OMM em 2011.
DEBATEDOR
Vladimir Caramori Borges de Souza · Engenheiro Civil (UFMG, 1997)

 

· Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS, 2002)

· Pós-doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos – USP (2013)

· Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH (2016-2017)

·   Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com atuação nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental

· Professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da UFAL

· Diretor do Centro de Tecnologia da UFAL

· Coordenador adjunto dos Programas Acadêmicos CAPES – Engenharias 1 (2019-2022)

· Membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas

 

 

 

VII Webinar

 

ÁGUA EM PAUTA VAI TRATAR DA CRISE HÍDRICA DO PANTANAL

O Rio Paraguai é oitavo maior em curso de água da América do Sul e vem passando pela pior seca dos últimos 50 anos.

Essa situação agravou o avanço do fogo, no período de estiagem, que já queimou cerca de 27% do Pantanal desde janeiro deste ano.

As soluções de curto, médio e longo prazo sobre esse importante bioma, que é o Pantanal, serão os assuntos tratados no próximo ÁGUA EM PAUTA por ABRhidro, que se realiza na segunda-feira, dia 26/10 às 17h00 com transmissão via: www.abrhidro.org.br/youtube 

 

 

 

NOVEMBRO

VIII Webinar

 

 

 

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com