CT Segurança de Barragens

Eventos

Ao longo do ano de 2016 foram realizadas 10 oficinas regionais, em diversos Estados brasileiros, com ampla participação da comunidade técnica. As oficinas foram organizadas conforme metodologia de gestão participativa - mobilização social. O desenvolvimento aconteceu em quatro momentos: o primeiro, o processo de programação da Oficina Revisando a Segurança de Barragens; no segundo a mobilização social para conhecer os líderes como pontos focais que se motivasse a liderar o processo nos seus estados, no terceiro momento a participação social da comunidade técnica para destacar as principais dificuldades encontradas com o cumprimento das resoluções dos órgãos fiscalizadores e a coleta de contribuições para o aprimoramento da Lei e dos seus regulamentos, e por fim, análise e compilação dos relatos gerados nas dez oficinas regionais em um documento único encaminho ao Legislativo e ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Os diversos documentos de referência para as discussões, as sínteses e resultados estão divulgados  no sítio: http://www.abrh.org.br/oficinaPNSB/

 

Proposta de organização de eventos técnico-científicos

- Organização de webinar Água em Pauta – webinar a ser realizado em plataforma virtual da ABRhidro, com duração de 1 hora, contando com a presença de 2 debatedores (a serem definidos em comum acordo entre os coordenadores e a Diretoria da ABRhidro) e um moderador (que poderá ser a presidente da ABRhidro ou uma das coordenadoras desta CT).

- Organização de uma Mesa Redonda no XXIV SBRH que se realizará em novembro de 2021 (proposta encaminhada à Comissão Organizadora do evento. Titulo provisório: Comparativo internacional entre legislações de segurança de barragens).

- Organização de um SUMMIT no  XXIV SBRH que se realizará em novembro de 2021. Neste evento se pretende abordar principalmente os aspectos da Segurança de Barragens relacionados à “criminalização dos reservatórios e o impacto sobre a geração de hidroenergia”.  Previamente propõe-se a participação de três debatedores, sendo um da área federal, um técnico altamente preparado no tema reservação e um profissional da área socioambiental. Duração prevista de 4 horas.

 

Proposta de atividade durante o SBRH 

- Organização de Mesa Redonda no XXIV SBRH que se realizará em novembro de 2021 (proposta encaminhada à Comissão Organizadora do evento. Título provisório: Comparativo internacional entre legislações de segurança de barragens).

- Organização de um SUMMIT no XXIV SBRH que se realizará em novembro de 2021. Neste evento se pretende abordar principalmente os aspectos da Segurança de Barragens relacionados à “criminalização dos reservatórios e o impacto sobre a geração de hidroenergia”.  Previamente propõe-se a participação de três debatedores, sendo um da área federal, um técnico altamente preparado no tema reservação e um profissional da área socioambiental. Duração prevista de 4 horas.

- Organização de reunião presencial/virtual durante o XXIV SBRH da Comissão Técnica para deliberar sobre atividades realizadas e planejamento da atuação para os próximos 2 anos.

 

Proposta de outras atividades

- Participação em fóruns de discussão que tratam de temas relacionados a esta CT.

- Participação da Câmara Técnica de Segurança de Barragens - CTSB do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH

- Participação em Grupos de Trabalho sobre Segurança de Barragens existentes e outros que venham a se instalar.

- Participação em eventos organizados por associações congêneres (ANA, MDR, ABRAGE, CBDB, etc.).

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com