CT Hidrologia Subterrânea

Eventos

  • Organização de mini-curso “Hands-on modeling of Water flow and contaminant transport in soils and groundwater” – Dr. Martinus Th. Van Genuchten – COPPE/UFRJ – 8 e 9 de agosto de 2006 ; Apoio e Colaboração: Professores Renato Cotta e Cláudio Mahler (COPPE/UFRJ)
  • Organização de evento  conduzido pela ABRH e pela IAHS sobre Sensoriamento Remoto (6 e 8 de novembro de 2006), com apoio da Comissão de Hidrologia Subterrânea. Essa atividade representa o esforço de mostrar que diferentes áreas do conhecimento guardam intrinsecamente relação próxima com o escoamento em meios porosos. As informações de satélite são hoje fundamentais para o desenvolvimento de estudos, seja em hidrologia superficial seja em hidrologia subterrânea.
  • Organização de mesa-redonda sobre hidrologia subterrânea no II Simpósio de Recursos Hídricos Sul-Sudeste (ABRH-RJ – 12 a 17 de outubro de 2008) – “Modelagem, contaminação, remediação e avaliação de risco” - Coordenação: Otto Corrêa Rotunno Filho Palestrantes: Prof. Manoel de Melo Maia Nobre (UFAL) e Dr. Martinus Th. Van Genuchten (USDA; Prof. Visitante COPPE/UFRJ)

Algumas atividades de abrangência local – mais recentes

  • Organização de Oficina  sobre Segurança de Barragens  em 2016 – Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro  Apoio: Programa de Engenharia Civil  - COPPE/UFRJ
  • Organização do Encontro “Quando o Ar e a Água se encontram” em 2017, 2018 e em 2019 – Local e Apoio: Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Organização de palestras  diversas em 2019 – Local:Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LABH2O) – PEC-COPPE /UFRJ

Proposta de organização de eventos técnico-científicos

Promoção da reunião da Comissão Técnica de Hidrologia Subterrânea no ãmbito do XXIII Simpósio Brasieiro de Recursos Hídricos em Foz do Iguaçu (2019)

Participação do XXIII Simpósio de Recursos Hídricos em Foz do Iguaçu (2019), incluindo participação e mediação da mesa-redonda “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos” no evento e proposição de Sessão Especial na área temática “Variabilidade, Tendências e Previsibilidade Hidroclimática” e revisão de artigos científicos para o evento.

Promoção do V Webinar intitulado “Utilização de Dados de Satélite GRACE no Monitoramento e Previsão Sazonal da Variabilidade de Águas Subterrâneas” no âmbito do Programa Água em Pauta da ABRhidro.

Palestrante: Dr. Augusto Getirana – NASA/SAIC (augusto.getirana@nasa.gov)

Debatedores: Dra. Ligia Maria Nascimento de Araujo (Servidora aposentada da Agência Nacional de Águas e Colaboradora do Programa de Engenharia Civil - COPPE/UFRJ) (ligiamna@gmail.com) e Dr. Daniel Medeiros Moreira (CPRM – Serviço Geológico do Brasil) (daniel.moreira@cprm.gov.br)

Moderador: Prof. Otto Corrêa  Rotunno Filho (Programa de Engenharia Civil – COPPE/UFRJ) (otto@coc.ufrj.br)

Proposta de Sessão Especial Hidrologia Subterrânea – Modelagem e Monitoramento, Contaminação, Remediação e Avaliação de Risco  (Groundwater Hydrology, Modeling and Monitoring, Contamination, Remediation and Risk Analysis).

I Encontro Nacional de Hidrologia Subterrânea, CPRM, Rio de Janeiro, possivelmente na segunda quinzena de junho de 2022, UFRJ e CPRM, 2 ou 3 dias – mesas redondas e sessões orais  (com publicação de Anais do Encontro).

 

 

Proposta de atividade durante o SBRH 

Sessão Especial Hidrologia Subterrânea – Modelagem e Monitoramento, Contaminação, Remediação e Avaliação de Risco  (Groundwater Hydrology, Modeling and Monitoring, Contamination, Remediation and Risk Analysis).

Organização e Mediação de 1 conferências e 2 mesas-redondas para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em Belo Horizonte- MG (2021) na temática de Hidrologia Subterrânea.

Organização e mediação de mesa redonda BRICS Water Resources and Pollution Treatment.

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com