CT Engenharia de Sedimentos e Hidrometria
 

O conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o abastecimento público de água, a agricultura, a geração de energia hidrelétrica, a navegação e o turismo, dentre outras atividades.

Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental. Isto é, dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas). Isso revela o caráter multidisciplinar da hidrossedimentologia (hidrologia, engenharia, química, biologia, geologia, agronomia, saneamento, matemática, física etc.).

 

A área de Engenharia de Sedimentos é estratégica para o desenvolvimento do País, uma vez que trata de temas como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, bem como as interações entre as suas características e a qualidade da água. A Comissão de Engenharia de Sedimentos atua organizando simpósios, cursos, palestras e publicações setoriais. Entre as suas atividades, destaca-se a organização do Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES), que teve sua primeira edição realizada em 1991.

 

 

 
A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com