TEMA CENTRAL: 

O Nordeste Brasileiro na visão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Há 28 anos foi realizado em Recife, Pernambuco, o I Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Em 2020 Pernambuco sediará a 15ª edição do Simpósio, consagrado no calendário de eventos técnicos do país. O evento ocorrerá na cidade de Caruaru entre os dias 22 e 25 de novembro, no Centro de Convenções do SENAC.

Caruaru é uma cidade emblemática para sediar o XV SRHNE. Situada no coração do Agreste Pernambucano, é uma cidade moderna com mais de 360 mil habitantes, a 3ª mais populosa do interior do Nordeste. Sua população e economia pujante baseada no comércio e turismo sofrem há décadas pela dificuldade de abastecimento de água, assim como a vizinha Campina Grande, situada a 120km, que no presente já recebe água transferida do rio São Francisco. Esse e muitos outros temas relacionados aos recursos hídricos serão debatidos no Simpósio.

A cidade tem muito a mostrar aos seus visitantes. Alguns marcos são a internacionalmente conhecida feira livre, citada como a maior do mundo, na qual, conforme o cancioneiro popular, de tudo que há no mundo tem na feira de Caruaru. A região composta por Caruaru e cidades vizinhas é o 2º maior polo produtor de jeans do Brasil e atrai milhares de compradores para a venda de confecções na denominada Feira da Sulanca às segundas-feiras, com produtos ofertados também na imensa rede de lojas e centros comerciais. 

A riqueza cultural é notável. Seu artesanato a partir da cerâmica trouxe à cidade a denominação de Capital da Arte Figurativa das Américas. As peças criadas com arte pelo Mestre Vitalino e seus seguidores podem ser adquiridas a preços baixos no Distrito do Alto do Moura, onde o Mestre nasceu e nas feiras e centros de compra. Outra riqueza cultural da cidade é o Forró, expressão musical que marca todo o Nordeste do Brasil e tem em Caruaru um dos seus principais centros de divulgação. 

Em Caruaru estão presentes cinco universidades, entre elas o Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, principal organizador do Simpósio. Considerando os Institutos Federais de Educação e escolas técnicas das cidades próximas, assim como a proximidade das universidades localizadas na Paraíba, Alagoas e mesmo aquelas um pouco mais distantes nos demais estados, todos conectados a Caruaru por rodovias e aeroportos próximos, potencializarão a presença de professores, estudantes, pesquisadores e técnicos como participantes do XV SRHNE.

Sendo uma cidade acostumada a receber visitantes, Caruaru dispõe de boa estrutura hoteleira com preços accessíveis para receber os congressistas. O Centro de Convenções do SENAC está agregado a um complexo composto por Shopping Center, Universidade e hotel para facilitar a mobilidade e integração dos participantes.

Sejam todos bem-vindos a Caruaru!

Atenciosamente,


Synara Broch
Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (gestão 2020-2021)

 

 

Promoção