XVI ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas

 

HISTÓRICO DO EVENTO - ENAU

 

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) tem atuado nas áreas afeitas a águas urbanas por meio de diferentes iniciativas:

  • Publicações de livros técnicos;
  • Inserção do tema em seus eventos de abrangência nacional e regional;
  • Publicação de manifestos que buscam valorizar a questão, desenvolver conceitos, elaborar proposições de ação. (www.abrhidro.org.br).

A ABRHidro mantém a Comissão Técnica de Águas Urbanas (CT-AU) há mais de 25 anos. A CT-AU é encarregada de desenvolver e coordenar, na entidade, as atividades no âmbito das águas urbanas. Inicialmente criada no domínio de Hidrologia Urbana, avançou na conceituação mais ampla das questões e problemas afeitos às águas em meio urbano traduzindo-os em sua própria denominação “águas urbanas”.

Uma das principais atividades da CT-AU tem sido a organização e promoção do Encontro Nacional de Águas Urbanas, com periodicidade bianual, encontrando-se, atualmente, na sua décima quarta edição. Esses eventos, em cada edição organizados em cidades distintas, têm se destacado pelo número de participantes, pela publicação de anais de trabalhos apresentados e pela edição de livros.

Sobre os eventos realizados:

  • III ENAU (1996): organizado em Curitiba, resultou no livro intitulado ”Drenagem Urbana: gerenciamento, simulação e controle”, tendo por editores os professores Benedito Braga, Carlos Tucci e Marcos Tozzi (ABRH, 1998).
  • IV ENAU (1999): organizado simultaneamente ao XIII Simpósio Brasileiro da ABRH, em Belo Horizonte, em 1999, tendo contado com a participação de pesquisadores e técnicos brasileiros e acadêmicos estrangeiros de reputação internacional na área, como os Prof. Brian Ellis (Middelsex University – UK) e Bernard Chocat (INSA – Lyon, França).
  • V ENAU (2001): organizado em Porto Alegre, em 2001, teve abrangência internacional, com participação de pesquisadores e técnicos do Mercosul, tendo recebido 55 artigos e contado com 173 participantes.
  • VI ENAU (2005) foi realizado em Belo Horizonte no período de 18 a 20 de maio. Foram submetidos 83 trabalhos, com aprovação para apresentação de 74, com representação de 17 estados da federação, demonstrando a sua grande abrangência e importância no cenário nacional. Dentre os cerca de 150 participantes, destaca-se a importante presença de estudantes de pós-graduação e de técnicos associados às instituições públicas responsáveis pela gestão das águas urbanas.
  • VIII ENAU (2008): O oitavo evento foi realizado simultaneamente com o VI Encontro Franco-Brasileiro em Hidrologia Urbana, no ano de 2008, na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de Jean Claude Deutsch do Eurydice, Bernard de Gouvello, Cécile Blatrix e de José Frederic Deroubaix, ambos do CEREVE da École Nationale des Ponts et Chaussées, França.
  • 12 ICUD (2011): a Comissão Técnica de Águas Urbanas organizou em Porto Alegre o 12 ICUD (International Conference on Urban Drainage), o evento contou com 384 participantes inscritos de 34 países, totalizando mais de 350 trabalhos publicados nos anais do evento.
  • IX ENAU (2012): em Belo Horizonte, na Escola de Engenharia da UFMG, contando com 153 participantes, incluindo pesquisadores, estudantes de graduação e pós graduação e gestores municipais, de diversas instituições de quinze estados da federação, além de três participantes franceses. Foram 104 trabalhos submetidos, 83 aprovados e 67 apresentados (sessão oral). Houveram 12 palestras, 3 mesas redondas com 7 palestras, um mini-curso e uma visita técnica. Em termos de atividades sociais, houve um coquetel de abertura e em jantar de encerramento. A coordenação geral foi responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais, a cargo do prof. Márcio Baptista e da prof. Priscilla Moura.
  • X ENAU (2014): organizado em São Paulo em conjunto com a International Conference on Flood Management (ICFM6). A coordenação da organização do evento foi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do IPH e ficou a cargo do prof. Cristiano Poleto. O evento contou com mais de 100 participantes, com 140 apresentações orais em sessões técnicas com apresentações de posters, 6 palestras, além de atividades de confraternização. Os melhores artigos foram selecionados e um livro intitulado “Águas Urbanas” foi editado.
  • XI ENAU(2017): acabou não ocorrendo em ano par, sendo realizado em 2017 nos dia 5, 6 e 7 de julho na cidade de Belo Horizonte/MG, onde foram apresentados 87 trabalhos na sessão técnica oral e posteriormente na de pôsteres.
  • XII ENAU (2018):  ocorreu em conjunto com XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE entre os dias 20 a 24 de novembro de 2018 na cidade de Maceió/AL, onde foram apresentados 50 trabalhos nas sessões orais e 77 trabalhos nas sessões de pôsteres.
  • XIII ENAU (2020): o evento iria ocorrer e Porto Alegre, porém com a crise sanitária da pandemia provocada pelo COVID 19, o evento ocorreu de modo virtual. Participaram do evento cerca de 196 pessoas, dos quais 120 era estudantes. Houve a realização do coffee break virtual a fim de possibilitar maior interação entre os presentes. Houveram 2 mesa-redondas com três palestras cada, com renomados pesquisadores relacionados com águas urbanas. Foram apresentados 63 trabalhos.
  • XIV (2022): o evento ocorreu em Brasília dentro da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em setembro de 2022 com o  temaRegulação, ciência, inovação para drenagem sustentável” a fim de discutir a regulação dos serviços de dreanagem e manejo de águas pluviais frente ao novo marco legal (Lei 14.026/2020). Contou com a partipação presencial de 120 pessoas e foi disponibilizado a transmissão ao vivo do evento via plataforma da ABRHidro, totalizando 262 inscritos. O evento contou com 2 palestras e 2 Mesas-redondas. Houveram 2 visitas técnicas, uma ao Aterro Sanitário de Brasília e outra a duas bacias de detenção do Distrito Federal. Ao todo foram apresentados 90 trabalhos, em formato pôster ou oral.
  • XV (2024): foi realizado em Recife/PE, executado pela Universidade Federal de Pernambuco, em setembro de 2024. O evento ocorreu de forma presencial, com uma mesa redonda transmitida ao vivo, com participação de atores do Rio Grande do Sul para tratar da crise gerada pelas inundações ocorridas em maio de 2024 no estado. Tais participantes não puderam participar presencialmente do evento por questões logísticas ainda relacionadas ao desastre. Esta edição do ENAU teve como tema a “Sustentabilidade e Resiliência – manejo das águas urbanas no contexto de eventos extremos”. O evento contou com 4 Mesas-redondas e 6 Visitas técnicas, com destaque aos Sistemas de Jardins Filtrantes, Parque Alagável e Catamarã pelo Rio Capibaribe. O evento contou com mais de 270 participantes.

 

HISTÓRICO DO EVENTO - SRRU

  • I SRRU (2015): O evento foi palco de apresentações e debates relacionados à revitalização de rios em áreas urbanas, reunindo especialistas da área de todo o país, a fim de ampliar o debate sobre os principais desafios envolvidos no processo de revitalização. O evento articulou-se com o projeto em andamento na época "Revitalização da Bacia do Jaguaré" financiado pela FEHIDRO e coordenado pela Associação Águas Claras do Rio Pinheiros. Através da oficina de projeto que trabalhou com a bacia do Jaguaré, contribui-se para o desenvolvimento das metodologias de revitalização a serem aplicadas na bacia. O evento recebeu 132 participantes de diversas localidades (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, EUA, Alemanha, Equador e Peru).
  • II SRRU (2017): O evento na sua segunda edição teve como slogan a frase "Rio bom, rio limpo!", recebendo palestras técnicas que se agruparam em 3 mesas redondas, cujos temas foram: 1) Ordenamento territorial e planejamento urbano; 2) Controle de cargas poluentes, controle hidrológico e técnicas de recuperação ambiental; e 3) Exemplos de projetos. Foi escolhida como área de trabalho da oficina do evento a bacia do córrego Jacarezinho, afluente do córrego Jaguaré, sendo realizada uma visita à área de estudo para contextualizar os participantes dos problemas existentes na bacia e nortear as soluções propostas. O evento contou com um público de 178 participantes e atingiu seu propósito de difusão do conhecimento sobre a temática revitalização de rios urbanos, recebendo participantes de diversas localidades (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, França, Alemanha, Equador e Peru). 
  • III SRRU (2020): pela primeira vez o evento foi realizado de maneira vitual juntamente com o ENAU. O evento teve a palestra magna com a professora . Também foi realizada uma oficina sobre o Rio Guaíba. Além disso, o evento contou com a participação de 13 trabalhos apresentados. Houve uma mesa redonda com participação de pesquisadores do Equador, Chile e Brasil sobre Projeto e Execução de Revitalização de Rios Urbanos. Foi possivel a realização da Oficina de modo virtual, onde o foi estudado a Bacia do Rio Arroio Diluvio.
  • IV SRRU (2022): o evento ocorreu em Brasília-DF dentro da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico com o tema "Caminho das águas em cidades: reintegrar para valorizar". Foi realizado a Oficina com o tema "Arniqueiras", cidade ocupada irregularmente no Distrito Federal. Foram realizadas duas palestras e 1 mesa-redonda, além da Oficina. Foram 4 trabalhos apresentados no IV SRRU.
  • V SRRU (2024): o evento ocorreu em Recife/PE, executado pela Universidade Federal de Pernambuco, em setembro de 2024, sendo realizado simultaneamente ao ENAU. Essa edição contou com o envio de trabalhos temáticos em 7 linhas relaciondas com a revitalização de rios, com um total de 13 trabalhos enviados. Foi realizado 1 palestra, 1 mesa redonda e a tradicional Oficina de Revitalização. 

 

 

Contato: enau@abrhidro.org.br

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com