XIV ENAU e IV SRRU
 

 

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA ENAU/SRRU

 

Prezados colegas,

Uma nova edição do Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) aproxima-se. Mantendo formato híbrido, o evento terá como sede presencial a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília – DF, permitindo ainda seu completo acompanhamento virtual.

No traçado urbano, rios e águas pluviais dividem espaços e caminhos com mais de 84% da população brasileira, alcançando cerca de 179 milhões de brasileiros. Dessa interação, surge a drenagem urbana, sempre evoluindo e inovando, seguindo e acompanhando avanços da ciência, da tecnologia e das organizações sociais e econômicas que resultam em diferentes formas de ocupação dos espaços urbanos. Para gerir os serviços de drenagem e melhor atender aos anseios intergeracionais protegidos pelo paradigma de sustentabilidade e garantir ambientes urbanos saudáveis e ecologicamente equilibrados, espera-se que a regulação dos serviços de drenagem proporcione condições para tal.

Por meio do tema “Regulação, ciência, inovação para drenagem sustentável” , o XIV ENAU convida toda a comunidade técnica e científica para refletir e apresentar contribuições para o delineamento da regulação de referência da drenagem no Brasil e para fomentar as melhorias necessárias na gestão das águas urbanas como um todo. Estrategicamente localizada no centro do país e acolhendo uma população de mais de 3 milhões de habitantes, a metrópole planejada Brasília é laboratório a céu aberto para tratamento e enfrentamento de muitos dos desafios da gestão de águas urbanas.

Abraçando a missão que lhe foi atribuída em 2020 por meio da Lei 14.026, a ANA abre suas portas ao XIV ENAU e seus convidados na intenção de promover um debate qualificado que possa subsidiar a regulação de referência dos serviços de drenagem no país e promover a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras. Faça parte dessa construção, traga sua contribuição. O evento será realizado juntamente com o Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos (SRRU), com o tema: "Caminho das águas em cidades: reintegrar para valorizar" reafirmando a sinergia benéfica entre os assuntos.

Traga suas ideias e seus trabalhos para o XIV ENAU, contamos com sua participação!

Comissão Organizadora do XIV Encontro Nacional de Águas Urbanas e IV Simposio de Revitalização de Rios Urbanos.

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com