Regional Sudeste
 

Para o mandato 2022-2023, a regional Sudeste está sob coordenação de Celso Bandeira de Melo Ribeiro, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais, associado da ABRHidro desde 1999, e do professor Otto Corrêa Rotunno Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, associado da ABRHidro desde 1978, respectivamente coordenador e coordenador adjunto.

A região sudeste caracteriza-se pela presença das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, bem como concentra grande parte da população brasileira, sendo responsável por grande parte do produto interno bruto (PIB) nacional. A região possui as nascentes de importantes bacias hidrográficas (rio São Francisco, rio Grande – afluente do rio Paraná) e abrange integralmente outras, como as bacias do rio Paraíba do Sul, do rio Doce e do rio Jequitinhonha. Nesse sentido, a região sudeste revela-se como um grande desafio para a gestão dos recursos hídricos, com impacto nos níveis local, regional e nacional, não só por ser origem de rios de grande porte, mas por compor o importante subsistema  centro-oeste/sudeste  do  setor  elétrico  nacional  e  por  estar  sujeita  a interações hidrológicas, atmosféricas e hidroclimáticas com a bacia Amazônica.

São algumas das propostas da coordenação da regional Sudeste apoiar e trabalhar junto à Comissão Organizadora do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul; organizar Seminários Online sobre temas e desafios atuais da gestão  dos  recursos  hídricos; atuar junto às atividades dos Comitês de Bacias, procurando integrar as ações de gestão com as vertentes de pesquisa de Universidades de Centros de Pesquisa.

 

 
A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com