IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul
 

 

É com enorme satisfação que estamos organizando o próximo Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Nós, do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com sede em Campos dos Goytacazes, recebemos com honra este desafio de dar continuidade a um evento como este de suma importância no âmbito da gestão de recursos hídricos e em toda comunidade acadêmica, especialmente, em toda região por onde o Rio Paraíba do Sul transcorre. Ao longo das tratativas de organização, fomos ganhando parceiros importantes que estão tornando esse sonho possível.

Aproximadamente 14 milhões de pessoas, incluindo os 8,7 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro, se abastecem das águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Esta Bacia Hidrográfica se destaca pelos inúmeros e frequentes conflitos sobre o uso de suas águas e pelo desvio delas para a Bacia do rio Guandu, com a finalidade de gerar energia e abastecer a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.  Além disso ainda está em tratativa a possibilidade de novas transposições. 

A significativa extensão desta bacia somada a todos estes desafios mostra que a eficiente gestão dos recursos hídricos neste contexto não é uma tarefa fácil. Precisamos, todos nós que integramos o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, estar alinhados e buscar JUNTOS as melhores formas de mediar os conflitos e evitar problemas relacionados à disponibilidade de água. 

Este evento se propõe a instaurar um espaço para novas ideias e descobertas, seja através das mesas de debates, das palestras, visitas técnicas e, principalmente, dos trabalhos científicos inscritos. Queremos terminar o evento com material para iniciarmos novas linhas de discussões e frentes de trabalhos, que surgirão a partir das experiências compartilhadas.  

É certo que o Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul será o palco da consolidação de uma gestão cada vez mais participativa, criando um ambiente para a inspiração de novas atitudes regadas pelo conhecimento. Entrará para a história e você pode fazer parte disso. Participe!! 

Comissão Organizadora

 

 

 

 

 

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com