IV END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro

CIDADES RESILIENTES FRENTE AOS EVENTOS EXTREMOS ASSOCIADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Data: 8 a 11 de outubro de 2024

Local: Curitiba/PR

 

A ABRHidro, por meio da Comissão Técnica de Desastres (CTD), realizará na cidade de Curitiba/PR, no período de 8 a 11 de outubro de 2024, o IV Encontro Nacional de Desastres (END).

Os encontros nacionais promovidos pela ABRHidro têm como função a integração de pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores ligados ao tema de recursos hídricos em prol de avanços na ciência e tecnologia e benefícios à sociedade. O número de desastres naturais e tecnológicos relacionados à água no Brasil vem crescendo significativamente, afetando milhares de pessoas em todo o país. Portanto, a realização do IV END tem o objetivo de promover as discussões acerca dos desastres sob a perspectiva dos recursos hídricos, possibilitando a divulgação e a troca de conhecimentos sobre o tema. 

Essa edição do evento ocorrerá na cidade de Curitiba/PR, reconhecida mundialmente como “cidade ecológica”, e, naturalmente, será uma excelente oportunidade de pensar e repensar a gestão integrada de recursos hídricos, ecossistemas, bacias hidrográficas e desastres. Nos últimos anos, os fenômenos El Niño e La Niña vêm alterando seu padrão no contexto das mudanças climáticas. Paralelamente, as cidades também vêm se tornando cada vez mais complexas, aumentando sua vulnerabilidade, principalmente no Sul Global. Portanto, urgentemente, necessita-se buscar formas científicas e práticas para a sociedade se tornar mais resiliente face às mudanças climáticas.

Neste ano, o tema central do END será: “Cidades resilientes frente aos eventos extremos associados às mudanças climáticas”, que buscará abordar a influência das mudanças climáticas sobre os eventos extremos e ações necessárias para que as cidades se tornem mais resilientes.

Esperamos que esse evento proporcione debates enriquecedores, além da divulgação de novos trabalhos que representem avanços na gestão e mitigação dos desastres. Desejamos ainda que as discussões forneçam subsídios que favoreçam a adaptação e mitigação às mudanças climáticas e fortaleçam nossas capacidades voltadas à redução de risco de desastres.

Saudações hídricas

 

 

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com