
Apresentação
A realização do III FLUHIDROS - Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica e XVII ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos tem como objetivo promover intercâmbio de ideias, experiências, conhecimentos, tecnologias e informações entre profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, visando aprimoramentos da gestão de recursos hídricos e avanços do conhecimento técnico e científico, além de proporcionar a cooperação entre instituições e organizações públicas e privadas, nacionais e latino-americanas. A excelente adesão e aceitação da segunda edição do FluHidros, somadas ao peso histórico do ENES, com mais de dezesseis edições realizadas, motiva a ampliação da participação das várias comissões técnicas da ABRHidro.
A escolha de Niterói como sede do terceiro evento traz o reconhecimento da cidade como um importante exemplo inserido nas temáticas do evento, uma vez que possui ambientes costeiros e lagunares, atividade portuária, rios e bacias hidrográficas importantes para a vida da cidade, bem como aspectos relevantes na área de saneamento.
Nesse ambiente e com a participação de profissionais locais e de todo país, será realizada a terceira edição do FLuHidros e 17ª edição do ENES no período de 24 e 28 de agosto de 2026, com a expectativa de participação presencial de mais de 300 representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários que se debruçarão em debates sobre as questões contemporâneas do setor.
O evento contará com a apresentações em salão único, para toda a plateia do simpósio, onde serão realizadas apresentações de trabalhos técnicos, mesas-redondas e palestras com expoentes do setor. Também haverá a apresentação de produtos e serviços das empresas parceiras em um hall de eventos.
Objetivo geral
O objetivo do evento é promover intercâmbio de ideias, experiências, conhecimentos, tecnologias e informações entre profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, visando aprimoramentos da gestão de recursos hídricos e avanços do conhecimento técnico e científico, deve ainda proporcionar a cooperação entre instituições e organizações públicas e privadas, nacionais e latino-americanas.
Neste evento, ressalta-se a importância estudar soluções tecnológicas nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Limnologia, Engenharia Costeira e de Sediemntos para o projeto, operação e manutenção das obras de engenharia, a luz da melhor técnica vigente, condições ambientalmente adequadas e resultados econômicos esperados que garantam sua resiliência e sustentabilidade.
Destacam-se como objetivos específicos do III FluHidros e XVII ENES:
A realização do III Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica e XVII ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos vem para dar continuidade ao debate e à troca de experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais das áreas. O evento tem abrangência nacional, agregando ao país mais valor e conhecimento sobre recursos hídricos e direcionando o foco das políticas públicas para este segmento. O III FLuHidros e XVII ENES auxiliará na implementação dos instrumentos de política e gestão de recursos hídricos e discutirá questões de gestão ambiental integrada, águas urbanas, saneamento ambiental, hidráulica ambiental, transporte de sedimentos, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, uso das águas, compatibilidade entre a hidroeletricidade e os usos múltiplos da água, manejo da água nas metrópoles e transposição de bacias. O debate entre os palestrantes e a plateia, através de mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, contribuirá fortemente para a construção e consolidação de ferramentas mais eficazes para a gestão dos recursos hídricos na região e no país. Neste evento, ressalta-se a importância de soluções tecnológicas nas áreas de Hidráulica, Limnologia, Engenharias Costeira e de Sedimentos para o projeto, operação e manutenção das obras de engenharia, a luz da melhor técnica vigente, condições ambientalmente adequadas e resultados econômicos que garantam sua resiliência e sustentabilidade. Ao longo de sua trajetória, o FluHidros busca propor ações para tornar-se mais sustentável, inclusivo e diverso.
Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento
Assim como nas duas primeiras edições do FluHidros, é esperada uma vasta compilação de diversos trabalhos técnicos científicos de alta complexidade e importância aos diferentes setores da sociedade, desde o acadêmico até as esferas governamentais e privadas; as quais serão beneficiadas com a disponibilidade destes conteúdos produzidos no Simpósio, conforme verificado nas edições passadas.
As contribuições ofertadas no evento, por meio de trabalhos, palestras e discussões permitem a melhoria na realização de projetos de obras hidráulicas, monitoramento e operação de sistemas de recursos hídricos e a gestão de ambientes fluviais, estuarinos, costeiros e lacustres sob a interferência humana. Esses trabalhos técnicos que costumamos receber são projetos de iniciação científica, projetos de pesquisa, estudos de caso ou propostas metodológicas das mais diferentes universidades, empresas e institutos brasileiros. Compilamos todos esses trabalhos nos anais do evento que ficam disponíveis em nosso site.
O potencial de impacto é enorme, com a expectativa em torno de 200 trabalhos técnicos sobre os temas sendo apresentado durante os 5 dias de realização do Simpósio. É uma grande mobilização em prol das áreas envolvidas no evento.
Benefícios esperados:
Culturais: Troca de informações e conhecimento cultural através dos distintos locais de origem dos participantes.
Sociais: Conhecimento e informações atualizadas através de intensos relacionamentos proporcionados pelo evento.
Econômicos: Melhoria na gestão dos recursos hídricos, através de debates técnicos e troca de experiência entre os profissionais do setor.
Científicos: Difusão e discussão de conhecimentos técnicos e científicos produzidos pela comunidade de recursos hídricos nacional e internacional.
Tecnológicos: Troca de experiências e aprendizados como base do desenvolvimento sustentável e uso eficiente dos recursos hídricos.
Resultados esperados
A realização do III FLUHIDROS/XVII ENES vem para dar continuidade ao debate e à troca de experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais das áreas.
O eventos têm abrangência nacional, agregando ao país mais valor e conhecimento sobre recursos hídricos e direcionando o foco das políticas públicas para este segmento.
Auxiliará na implementação dos instrumentos de política e gestão de recursos hídricos e discutirá questões de gestão ambiental integrada, águas urbanas, saneamento ambiental, hidráulica ambiental e transporte de sedimentos, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, uso das águas, compatibilidade entre a hidroeletricidade e os usos múltiplos da água, manejo da água nas metrópoles e transposição de bacias.
O debate entre os palestrantes e a plateia, através de mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, contribuirá fortemente para a construção e consolidação de ferramentas mais eficazes para a gestão dos recursos hídricos na região e no país.
Público-alvo
Com base no sucesso das edições anteriores e a consolidação do seu público, podemos afirmar que o III FLUHIDROS/XVII ENES reunirá uma média de 250 pessoas.
Formato do Evento
CONFERÊNCIAS
Apresentação formal onde um especialista renomado compartilha conhecimentos aprofundados e de alta qualidade sobre um tema específico com uma audiência.
MESAS REDONDAS
Formato de debate estruturado onde múltiplos especialistas se reúnem para discutir um tema específico de forma colaborativa e interativa. Diferentemente de uma palestra tradicional, a mesa redonda promove o diálogo entre pares e a troca de perspectivas diversas.
SESSÕES TÉCNICAS E SESSÕES PAINÉIS
O evento da ABRHidro convida a todos os associados e membros da Comunidade Brasileira da Água a apresentarem seus trabalhos técnicos, resultados de suas pesquisas feitas. Esses trabalhos são submetidos à apreciação dos membros do Comitê Técnico-Científico e os que são aprovados são apresentados de forma Oral ou Painel.
.jpg)
Endereço institucional (SEDE)
Av. Bento Gonçalves, 9500Endereço para recebimento correspondências institucionais
ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi