II FLUHIDROS/ENES

 

Sobre o evento


A realização do II FLUHIDROS - Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica e XVI ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos  é a oportunidade de consolidação de um evento idealizado nas Comissões Técnicas de Hidráulica, Limnologia e Mecânica do Fluídos Ambiental, Engenharia Costeira, Engenharia Sedimentos e Hidrometria e Segurança de Barragens da ABRHidro, onde os temas de interesse dos associados nessas áreas pudessem ser apresentados e discutidos com maior participação e envolvimento. A excelente aceitação da primeira edição do encontro somada ao peso histórico do ENES com mais de quinze edições realizadas motivou a ampliação da participação das várias comissões técnicas da associação.

A escolha de Curitiba como sede do segundo evento traz o reconhecimento da cidade como um importante pólo de desenvolvimento das áreas de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica. Os primeiros passos foram dados em meados do século passado, quando o Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza iniciou suas pesquisas na Universidade Federal do Paraná em dissipadores de energia de equipamentos de drenagem, regularização fluvial do Rio Iguaçu e os estudos de dragagem dos portos de Antonina e Paranaguá. Sua atuação na Usina de Capivari-Cachoeira, uma obra de grande complexidade tecnológica e um desafio para a engenharia nacional, também representa uma das suas grandes contribuições para os estudos hidráulicos no país. O legado do Prof. Parigot foi coroado com a fundação do Centro de Hidráulica da UFPR – CEHPAR, que acabou recebendo, postumamente, seu nome. As atividades do CEHPAR foram relevantes para os estudos hidráulicos de importantes empreendimentos do setor elétrico do Brasil como Itaipu, Foz do Areia, Segredo, Caxias, Xingó e Belo Monte. Essa concentração de atividades na área de hidráulica vem formando gerações de profissionais atuando na academia e em empresas de engenharia com relevância nacional e internacional.

Nesse ambiente e com a participação de profissionais locais e de todo país, será realizada a segunda edição do FLUHIDROS no período de 26 e 30 de agosto de 2024, com a expectativa de participação presencial de mais de 300 representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários que se debruçarão em debates sobre as questões contemporâneas do setor.

O evento contará com a apresentação simultânea de trabalhos em até três espaços disponíveis na UFPR, a realização de mesas-redondas e palestras com expoentes do setor. Também haverá a apresentação de produtos e serviços das empresas parceiras em um hall de eventos nas dependências do prédio do Setor de Tecnologia.

Objetivo geral

O objetivo do evento é promover intercâmbio de ideias, experiências, conhecimentos, tecnologias e informações entre profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, visando aprimoramentos da gestão de recursos hídricos e avanços do conhecimento técnico e científico, deve ainda proporcionar a cooperação entre instituições e organizações públicas e privadas, nacionais e latino-americanas. 

Neste evento, ressalta-se a importância estudar soluções tecnológicas nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Limnologia para o projeto, operação e manutenção das obras de engenharia, a luz da melhor técnica vigente, condições ambientalmente  adequadas e resultados econômicos esperados que garantam sua resiliência e sustentabilidade.


Objetivos específicos

  • Promover o encontro entre os mais diversos profissionais que atuam direta ou indiretamente nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Limnologia;
  • Consolidar a apresentação de projetos de pesquisa das mais diferentes universidades brasileiras de modo a avançar a ciência dos recursos hídricos no País;
  • Contar com a participação de renomados palestrantes nas mais diversas conferências, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalho;
  • Promover o encontro da Universidade com o setor produtivo, com Governos e com a Sociedade em geral;
  • Promover encontros e networking de modo a fortalecer a rede de relacionamentos de todos os participantes;
  • Expandir o horizonte da informação sobre o tema, capacitando a Sociedade Civil para entender o seu papel e se engajarem com o tema;
  • Redigir a Carta de Curitiba, que é o documento que apresenta as principais conclusões do evento de modo a continuar a contribuir com o avanço técnico e científico das áreas;
  • Colaborar com maior número de entidades buscando o intercâmbio de informações e de conhecimento;
  • Valorizar a ciência, a tecnologia e a inovação.
     

Contribuições em ciência, tecnologia e inovação

Mais uma vez, é esperado uma vasta compilação de diversos trabalhos técnicos científicos de alta complexidade e importância aos diferentes setores da sociedade, desde o acadêmico até as esferas governamentais e privadas; as quais serão beneficiadas com a disponibilidade destes conteúdos produzidos no Simpósio, conforme verificamos na edição passada. 

As contribuições ofertadas no encontro por meio de trabalhos, palestras e discussões permitem a melhoria na realização de projetos de obras hidráulicas, monitoramento e operação de sistemas de recursos hídricos e a gestão de ambientes fluviais e lacustres sob a interferência do homem.

Todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente no setor são convidadas para apresentarem seus trabalhos técnicos. Devem seguir as regras de submissão. Esses trabalhos técnicos são avaliados pelos membros da Comissão Técnico-Científica, que podem aprovar ou reprovar. Se aprovados os trabalhos técnicos são inseridos na programação do Simpósio.


Esses trabalhos técnicos que costumamos receber são projetos de iniciação científica e de pesquisa das mais diferentes universidades brasileiras. Compilamos todos esses trabalhos nos anais do evento, que ficam disponíveis em nosso site. 

O potencial de impacto é enorme, com a expectativa de 200 trabalhos técnicos sobre os temas sendo apresentado durante os 3 dias de realização do Simpósio, é uma grande mobilização em prol das áreas envolvidas no evento. Algumas das principais contribuições científicas e de inovação da edição anterior do Simpósio (ano 2022), de um total de 73 trabalhos. Disponíveis através do link:  https://anais.abrhidro.org.br/jobs.php?Event=179

Público-alvo

Estima-se em torno de 300 pessoas

Com base no sucesso do evento anterior, podemos afirmar que o II FLUHIDROS reunirá no mínimo 250 pessoas, entre: técnicos, pesquisadores, empresários, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados em temas ligados a recursos hídricos. 

O II FLUHIDROS destina-se a profissionais ligados a recursos hídricos e meio ambiente que atuam nos campos da Mecânicas dos Fluidos, Hidráulica e Limnologia, entre pesquisadores, profissionais, consultores, gestores públicos, empresários, estudantes de graduação e pós-graduação, sociedade civil organizada, universitários, professores, representantes de entidades usuárias dos recursos hídricos e demais recursos ambientais, empresas de consultoria em temas sobre recursos hídricos, ambientais e demais interessados, entre outros.

  • Acadêmica (Centro Universitários): reitores, pró-reitores, professores e alunos de graduação e pós-graduação;
  • Setores usuários: Mineração, Saneamento, Energia, Agronegócios, Resíduos, Petróleo, Indústrias, Serviços.
  • Empresas: Consultorias, Empresas de Projetos
  • Governo: Agências, Secretarias, Órgãos Gestores, Órgãos Ambientais;
  • Institucional: Associações, Sociedades, Sindicatos, Conselhos, Federações, Comitês.
     

Benefícios esperados

  • Culturais: Troca de informações e conhecimento cultural através dos distintos locais de origem dos participantes. 
  • Sociais: Conhecimento e informações atualizadas através de intensos relacionamentos proporcionados pelo evento. 
  • Econômicos: Melhoria na gestão dos recursos hídricos, através de debates técnicos e troca de experiência entre os profissionais do setor. 
  • Científicos: Difusão e discussão de conhecimentos técnicos e científicos produzidos pela comunidade de recursos hídricos nacional e internacional. 
  • Tecnológicos: Troca de experiências e aprendizados como base do desenvolvimento sustentável e uso eficiente dos recursos hídricos. 

Resultados esperados 

A realização do II Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica vem para dar continuidade ao debate e à troca de experiências e conhecimentos científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais das áreas.

O Simpósio tem abrangência nacional, agregando ao país mais valor e conhecimento sobre recursos hídricos e direcionando o foco das políticas públicas para este segmento. 

Auxiliará na implementação dos instrumentos de política e gestão de recursos hídricos e discutirá questões de gestão ambiental integrada, águas urbanas, saneamento ambiental, hidráulica ambiental e transporte de sedimentos, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, uso das águas, compatibilidade entre a hidroeletricidade e os usos múltiplos da água, manejo da água nas metrópoles e transposição de bacias.

O debate entre os palestrantes e a plateia, através de mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, contribuirá fortemente para a construção e consolidação de ferramentas mais eficazes para a gestão dos recursos hídricos na região e no país.


Efeitos Multiplicadores

A ABRHidro irá promover em Curitiba a exposição dos serviços de parceiros de maneira simultânea, o que promoverá maior interação entre congressistas, visitantes da exposição e patrocinadores, proporcionando resultados multiplicadores positivos para trocas de conhecimentos e geração de negócios. 

O FLUHIDROS está em sua 2ª edição, busca a consolidação no calendário de eventos técnicos nacionais, e ser referência nacional nos assuntos Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Limnologia.

Conta com a participação dos principais agentes e representantes do setor público e privado, gerando imensa visibilidade destas marcas e promoção das suas atuações diante da sociedade em geral. 

Ao final do evento, estarão disponíveis os anais do evento que permanecerão disponíveis permanentemente de maneira online, trazendo resultados de pesquisas e visibilidade permanentes.


Diferencial Criativo e Digital do evento

Os eventos da ABRHidro sempre utilizam ferramentas digitais e inovadoras em seus eventos e para a edição deste ano não será diferente. Como diferencial, contará com alta utilização de recursos de divulgação em mídias sociais e diversas ferramentas interativas no aplicativo do evento, tudo com o objetivo de aproximar os congressistas e os patrocinadores para fomentar a troca de conhecimento e experiência promovida pelo evento. 

Formato do Evento

CONFERÊNCIAS: Onde um convidado apresenta uma palestra sobre determinado tema; 

MESAS REDONDAS: Onde 3 convidados debatem sobre determinados temas, com visões complementares ou divergentes; 

SESSÕES TÉCNICAS E SESSÕES PAINÉIS: O evento da ABRHidro convida a todos os associados e membros da Comunidade Brasileira da Água a apresentarem seus trabalhos técnicos, resultados de suas pesquisas feitas. Esses trabalhos são submetidos à apreciação dos membros do Comitê Técnico-Científico e os que são aprovados são apresentados de forma Oral ou Painel. 

VISITAS TÉCNICAS EM INFRA-ESTRUTURAS HÍDRICAS

MULHERES NA ENGENHARIA 

MINI-CURSOS

  • Segurança de Barragens (confirmar título)
  • Modelagem de Reservatórios utilizando o software Delft-3D
  • Modelagem de corpos de água costeiros e fluviais utilizando o software SisBaHiA

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com