CT Irrigação

 

COMISSÃO TÉCNICA DE IRRIGAÇÃO

A irrigação é o maior uso da água no Brasil e no mundo, impondo desafios permanentes ao meio técnico-científico e à gestão de recursos hídricos, visando a segurança hídrica e alimentar. Com as mudanças do clima, a irrigação desempenha um duplo papel – tende a ser impactada negativamente em áreas já instaladas, mas é também medida mitigadora, tanto para áreas instaladas quanto em planejamento.

O Brasil possui um dos maiores potenciais de expansão da área irrigada do mundo e os efeitos de mudança do clima tendem a acelerar os recordes anuais de expansão observados nos últimos 20 anos.

Mesmo com a importância atual e futura da agricultura irrigada, o setor sofre com escassez de informações, de pesquisas científicas fora da escala de propriedade ou experimental e de comunicação social e técnico-científica adequadas. Esses elementos dificultam o reconhecimento da importância da atividade e o avanço de pleitos que considerem suas especificidades na gestão e regulação da água, como, por exemplo: o alto volume de água requerido para a produção agrícola (de sequeiro ou de irrigada); a baixa taxa de retorno de água associada à maioria dos métodos de irrigação; a grande variação sazonal da quantidade de água requerida pela irrigação; a maior demanda pelo uso de água justamente nos períodos de estiagem mais prolongada; e o uso associado a condições de reservação e operação de infraestruturas hídricas não enxergadas nos modelos de gestão.

A CT Irrigação na ABRHidro foi criada em 2021 para fortalecer a agenda da agricultura irrigada, reconhecendo-a como principal segmento usuário de água em termos quantitativos e com características bem diferenciadas em relação a outros segmentos usuários. Com o falecimento do fundador e primeiro coordenador da CT Irrigação, Fernando Falco Pruski, as atividades iniciais da CT Irrigação foram interrompidas no início de 2022.

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com