Publicações
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919

APRESENTAÇÃO

 

A Revista de Gestão de Água da América Latina (REGA) é uma revista da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro, publicada em parceria com instituições latino-americanas e registrada sob o International Standard Serial Number - ISSN 2359-1919. Tem como objetivo divulgar, divulgar e promover o intercâmbio de estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina na área de Gestão de Recursos Hídricos.

O escopo da REGA abrange temas relacionados à Gestão dos Recursos Hídricos, com aspectos institucionais, aspectos legais, instrumentos de gestão, ferramentas de gestão, gestão integrada, gestão compartilhada, entre outros, abrangendo as seguintes áreas: hidráulica, relações entre recursos hídricos e saneamento ambiental, água urbana, hidrometeorologia, irrigação, drenagem, quantidade de água e gestão da qualidade, energia hidrelétrica, limnologia, hidrogeologia, erosão, sedimentação, tecnologias ambientais, medições e instrumentação de recursos hídricos.

A REGA iniciou sua publicação em 2004, com periodicidade bianual, e é administrada por um Conselho Editorial formado por um Editor Chefe, Editores Associados e um editor executivo. Atualmente, os artigos aceitos são publicados em contínuo, imediatamente após serem editorados.

A REGA conta com o apoio da GWP - Global Water Partnership da América do Sul, rede internacional de organizações envolvidas na gestão de recursos hídricos: governos, academia, associações profissionais, organizações internacionais, ONGs e o setor privado.

 

 

Missão e Política Editorial

 

A Revista de Gestão de Água da América Latina (REGA) é uma revista científica publicada pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) em parceria com instituições da América Latina. Seu objetivo é publicar manuscritos com inquestionável contribuição científica e técnica, além de proporcionar um fórum para troca de conhecimento entre a comunidade interdisciplinar na área de gestão de recursos hídricos.

A criteriosa política editorial da REGA tem como objetivo produzir uma revista com excelente qualidade internacional, focada na comunidade científica do Brasil e da América Latina. Neste contexto, a publicação de manuscritos que contêm avanços científicos e tecnológicos sem precedentes.

 

 

Diretrizes Éticas para publicação na revista REGA

 

A revista REGA mantém os mais altos padrões éticos em relação aos artigos publicados em suas edições. O conteúdo dos artigos publicados na revista REGA é de responsabilidade dos autores e deve fornecer uma contribuição para o conhecimento técnico e científico em recursos hídricos.

O artigo não deve conter aspectos comerciais e propaganda de qualquer espécie, deve evitar polêmicas pessoais e discriminação de gênero, raça ou de qualquer outro tipo.

Os artigos submetidos devem mostrar o trabalho de forma objetiva e precisa, além de discutir a importância dos resultados. Os dados utilizados devem ser descritos objetivamente e o artigo deve conter detalhes suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho realizado.

Quando os autores submetem seus artigos à revista REGA para publicação, eles certificam que o trabalho apresentado é original, não copiado ou plagiado, total ou parcialmente. Os autores devem garantir que os trabalhos sejam inteiramente originais, exceto partes previamente apresentadas em congressos ou que façam parte de uma tese ou dissertação. Se os autores utilizaram o trabalho ou palavras de outros, as citações e referências apropriadas devem ser incluídas.

Autores dos artigos são considerados aqueles que contribuíram significativamente para o seu conceito, implementação ou interpretação. Todos os que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores.

As pessoas que participaram de alguns aspectos substanciais do projeto de pesquisa, mas cujas contribuições não justificam a coautoria, devem ser reconhecidas ou mencionadas como contribuintes em uma seção final de Agradecimentos. Todos os autores devem receber uma cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados, assinando uma carta de responsabilidade.

O processo de revisão do manuscrito é aberto, onde os revisores podem saber o nome dos autores do trabalho e os autores podem saber o nome dos revisores.

Os editores e revisores têm o compromisso de manter a confidencialidade, o respeito profissional sem discriminar os autores, a objetividade, a imparcialidade nos processos de decisão e não usar informações privilegiadas para promover seus próprios interesses.

As seguintes atitudes são antieticais e inaceitáveis pelos autores que estão sujeitos às medidas tomadas pelo comitê editorial da revista:

  • Submeter o manuscrito descrevendo essencialmente a mesma pesquisa para mais de um periódico ou publicação;
  • Submeter o mesmo manuscrito ao periódico REGA e a outro periódico ao mesmo tempo;
  • Plágio;
  • Declarações falsas ou incorretas;
  • Suprimindo, alterando ou fazendo uso fraudulento dos dados nos quais o artigo é baseado.

 

Propriedade Intelectual

  • Todo o material publicado, salvo indicação em contrário, é licenciado pelo Creative Commons CC-BY (CC BY 4.0).
  • A revista é Open Source, com acesso livre.

 

Publicação de Preprint

A REGA apoia as boas práticas da Ciência Aberta que resultam em um processo editorial mais transparente. Nesse sentido, manuscritos depositados em servidores preprint poderão ser submetidos à REGA. O processo de revisão pelos pares para manuscritos oriundos de servidores preprint será decidido pelo conselho editorial da REGA.

Preprints são definidos como uma versão do autor de um manuscrito de pesquisa antes da revisão formal por pares em um periódico, que é depositado em um servidor público. Preprints podem ser depositados a qualquer momento durante o processo de revisão por pares. A publicação de preprints não é considerada publicação prévia e não comprometerá a consideração a este periódico.

Uma vez que o manuscrito aceito for publicado na REGA, a versão preprint deve ser alterada para incluir o link direcionando para a versão final publicada no periódico.

Os autores têm liberdade na escolha do servidor de preprint. O Conselho Editorial da REGA recomenda servidor SciELO Preprints em https://preprints.scielo.org.

 

Revisão aberta por pares: o nome dos autores, dos revisores e dos editores é aberta em todo o processo de avaliação.

 

Rede de Preservação PKP - PKP Preservation Network

REGA está preservando manuscritos publicados com PKP Preservation Network garantindo que o conteúdo estará seguro e disponível no futuro. A Rede de Preservação PKP funciona como um “dark arquive”. A PKP desenvolveu a Rede de Preservação PKP para preservar digitalmente os periódicos OJS. O programa LOCKSS oferece preservação descentralizada e distribuída, acesso contínuo e perpétuo e preservação da versão original autêntica do conteúdo. Nosso conteúdo pode ser verificado no PKP Index (http://index.pkp.sfu.ca/index.php/index).

 

Cobrança de Taxa

Não é cobrada taxa de submissão de manuscrito ou de publicação de artigo aceito.

 

 

Patrocinadores

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos

 

GWP - Global Water Partnership da América do Sul

 

 

PRESENTACIÓN

 

La Revista de Gestión del Agua de América Latina (REGA) es una revista de la Asociación Brasileña de Recursos Hídricos – ABRHidro, publicada en parcería con instituciones latinoamericanas y registrada en el International Standard Serial Number – ISNN 2359-1919. Tiene como finalidad, divulgar y promover el intercambio de estudios y pesquisas desarrolladas en América Latina en el área de la Gestión de los Recursos Hídricos.

El escopo de REGA abarca temas relativos a la Gestión de los Recursos Hídricos, con aspectos institucionales, aspectos legales, instrumentos de gestión, herramientas de gestión, gestión integrada, gestión compartida, entre otros. Abarcando las siguientes áreas: hidráulica, relaciones entre los recursos hídricos y saneamiento ambiental, agua urbana, hidrometeorología, irrigación, drenaje, cantidad del agua y gestión de la calidad, energía hidroeléctrica, limnología, hidrogeología, erosión, sedimentación, tecnologías ambientales, mediciones y instrumentación de los recursos hídricos.

La REGA empezó su publicación en 2004, con periodicidad bianual, y es administrada por un Consejo Editorial que contiene un Editor Jefe, Editores Asociados y un Editor Ejecutivo.

La REGA tiene el apoyo da GWP - Global Water Partnership da América do Sul, red internacional de las organizaciones involucradas en la gestión de los recursos hídricos: gobiernos, academia, asociaciones profesionales, organizaciones internacionales, organizaciones no gubernamentales y el sector privado.

 

Misión y Política Editorial

La Revista de la Gestión de la Agua de la América Latina (REGA) es una revista científica publicada pela Asociación Brasileña de los Recursos Hídricos (ABRHidro) en parcería con instituciones de la América Latina. Su finalidad es publicar manuscrito con incuestionable contribución científica y técnica, además de propiciar un hogar para cambio de conocimiento entre la comunidad interdisciplinar en el área de gestión de los recursos hídricos.

La criteriosa política editorial de REGA tiene como finalidad producir una revista con excelente calidad internacional, focalizada en la comunidad científica de Brasil y América Latina. En ese contexto, la publicación de manuscritos que contiene avanzos científicos y tecnológicos sin precedentes.

 

Directrices éticas para la publicación en la revista REGA

La revista REGA mantiene el más alto padrón ético con relación a los artículos publicados en sus ediciones. El contenido de los artículos publicados en la revista es de responsabilidad de los autores y debe de fornecer una contribución para el conocimiento técnico y científico en los recursos hídricos.

El artículo no debe de contener aspectos comerciales y propagandas de cualquier espécimen, debe de evitar polémicas personales y discriminación de género, raza, o de cualquier otro tipo.

Los artículos enviados deben de mostrar el trabajo de forma objetiva y precisa, además de discutir la importancia de los resultados. Los datos utilizados deben de ser descritos objetivamente y el artículo debe de contener detalles suficientes para permitir que otros reproduzcan el trabajo realizado.

Cuando los autores envían sus artículos para la revista REGA para publicación, ellos atestan que el trabajo presentado es original, no copiado o plagiado, total o parcialmente. Los autores deben de garantizar que los trabajos sean totalmente originales, excepto partes previamente presentadas en congresos o que hagan parte de una tesis o disertación. Si los autores utilizaran el trabajo o palabras de otros, las citaciones y referencias apropiadas deben de ser inclusas.

Autores del artículo son considerados aquellos que contribuyeron significativamente para su concepto, implantación o interpretación. Todos los que hicieran contribuciones significativas deben de ser listados como coautores.

El proceso de revisión de manuscritos es abierto, donde los revisores pueden conocer el nombre de los autores del trabajo y los autores pueden conocer el nombre de los revisores.

Las personas que participaran de algunos aspectos substanciales del proyecto de pesquisa, pero sus contribuciones no justifican la coautoría, deben de ser reconocidas o mencionadas como contribuyentes en una sección final de Agradecimiento. Todos los autores deben de recibir una copia del manuscrito y concordar en compartir la responsabilidad por los resultados, firmando una carta de responsabilidad.

El proceso de revisión tiene el compromiso de mantener la confiabilidad, el respecto profesional sin discriminar los autores, la objetividad, la imparcialidad nos procesos de decisión y no utilizar las informaciones privilegiadas para promover sus proprios intereses.

Las siguientes actitudes antiéticas e inaceptables por los autores que están sujetas a las medidas tomadas por el comité editorial de la revista son:

  • Someter el manuscrito describiendo esencialmente la misma pesquisa para más de un periódico o publicación;
  • Plagio;
  • Declaraciones falsas e incorrectas;
  • Suprimir, alterar o hacer uso fraudulento de los datos que el artículo es fundado.

Propiedad intelectual

  • Todo el material publicado, salvo indicaciones en contrario, es licenciado por el Creative Commons CC-BY (CC BY 4.0).
  • La revista es Open Source, con acceso libre.

 

Publicación de Preprint

La REGA apoya las buenas prácticas de la Ciencia Abierta que resultan en un proceso editorial más transparente. En ese sentido, los manuscritos puestos en servidores preprint podrán ser sometidos a la REGA.  El proceso de revisión por los homólogos para manuscritos originarios de servidores preprint serán decididos por el consejo editorial de REGA.

Preprints son definidos como una versión del autor de manuscrito de pesquisa antes de la versión formal por homólogos en un periódico, que es puesto en un servidor público. Preprints pueden ser puestos en cualquier momento durante el proceso de revisión por los homólogos. La publicación de preprints no es considerada publicación previa y no comprometerá la consideración en este periódico.

Una vez que el manuscrito está acepto para la publicación en REGA, la versión preprint debe de ser alterada para incluir el enlace direccionando para la versión publicada en el periódico.

Los autores tienen la libertad de elegir el servidor del preprint. El Consejo Editorial de la REGA recomienda servidores SciELO Preprints en https://preprints.scielo.org.

 

Revisión abierta por pares: los nombres de los autores, revisores y editores están abiertos durante todo el proceso de revisión.

 

Red de preservación PKP - PKP Preservation Network

REGA conserva los manuscritos publicados con PKP Preservation Network, lo que garantiza que el contenido sea seguro y esté disponible en el futuro. PKP Preservation Network funciona como un "archivo oscuro". PKP desarrolló PKP Preservation Network para preservar digitalmente las revistas OJS. El programa LOCKSS ofrece preservación descentralizada y distribuida, acceso continuo y perpetuo y preservación de la versión original auténtica del contenido. Nuestro contenido se puede verificar en el índice PKP (http://index.pkp.sfu.ca/index.php/index).

 

Cobro de tarifas

No hay ningún cargo por el envío de manuscritos o la publicación de artículos aceptados.

 

Patrocinadores

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos

 

GWP - Global Water Partnership da América do Sul

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos