Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

Escopo e política

O escopo da revista abrange temas relacionados às seguintes áreas de conhecimento: hidráulica, hidrologia, relações entre recursos hídricos e saneamento ambiental, hidrometeorologia, irrigação, drenagem, gestão quali-quantitativa das águas, limnologia, hidrogeologia, erosão, sedimentação, economia de recursos hídricos, medições e instrumentação em recursos hídricos.

Os artigos são submetidos em inglês. Os artigos são publicados em inglês, devendo conter título, resumo e palavras chaves em português. A tradução dos manuscritos é de responsabilidade dos autores.

O artigo enviado não deve estar sendo submetido a outra revista ou órgão para publicação e não deve ter sido anteriormente publicado, a não ser em forma de resumo em evento científico.

O artigo deverá ser enviado por meio do sistema via internet no endereço http://www.abrh.org.br/RBRH, de acordo com as instruções de uso, sendo omitidos os nomes dos autores e o rodapé de identificação dos mesmos no arquivo do manuscrito. Além da identificação dos autores via sistema, é obrigatório o envio (também via sistema) de arquivo em Doc com nome e filiação completa dos mesmos (instituição, cidade, estado, país) e descrição da contribuição individual dos autores. Estes dados serão utilizados em caso de aceitação para publicação. O autor deverá aceitar as seguintes condições (via sistema) no ato do envio do manuscrito:

1) Comprometer-se a realizar depósito referente ao pagamento da taxa de publicação após a revisão e editoração final do manuscrito;

2) Responsabilizar-se pelos demais autores, quando houver, como co-responsáveis pelo conteúdo técnico e científico do artigo, obedecendo ao Artigo 5º da Lei no 9.610, que trata do Direito Autoral".

 

ARQUIVO DE IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES

Este arquivo deve conter, para cada autor:
- Instituição
- Município, estado, país
- e-mail
- ORCID (pelo menos do autor correspondente)

 

Direitos Autorais

Todas as declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado, torna-se propriedade da RBRH, e será disponibilizado com acesso livre e irrestrito nos sites: ABRHidro (www.abrh.org.br) e SciELO (www.scielo.br) ou em outras bases de dados que a RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos seja indexada. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que indicada explicitamente a fonte. Após aceitação do artigo para publicação será solicitado dos autores formulário de concordância da transferência dos direitos autorais para a RBRH/ABRHidro.

 

Informações Adicionais

Os artigos subdivididos em partes I, II, etc., devem ser cadastrados separadamente, porém serão submetidos aos mesmos revisores. Os artigos podem apresentar figuras coloridas (fotografias, gráficos, diagramas, etc.), porém o limite máximo permissível do arquivo completo é de 30 Mb. Artigos que não seguirem estas normas serão devolvidos aos autores para correção dos problemas. Artigos enviados como Científico/Técnico e que os Editores e/ou Revisores interpretarem com estilo de Nota Técnica, deverá ter classificação alterada, e será reavaliado, caso alterações sejam solicitadas. Se autores não concordarem com a alteração para Nota Técnica, o Artigo será rejeitado.

 

Tramitação e Sistema de avaliação por pares/Critérios de arbitragem

Os artigos são enviados a dois revisores para avaliação e devem ser inéditos e apresentar contribuição técnica e científica à comunidade.

Tanto os revisores quanto os autores, durante todo o processo de tramitação dos artigos, não são identificados pela outra parte.

Os artigos recebidos seguirão os trâmites estabelecidos pelo Comitê Editorial da Revista.

O processo de arbitragem de um artigo é descrito a seguir.

Revisão técnica: os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação e documentação exigida na submissão dos manuscritos. Se não de acordo às instruções serão devolvidos aos autores para as devidas adequações antes mesmo de serem submetidos à avaliação pelos Editores Associados e revisores.

Pré-Análise: os manuscritos aprovados na revisão técnica serão submetidos aos Editores Associados para apreciação quanto à adequação ao escopo da revista. Caso o manuscrito não esteja dentro dos parâmetros esperados será devolvido ao autor correspondente pelo Editor-Chefe.

Análise de mérito e conteúdo: os artigos aprovados pelos Editores Associados serão avaliados quanto ao mérito e método científico por no mínimo dois relatores ad hoc de unidades distintas à de origem do trabalho, além do Editor-Chefe. O Editor-Chefe decidirá sobre a aceitação do manuscrito. Quando necessária revisão do original, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para modificação. Uma versão revisada com as alterações efetuadas deverá ser re-submetida pelos autores, que será reavaliada pelo Editor-Chefe, Editores Associados e revisores conforme a necessidade. O manuscrito revisado deverá destacar as alterações efetuadas. Uma carta resposta aos revisores e editores deverá ser anexada junto com o arquivo do manuscrito. Os Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

Após aprovação quanto ao mérito científico, os trabalhos serão submetidos à revisão final, feita por profissional autônomo indicado pela revista. O pagamento deste serviço ficará sob a responsabilidade do(s) autor(es), e os procedimentos necessários, o valor do serviço e a forma de pagamento diretamente ao profissional serão encaminhados ao autor correspondente. Nos casos de inadequação, os trabalhos serão encaminhados para os autores para revisão.

Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Editor-Chefe ou Corpo Editorial.

 

Conflito de interesse

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O revisor ad hoc deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 

Recorrer de uma Decisão Editorial

O(s) autor(es) podem recorrer de uma Decisão Editorial de rejeição de artigo. Este procedimento deve ser realizado via sistema utilizando a opção “Enviar E-mail” no artigo recusado. Os autores deverão fornecer elementos que justifiquem o recurso que será analisado pelo Editor Associado e Editor Chefe. Caso o recurso seja aceito, a revisão do artigo poderá ser reaberta.

 

Taxa de publicação

Se o manuscrito for aceito para publicação, será cobrada uma taxa de publicação, visando auxiliar na redução do custo do serviço de editoração e marcação do texto em XML.

A taxa de publicação é fixada em função do enquadramento do autor correspondente da submissão do manuscrito.

O valor da taxa de publicação as seguintes:
- Autor correspondente associado da ABRHidro: R$ 250,00
- Autor correspondente não associado da ABRHidro: R$ 600,00

• Desconto para autores que colaboraram como revisores da RBRH em três ou mais revisões em 12 meses: 50% do valor correspondente à categoria.
• Artigos cujo primeiro autor for estrangeiro, não residente no Brasil, tendo realizado o trabalho em instituição estrangeira, serão isentos da taxa de submissão.

Os pagamentos devem ser realizados por boleto bancário emitido pelo sistema da ABRHidro. A editoração do artigo somente iniciará após identificada a efetiva realização do pagamento.

Se o pagamento não ocorrer no prazo de até 60 dias após a decisão final de aceite de sua publicação na RBRH, o manuscrito será considerado rejeitado.

 

Análise de similaridade

RBRH adota o sistema “Crossref Similarity Check” oferecido pelo SciELO para a identificação de plágio.

 

Conteúdo e Divulgação

Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado, é licenciado sob a Creative Commons CC-BY (CC BY 4.0).

A revista é gratuita e de acesso aberto (Open Access).

 

 

Forma e preparação de manuscritos

Formatação do Arquivo

O texto deverá ser compatível com o editor Microsoft Word (formato Doc ou Docx). As seguintes orientações deverão ser obedecidas:

• Configuração da página:
Tamanho do papel: A4 (210x297 mm);
Texto em uma coluna com 15 cm de largura;
• Espaçamento duplo entre linhas;
• Espaçamento ativado após os parágrafos;
• Tabelas, figuras e equações não devem exceder a largura da página;
• Numerar todas as páginas e não usar cabeçalho, rodapés e anotações de rodapé;
• Numerar continuamente as linhas de todas as páginas;
• O nome do documento que contém o Artigo em formato Word não deve conter partes ou nomes completos do autor principal e/ou coautores;
• Fontes:
- texto e tabelas: Times New Roman 12 pontos;
- títulos de tabelas e figuras: Times New Roman, negrito, 10 pontos;
- demais títulos: Times New Roman, negrito, 12 pontos;
• Figuras e Tabelas
- Figuras e tabelas não deverão exceder a largura da página;
- As linhas usadas nas figuras e gráficos não devem ser muito finas; também os textos e legendas não devem ficar muito pequenos ou muito grandes em relação à figura;
- As figuras deverão ser incluídas no texto e enviadas em arquivo separado no formato TIFF, JPEG, PCX, GIF ou BMP, com uma resolução mínima de 300 dpi.
- Apresentar todas as informações internas de figuras e tabelas em inglês.
- Use o “ponto” como separador decimal e “vírgula ou espaço” para milhares.
• Equações
- Sempre que possível, prepara os caracteres matemáticos usando o editor disponível nas versões mais recentes do Word. Não use figuras.
• Referências
- Todas as referências devem estar citadas no texto e vice-versa;
- As citações no texto devem estar em letras minúsculas.

 

Artigo Científico/Técnico

Refere-se a relato de pesquisa original, com hipótese bem definida, prestigiando assuntos inovadores. O texto deverá contemplar os itens destacados em letras maiúsculas e em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando dois espaços (duas vezes ENTER) após o item anterior e um espaço (uma vez ENTER) para iniciar o texto, na ordem a seguir: Title, abstract e keyworkds (em inglês) título, resumo e palavras-chave (em português. Para garantir a análise cega pelos pares, os trabalhos submetidos devem ser apresentados sem autores e rodapé.

TÍTULO: Centralizado; deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do artigo, procurando-se evitar palavras do tipo: análise, estudo e avaliação. Os manuscritos devem apresentar o título em inglês e português, possibilitando apresentação de sumário bilíngue.

AUTORES: O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando-se apenas as pessoas que efetivamente participaram do artigo, e que tenham condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar afiliação completa, com a indicação de instituição, cidade, Estado e país e endereço email de todos os autores. É necessário explicar a presença dos autores no trabalho, através da descrição da contribuição de cada autor. A identificação dos autores e a sua contribuição será descrita em documento específico, anexado durante a fase de submissão dos manuscritos.

RESUMO: O texto deve iniciar-se na segunda linha após o item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 12 linhas. Abaixo, na segunda linha após o item, devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (seis no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas e em negrito. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TÍTULO, ABSTRACT e KEYWORDS.

INTRODUÇÃO: Apresenta o assunto a ser tratado, seus objetivos e finalidades, informando métodos empregados, delimitação precisa da pesquisa em relação ao campo do conhecimento, períodos abrangidos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, utilizando-se de bibliografia recente (últimos 5 anos) e preferencialmente periódicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados e adaptações promovidas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações (figuras, gráficos, fotografias, etc.) devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, podendo ser coloridos. Ilustrações: podem apresentar partes coloridas, e a legenda na posição inferior. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos; agregar em múltiplos de 103 ou 106 números grandes com muitos algarismos; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas, devendo, também, apresentar o título em inglês. Todos os elementos internos de figuras e tabelas deverão estar em inglês. Na discussão, confrontar os resultados com os dados obtidos na bibliografia.

CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.

AGRADECIMENTO(S): Inseri-lo(s), quando necessário, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS: As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e normalizadas de acordo com as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).  Deve ser referenciado todos os autores mencionadas no texto e em tabelas, figuras ou ilustrações. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Sugere-se que pelo menos 70% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos.

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES: Todos os autores deverão apresentar a contribuição individual no manuscrito (em inglês após as referências).

ANEXOS E MATERIAL SUPLEMENTAR: Anexos deverão ser identificados com  A, B, etc no final do manuscrito. É possível submeter material suplementar on-line em diferentes formatos.

CITAÇÕES: Todas as citações no texto devem constar da lista de Referência. As citações no texto devem aparecer em letras minúsculas e, quando inseridas entre parênteses no final do parágrafo, devem estar em letras maiúsculas, existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), a mesma será identificada com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., sem italico, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2010) apud Santos (2012). Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). É aconselhável que, antes de redigir o artigo, os autores tomem como base de formatação um artigo publicado no último número da revista.

 

Nota Técnica

Deverá apresentar avanços tecnológicos sem apresentação de hipótese. Quando se tratar de estudo de caso, as conclusões devem apresentar proposições. Deve ser redigido em linguagem técnica, de fácil compreensão, sobre assuntos relacionados às áreas de conhecimento da Revista, por autor(es) que demonstre(m) experiência sobre o assunto tratado, permitindo orientação para os diferentes usuários da RBRH. Somente justifica-se a apresentação de artigos que tragam contribuição sobre o assunto e não simplesmente casos pessoais ou de interesse restrito. Com maior liberdade de estilo do que em artigos científicos, as notas técnicas devem, na maioria das vezes, conter os seguintes itens: Título, Autor(es), Resumo, Abstract, Palavras-Chave (Keywords), Introdução, Descrição do Assunto, Conclusões e Referências. A identificação dos autores será incluída somente após a aprovação do artigo. A redação dos itens devem seguir as mesmas orientações para Artigos Científicos, com as seguintes particularidades:

No cabeçalho da primeira página deve aparecer a identificação: NOTA TÉCNICA, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas, centralizadas e espaçadas de 1,1 cm da margem superior.

O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando-se apenas as pessoas que efetivamente participaram do artigo, e que tenham condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar afiliação completa, com a indicação de instituição, cidade, Estado e país e endereço email de todos os autores. É necessário explicar a presença dos autores no trabalho, através da descrição da contribuição de cada autor. A identificação dos autores e a sua contribuição será descrita em documento especifico, anexado durante a fase de submissão dos manuscritos.

INTRODUÇÃO: deve conter breve histórico, esclarecendo a importância, o estágio atual do assunto, apoiando-se em revisão bibliográfica, e deixar claro o objetivo do artigo.

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discorrer sobre o assunto, apontando-se as bases teóricas, trazendo experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se ao máximo em bibliografia e normas técnicas.

CONCLUSÕES: quando couberem, devem ser redigidas de forma clara e concisa, coerentes com o(s) objetivo(s) estabelecido(s). Não devem ser uma simples reapresentação de outros parágrafos do artigo

 

EXEMPLOS:

CITAÇÃO NO TEXTO

Um autor
No parágrafo
Silva (2000) ou
Entre parênteses (Silva, 2000)

Dois autores
No parágrafo
Santos e Luz (2010) ou
Entre parênteses (Santos & Luz, 2010)

Três ou mais autores:
No parágrafo
  Melo et al. (2012) ou
Entre parênteses (Melo et al., 2012)

Documentos do mesmo autor publicados no mesmo ano:
No parágrafo
Brasil (2000a, 2000b) ou
Entre parênteses (Brasil, 2000a, 2000b)

REFERÊNCIAS

Incluir apenas as referências citadas no texto, em tabelas e ilustrações, que já foram publicadas, organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor(es) e em letras maiúsculas. Utilizar o recurso tipográfico itálico para o destaque do título da obra. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos. Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).

Exemplos:
ARTIGO DE PERIÓDICO

Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.

ARTIGO DE PERIÓDICOON-LINE
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757

LIVRO
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.

CAPÍTULO DE LIVRO
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

DISSERTAÇÕES/TESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

DISSERTAÇÕES/TESES ON-LINE
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ON-LINE
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf

DOCUMENTOS LEGAIS
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/

Download RBRH TEMPLATE

 

Envio de manuscritos

O artigo deverá ser enviado por meio do sistema no endereço http://www.abrh.org.br/rbrh/, de acordo com as instruções aos autores e de envio, sendo omitidos os nomes dos autores.
 

 

Scope and Policy

 

The scope of the journal is to cover topics involving the following fields of knowledge: hydraulics, hydrology, relationship between water resources and environmental engineering, hydrometeorology, irrigation, drainage, qualitative and quantitative management of water, limnology, hydrogeology, erosion, sedimentation, environmental technologies, water resources economics, measurement and instrumentation in water resources.

Manuscripts should be submitted in English following the author’s guidelines. Papers should also contain Title, Abstract and Keywords in Portuguese. The translation of papers to English is of the author’s responsibility.

The submitted manuscript must not be submitted to another journal or publication and must not have been previously published, except in the form of a summary at a scientific event.

The manuscript should be sent by internet to the following address: http://www.abrh.org.br/RBRH according to the instructions for use, omitting the names of the authors and footnotes identifying them in the manuscript file. Besides the identification of the authors via the system, it is requested that (also via the system) the file be sent in Doc with the complete name and affiliation of the authors. This information will be used if the article is accepted for publication. The author must agree to the following conditions when the manuscript is sent:
 

1) Commit to paying a deposit concerning for the publication fee charged after the review and final editing of the manuscript;

2) Take responsibility for the other authors, if any, as co-responsible for the technical and scientific content of the article, according to Article 5 of Brazilian Law N. 9610, regarding Copyright

AUTHORS IDENTIFICATION FILE

This file should include:

  • The name(s) of the author(s);
  • The affiliation(s) and address (City, State and Country)
  • E-mail address of all authors
  • The 16-digit ORCID of the author’s (required at least for corresponding author)

 

Copyright

The authors are fully responsible for all statements published in the article. All the material published becomes the property of the RBRH, which then holds the copyright and will be available with free and unrestricted access at: ABRHidro (www.abrh.org.br/RBRH) and SciELO (www.scielo.br) or other databases where the RBRH - Brazilian Journal of Water Resources is or eventually becomes indexed. Total or partial reproduction of the work is allowed since the original work is explicitly referred.If the manuscript is accepted for publication, a copyright transfer agreement form to RBRH/ABRHidro will be requested from the authors

The manuscripts subdivided into parts I, II, etc, must be registered separately, but will be submitted to the same reviewers. The manuscripts may contain figures in color (pictures, graphs, plots, and other), but the maximum permissible size of the complete file is 30Mb (Megabytes). Manuscripts that do not follow these guidelines will be returned to the authors to correct the problems. The classification of manuscripts sent as Scientific/Technical, and that Editors and/or Reviewers interpret as being in the style of a Technical Note should be altered, and they will be reevaluated if alterations are requested. If the authors do not agree with the change to the Technical Note, the manuscript will be rejected.

 

Processing and Peer Review system/ Criteria for refereeing

The manuscripts are sent to two reviewers for evaluation and should present a technical and scientific contribution to the community.

The manuscripts should be submitted through the RBRH’s electronic system for manuscript submission at http://www.editorialmanager.com/rbrh, where the author responsible will be informed, as well as all the data for the identification of the co-authors. The manuscript received will be treated according to the procedures established by the Journal Editorial Board.

The manuscript-reviewing process in the RBRH is meticulous. Voluntary reviewers apply their knowledge and dedicate many hours of their precious time to ensure that the articles will be published within a defined period and will be appropriate for publication in the Journal.

Technical review: The papers will be evaluated first as to compliance with the rules of publication and documentation required to submit the manuscripts. If they are not in accordance with the instructions, they will be returned to the authors to adapt them to the scope of the journal. If the manuscript is not within the expected parameters, it will be returned to the corresponding author by the Chief Editor.
 
Pre-analysis: the manuscripts approved by the technical review will be submitted to the Associate Editors for appreciation regarding their adequacy to the scope of the journal. If the manuscript is not within the expected parameters it will be returned to the corresponding author by the Chief Editor.
 
Analysis of merit and content: the manuscripts approved by the Associate Editors will be evaluated for merit and scientific method by at least two ad-hoc reporters from units that are not those from which the paper comes, besides the Chief Editor. The Chief Editor will decide whether the manuscript will be accepted. When the original has to be revised, the manuscript will be returned to the corresponding author for modification. A revised version with the changes made will be re-submitted by the authors and reevaluated by the Chief Editor, Associate Editors and reviewers as needed. The manuscripts that have been refused, but which could possibly be reformulated can return as a new paper, beginning another judgment process.
 
After approval regarding scientific merit, the papers will be submitted to a final review by an independent professional appointed by the journal. This service will be paid for by the author(s), and the necessary procedure, the value of the service and the form of payment of the professional will be sent to the corresponding author. If they are not adequate, the papers will be sent to the authors for revision.

The concepts issue in the papers published will be the exclusive responsibility of the authors and are not obliged to reflect the opinion of the Chief Editor or Editorial Board.

Editorial Board
The editorial board of the RBRH comprises the Chief Editor, Associate Editors and Executive Editor (Look at Editorial Board). The Executive Editor is the main person responsible for following the manuscript review process at the RBRH, inviting Reviewers and informing Authors, and thus helping the Associate Editors in the process. The Chief Editor, besides establishing guidelines for the RBRH is also involved in polemical cases and analyzing appeals by authors regarding the Editorial Decision.

Appeals against an Editorial Decision
The author(s) can appeal an Editorial Decision to reject a manuscript. This procedure should be performed via the system using the option “Send E-mail”, for the rejected manuscript. The authors should supply elements that justify the appeal which will be analyzed by the Associate Editor and Chief Editor. If the appeal is accepted, the manuscript review process may be re-opened.

 

Publishing Fee
 

If the manuscript is accepted for publication, a publication fee will be charged, in order to assist in reducing the cost of publishing and marking the text in XML.

The publication fee is fixed according to the framework of the corresponding author of the manuscript submission.

 

Publication fee value as follows:

  1. Corresponding author associate ABRHidro: R$ 250,00 (US$ 65)
  2. Corresponding author not associate ABRHidro: R$ 600,00 (US$ 156)
  3. Discount for authors who have collaborated as RBRH reviewers in three or more reviews in 12 months: 50% of the amount of the fee corresponding to the category to which they belong.
  4. International authors (non-residents of Brazil) and work was completed at an International Institution will be exempt from the publishing fee.

The payments should be performed by Credit Card or bank slip issued by the ABRHidro system.

The process of publishing will begin only after the payment is identified by the ABRHidro system.

 

Similarity analysis

RBRH adopts the  "Crossref Similarity Check" system offered by SciELO for plagiarism identification.

 

Content

All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons CC-BY (CC BY 4.0). 

The online journal is free and open access.

 

 

Form and preparation of manuscripts

 

File Format

The text should be compatible with the Microsoft Word editor format (Doc or Docx). The following guidelines should be obeyed:

* Configuration of the page

  • Size of paper: A4 (210x297 mm);
  • Text in one column with 15cm width;
  • Double spacing between lines;
  • Space after paragraphs turned on;
  • Tables, Figures and Equations must not exceed the width of the page;
  • Number all the pages and do not use headers, footers or footnotes;
  • Number continuously the lines of all pages;
  • The name of the document that contains the article in a Word format should not contain parts or complete names of the main author and/or co-authors

 

  • Fonts:
  • text and tables: 12-point Times New Roman font
  • titles of tables and figures; 10-point Times New Roman bold
  • sessions and other titles 12-point Times New Roman bold

 

  • Figures and tables
    • Figures and Tables must not exceed the width of the page;
    • The lines used in the figures and graphs should not be too fine and the texts and captions should not be too small or too big in relation to the figure size;
    • The figures should be included in the text and sent in a separate file in TIFF, JPEG, PCX, GIF or BMP format, with a minimum resolution of 300 dpi.
    • Be careful to present all the information within the Figures or Tables in English form.
    • Use “dot” for decimal separation and “comma or space” for thousands separation.

 

  • Equations

Whenever possible, prepare mathematical characters using the equation editor available in recent versions of Word. Do not use Figures.

  • References
    • All references must be cited in the text and vice versa;
    • Citations in the text should be in small letters.

Scientific/Technical Article

This refers to the report on an original research, with a well defined hypothesis, favoring innovative topics. The texts should cover the items highlighted in capital letters and in bold, without a paragraph and without numbering, leaving two spaces (twice ENTER) after the previous item and one space (a single ENTER) to begin the text in the following order: title, abstract, and keywords (in English) título, resumo and palavras-chave (in Portuguese), To make sure that peer analysis will be blind, the papers submitted should be presented without authors and footnotes.


 
TITLE: Centered; it should be clear and concise, allowing immediate identification of the article content, trying to avoid words such as: analysis, study and evaluation. The manuscripts should present the title in English andPortuguese , enabling the presentation of a bilingual summary.
 
AUTHORS: The number of authors should be the minimum possible, considering only people who actually participated in the manuscript preparation and are able to answer for it fully or in essential parts. The authors must present complete affiliation, indicating the institution, city, state and country. When necessary, the Editorial Board may request justifications to explain the presence of the authors in the paper, as well as present the indication of the contribution made by each author. The authors will be identified in the paper sent for evaluation. The editors will remove the authors’ names before sending them to the reviewers, and the information will only be inserted into the articles after the paper is approved.

ABSTRACT: The text must begin on the second line after the item, it should be clear, concise and must explain the intended objective(s) seeking to justify their importance (without including references), the main procedures adopted, the most significant results and conclusions, with a maximum of 12 lines. Below it, on the second line after the item, should appear the KEYWORDS (at most six trying not to repeat the words in the title), written in small caps and bold. 

INTRODUCTION: This presents the topic to be discussed, its objectives and purposes, informing what methods were used, precise delimitation of the research in relation to the field of knowledge, periods covered, and other elements needed to situate the topic of the work, using recent bibliography (last 5 years) and, preferably periodicals.
 
MATERIAL AND METHODS: Depending on the nature of the work, a characterization of the experimental area must be inserted, clarifying the conditions under which the study was performed. When the methods are specifically known to be used, the reference alone will be enough, otherwise it is necessary to describe the procedures used and the adaptations made. Units of measure and symbols must follow the International System of Units.
 
RESULTS AND DISCUSSION: Illustrations (figures, charts and photographs, etc.) must be presented with sufficient size and details for the final composition, preferably in the same position in the text, and may be colored. Illustrations can have parts that are colored, and the caption below. They must be numbered successively with Arabic numerals. Tables: avoid long tables with superfluous data, adapt their sizes to the workspace of the paper and, as far as possible, place only horizontal continuous lines; their captions should be concise and self-explanatory, and should also present the title in English. All internal elements of Figures and Tables must be in English. In the discussion compare the results with the data obtained in the bibliography.
 
CONCLUSIONS: They should be based only on the results of the study. Avoid repeating the results in a subsequent listing, seeking to compare what was obtained with the initial objectives established. The conclusions should be written making it easier to interpret the article without the need to consult other items of the same.
 
ACKNOWLEDGMENT(S): insert it (them) when necessary concisely, after the conclusions.
 
REFERENCES: The references should be placed in alphabetic and normalized according to Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). All authors mentioned in the text and in tables, figures or illustrations should be referenced. Avoid citations of abstracts, unpublished papers and personal communications. It is suggested that at least 70% of the references be from the last 5 years and 70% from articles and periodicals.

AUTHORS CONTRIBUTION: The authors must present the individual contribution in the manuscript (in English, after the References).

APPENDICES AND SUPPLEMENTARY MATERIAL: Appendices should be identified as A, B, etc at the end of the manuscript. It is also possible to add supplementary information on-line in different files.

CITATIONS: All citations in the text should be in the list of References. The citations in the text should appear in small letters and, when inserted between parentheses at the end of the paragraph, should be in capital letters. If there are other citations of the same author(s), in the same year (other publications), they will be identified by small letters (a, b, c), after the year of publication. When there are three or more authors only the first author will be cited in the text, followed by et al, without italics, but in the final bibliographic list, the other names should also appear. When making a citation the work consulted directly is identified: the author and/or the work cited in this is indicated as follows: SILVA(2010) apud Santos (2012). If there are any doubts, consult the Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). It is advisable that before drafting the manuscript, the authors take an article published in the last issue of the journal as a formatting base.
 
Technical Note
 
It must present technological advances without presenting a hypothesis. When it is a case study, the conclusions should present propositions. It should be written in technical language, easy to understand, on an issue related to the fields of knowledge covered by the Journal, by author(s) showing experience on the subject matter, providing guidance for the different RBRH users. Only the presentation of articles that contribute to the subject is justified, not simply personal cases or cases with a limited interest. There is greater freedom  of style than for scientific articles, and technical notes should mostly contain the following items: Title, Author(s), Abstract, Keywords, Introduction, Description of the Subject, Conclusions and References. The authors’ identification will be included only after the article is accepted for publication. The articles must be written according to the same guidelines for Scientific Articles, with the following particularities;
The header of the first page should show the identification:: TECHNICAL NOTE,  in capital letters, underlined, bold, centered and spaced 1.1 cm from the top margin.

INTRODUCTION:  should contain a brief history, explaining the importance, the current status of the subject based on a review of literature, clearly presenting the purpose of the article.

DESCRIPTION OF THE SUBJECT: with different titles that can be divided into sub-items, one should discuss the subject, pointing out the theoretical bases, presenting experiences and recommendations, discussing and critiquing situations, based as much as possible on bibliography and technical standards.

CONCLUSIONS: when appropriate, they should be written clearly and concisely, consistent with the goals set.  It should not be a simple restatement simply presenting the other paragraphs of the article again.
 
EXAMPLES

CITATION IN THE TEXT

One author:
In paragraph  Silva (2000) or
Between parentheses: (Silva, 2000)
 

Two authors:
In paragraph Santos and Luz (2010) or
Between parentheses: (Santos & Luz, 2010)
 

Three or more authors:
In paragraph: Melo et al. (2012)
Between parentheses: (Melo et al., 2012)
 
Documents by the same author, published the same year:
In paragraph:  Brasil (2000a, 2000b) or
Between parentheses: (Brasil, 2000a, 2000b)

Citation with page number

One page: Santos & Luz (2010, p10)

Page interval: (Santos & Luz, 2010, pp. 11-21)
 

 
REFERENCES

Include only the references cited in the text, in tables and illustrations that have already been published, organized in alphabetic order by surname of author (s) and in capital letters. Use the typographic resource of italics to highlight the title of the work. At least 70% of the references should be from the last 5 years and 70% from articles in periodicals. If there is any doubt, consult the Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).
 
Examples:
ARTICLE IN A JOURNAL
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.
 
ARTICLE IN AN ON-LINE JOURNAL
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
 
BOOK
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.

BOOK CHAPTER

Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
 

DISSERTATIONS/THESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

ONLINE DISSERTATIONS/THESES
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php

PAPER PRESENTED AT EVENT
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO.

PAPER PRESENTED AT ONLINE EVENT
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf

 

LEGISLATION


Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

 

HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/

 

RBRH TEMPLATE Download[AP1]

 

Send of the manuscripts

 

Authors interested in submitting their manuscript to RBRH, should visit www.abrh.org.br/RBRH and follow the Instructions to Authors.

 

 [AP1] [AP1]Fazer link para arquivo RBRH TEMPLATE