Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 8 - Nº. 3 - JUL/SET - 2003
ARTIGO
Metodologia para Utilização do Traçador Fluorescente ?Rodamina B? no Estudo da Dispersão Superficial, Adaptada para Aplicação no Estuário da Lagoa dos Patos
Resumo:
O presente trabalho objetiva apresentar noções práticas de utilização do traçador fluorescente ?Rodamina B?, fornecendo subsídios a quem necessite valer-se de tal método sem possuir experiência anterior. A opção pelo método da medição da radiância em aerofotos, em detrimento do método da medição da fluorescência ?in situ?, prendeu-se fundamentalmente a duas questões: primeiro, a disponibilidade dos equipamentos e recursos necessários e, segundo, ao fato dos experimentos terem sido realizados na superfície da coluna d?água viabilizando a aplicação do método. Afim de adaptar o método à região e proporcionar o estudo de caso, foram utilizados dados de cruzeiros realizados em 1997 e 1998, na região sul do estuário da Lagoa dos Patos. A metodologia consistiu em gerar manchas superficiais e monitorar sua dispersão com o auxílio de fotografias aéreas e amostragem seqüencial da água, em transectos ortogonais sobre as manchas. As curvas contínuas de concentração de ?Rodamina B? foram obtidas através da correlação entre as absorbâncias determinadas nas amostras de água e as radiâncias extraídas das aerofotos, para pontos comuns. O trabalho apresenta os tipos de traçadores fluorescentes químicos mais comuns, sua aplicação e forma de escolha. Descreve o preparo em laboratório e os cuidados necessários para seu transporte e uso no campo. São apresentados, passo a passo, o planejamento do experimento, os equipamentos e infraestrutura necessários, a liberação do traçador, a coleta das amostras e a realização das aerofotos, bem como todo o trabalho posterior de tratamento e análise dos dados obtidos. Com os dados obtidos pode-se, também, determinar o coeficiente de difusão turbulenta da região e validar um modelo matemático de dispersão superficial, o que será motivo de outros artigos científicos. 
Palavras-chave: Lagoa dos Patos; Rodamine B, pollutant dispersion, chemical tracers, fluorescent tracers, oceanic tracers, estuary, Patos Lagoon. 

 

 

128 visualizações   28 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos