NEWSLETTER 23 | ABRIL DE 2021

EDITORIAL

Acreditamos que o desenvolvimento de um País está intimamente ligado à importância que a sua sociedade dá para o saneamento ambiental, água, esgoto, lixo e drenagem. A partir dos anos 90, temas ambientais entraram nas preocupações da Sociedade.

Ouvimos falar de sustentabilidade, da possível falta de água para as próximas gerações, de mudanças climáticas, nos comovemos com o impacto dos eventos extremos, nos indignamos quando nos deparamos com pessoas que vivem no e do lixo ou sem acesso à água.

O saneamento não é visível, em sua maior parte são obras enterradas, o que o torna menos fotogênico. E talvez por isso, nem sempre é tão bem compreendido pela Sociedade.

Precisamos fomentar políticas públicas integradas, leis convergentes, fortalecer, valorizar e renovar os quadros de órgãos gestores e ambientais, promover o ensino, a pesquisa, a ciência e a inovação tecnológica.

Fato é que a informação dinâmica, através de todos os seus meios, tornou a sociedade mais informada, consciente, disposta a entender e opinar sobre esse assunto assim como ocupar os espaços devidos para a correta tomada de decisão.

É justamente por isso que a ABRhidro, na realização de seu Simpósio Brasileiro, transbordará as 4 paredes do Pavilhão do Expominas para se integrar e conectar com a Sociedade.

O nosso ânimo é total ! E vem sendo renovado à medida que nos reunimos com a Comissão Organizadora Local e vivenciamos a articulação que o Governo do Estado de Minas Gerais está propondo para que MG se torne a Capital Nacional da Água em 2021.

Se ainda não se inscreveu no XXIV SBRH, recomendamos que o faça o quanto antes. O evento será realizado de forma híbrida, com número controlado de participantes presenciais e também com transmissão ao vivo para a Plataforma de Eventos da ABRhidro, por onde os inscritos com participação online assistirão.

Então, o que ocê tá esperando ?

Bora para BH ? Partiu uai !

 

A NOSSA ABRhidro CADA VEZ MAIOR

Número de seguidores em nossas redes sociais em 26/04/2021.
O crescimento porcentual comparando com o mês anterior é apresentado entre parênteses.

Instagram: 2.417 (5%)
Facebook: 10.515 (1%)
Youtube: 1820 (18%)
Twitter: 539 (1%)
Telegram: 728 pessoas nos 8 grupos existentes (8%)
Água em Pauta: 11.936 pessoas já assistiram os 10 webinars (8%)


Você já sabe que os livros editados pela ABRhidro são utilizados na formação acadêmica e profissional de todos aqueles que lidam direta ou indiretamente com o tema da água.

Queremos te relembrar que até o dia 30 de abril poderá aproveitar e adquirir o seu exemplar com 25% de desconto por meio do site da Associação: www.abrhidro.org.br

Dentro desse site estão divididos em 4 categorias:
? Lançamentos
? Coleção ABRhidro
? Coleção Métodos Numéricos
? Além de outros livros

Aproveite esse tempo que todos estamos em casa para fazer excelente leitura.

CONVIDADOS DO ÁGUA EM PAUTA NOS MOSTRAM AS RAZÕES QUE MG SERÁ A CAPITAL NACIONAL DA ÁGUA EM 2021

Com o tema ?Água em Pauta ? Múltiplas Dimensões: O que torna MG a Capital Nacional das Águas em 2021?, realizamos no dia 19 de abril a décima edição de nossa série de lives e webinars.

A construção de um grande evento como o Simpósio da ABRhidro exige muita articulação institucional, técnica e acadêmica, nem sempre esse trabalho é visto e notado pelos participantes.

A começar pela construção do temário, que nos remete à chamada de trabalhos, o desafio é compilar diversos assuntos em temas que os autores consigam enviar suas contribuições dentro de cada eixo.

Idem para a montagem da programação, que exige a definição dos assuntos assim também como dos convidados para que tenhamos uma visão completa, com múltiplos olhares.

Em sua apresentação o Professor Nilo Nascimento nos contou como tudo isso vem sendo desenvolvido no ambiente da Comissão Técnico-Científica.

Já na apresentação do Diretor-Presidente do IGAM, Marcelo Fonseca, pudemos entender melhor os aspectos políticos-institucionais que envolvem a realização do Simpósio.

Marcelo nos fez uma brilhante apresentação mostrando o sistema de gestão de recursos hídricos no Estado de Minas Gerais.

Ele nos relembrou que o sistema mineiro é anterior à Política Nacional de Recursos Hídricos, a Lei 9433/1997.

Diante do desafio da extensão territorial, o Estado de Minas Gerais tem 36 Comitês de Bacias Hidrográficas. Estão próximos de concluir todos os Planos de Bacia e criaram o índice de avaliação de efetividade do planejamento, que permitirá checar como está a implementação dos Planos.

Porém integrar a gestão em 36 CBHs tornou-se desafiador, com isso, diante das semelhanças criaram 7 novas unidades de gestão.

Por ordem do Governo do Estado, a cobrança pelo uso da água deverá ser implementada em todo Estado nos próximos 2 anos, atualmente 12 Comitês já implementaram a cobrança.

Finalizou reafirmando a importância de receberem o XXIV SBRH em Minas Gerais para que outras experiências sejam ouvidas, aprendidas e implementadas.

O Professor Rodrigo Cauduro Dias de Paiva foi o Debatedor desse Água em Pauta e nos contou de sua experiência enquanto Presidente da Comissão Técnico-Científica do último Simpósio, realizado no ano de 2019 em Foz do Iguaçu. Parabenizou a Comissão Organizadora e a Comissão Técnico-Científica pelo empenho e pelas ações até o momento e afirmou estar certo do enorme sucesso do Simpósio em MG.

O Água em Pauta foi moderado pela Presidente da ABRhidro, Professora Synara Olendzki Broch.

JÁ PREPAROU O SEU TRABALHO TÉCNICO
PARA O XXIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE
RECURSOS HÍDRICOS?

No ano de 2019 a ABRhidro recebeu 1523 trabalhos técnicos para o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

A expectativa para a edição de 2021 é de 1800 trabalhos, um crescimento significativo.

Esse número se comprova factível diante do estudo feito no evento regional e nos eventos temáticos promovidos pela ABRhidro no ano de 2020.

Relembramos que as normas de edição estão publicadas no site www.abrhidro.org.br/xxivsbrh, por onde os autores poderão também submetê-los.

O prazo final para envio de trabalhos técnicos
expira em 24/05.


Aguardamos a sua contribuição !

ANUIDADE DA ABRhidro

Os boletos das anuidades de 2021 da ABRhidro já foram enviados a todos os sócios, pague já a sua anuidade e continue participando da nossa Comunidade Brasileira da Água.


Para mais informações, acesse: www.abrhidro.org.br

Siga a ABRhidro nas Redes Sociais:

UTF-8