CT Irrigação

Eventos

Embora se trate de uma comissão nova, já se possui ações realizadas voltadas aos objetivos desta comissão. Em 15 de junho, o Núcleo de Engenharia de Água e Solo, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o IF Baiano realizaram o FÓRUM “ÁGUA É MAIS”: novos caminhos para o uso inteligente da água na agricultura irrigada, no qual se objetivou justamente a busca de uma melhor compreensão da integração dos usuários da água, em especial atenção ao segmento da agricultura irrigada. Na realização deste evento já contamos com o valioso apoio da ABRhidro.

As duas mesas redondas realizadas estão disponibilizadas no site https://www.aguaemais.com.br/

Também visando o mesmo objetivo já foram produzidos três vídeos, os quais estão disponíveis no site https://sites.google.com/view/gprhidro/

 

Proposta de organização de eventos técnico-científicos

Considera-se que, diante do êxito obtido no Fórum “ÁGUA É MAIS”, realizado em junho de 2021, existe espaço para que novos eventos sejam realizados, não apenas afetas aos objetivos próprios da própria comissão, mas, também, buscando a integração com outros segmentos usuários. Já existem contatos preliminares para a realização, em 2022, de um simpósio conjunto com a comissão de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

Com a consolidação da comissão se acredita que diversos produtos possam ser disponibilizados, não apenas no âmbito de publicações de caráter científico, mas, também, diversos outros produtos que possam advir das ações da comissão, como, por exemplo: material de conscientização e divulgação (textos, vídeos, etc), softwares, desenvolvimento de metodologias, etc.

Proposta de atividade durante o SBRH 

Considerando a exiguidade de tempo até a realização do próximo Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (novembro de 2021), acredita-se que não haverá tempo suficiente para a realização de eventos externos à comissão durante este simpósio, entretanto se considera que esta data constituirá um importante marco para a consolidação da comissão, devendo, conforme o andamento da aprovação da comissão, o XXIV SBRH constituir o período para a implantação formal da comissão.

Acredita-se que não só para o XXV SBRH, mas, também durante o interstício dos dois eventos se possa realizar eventos diretamente relacionados aos objetivos da comissão, mas, também, voltados à interação com outros segmentos usuários e ao aperfeiçoamento de sistemas voltados ao planejamento e gestão de recursos hídricos. Conforme já descrito anteriormente, já existem contatos preliminares para a realização, em 2022, de um simpósio conjunto com a comissão de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. 

Proposta de outras atividades 

Dar continuidade aos vídeos já produzidos e disponíveis no site https://sites.google.com/view/gprhidro/

Produção de eventos como o fórum ÁGUA É MAIS, com o qual se objetivou justamente a busca de uma melhor compreensão da integração dos usuários da água, em especial no segmento da agricultura irrigada, e cujas duas mesas redondas realizadas estão disponibilizadas no site https://www.aguaemais.com.br/

Produção de materiais de conscientização da importância relativa à necessidade da consideração das especificidades relacionadas ao uso da água pela agricultura irrigada, e de que esta respeite os princípios relativos à análise da renovação da água pelo ciclo hidrológico no processo de planejamento e gestão de recursos hídricos.

Produção de uma rede para a discussão contínua das questões afetas ao uso da água na agricultura irrigada, sua interação com outros segmentos usuários e influências sobre o planejamento e gestão de recursos hídricos.

 

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS: ABRHidro - RBRH ABRHidro - REGA

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970
Instagram
Facebook
X
Linkedin
Spotify
Youtube

Contato

Graciela Schmidt Disconzi
(55) 99133 5038
abrhidro@abrhidro.org.br

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970
Desenvolvido por Pierin.com