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REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919

Instrução aos autores para submissão de artigo – Revista de Gestão de Águas da América Latina – REGA -

 

 

 

Política Editorial

Os artigos deverão ser escritos em português. Aceitam-se artigos em espanhol e em inglês devendo obrigatoriamente conter o TÍTULO, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE em português.

O artigo enviado não deve estar em processo de submissão para outra revista ou agência para publicação, e não deverá ter sido publicado anteriormente, exceto como um resumo para um evento científico. De acordo com o parágrafo único do artigo 2º das Regras da REGA, o escopo da Revista abrange assuntos relacionados às seguintes áreas: hidráulica, relações entre recursos hídricos e saneamento ambiental, água urbana, hidrometeorologia, irrigação, drenagem, quantidade de água e gestão da qualidade, energia hidrelétrica, limnologia, hidrogeologia, erosão, sedimentação, tecnologias ambientais, medições e instrumentação de recursos hídricos.

O manuscrito deverá ser enviado pela internet para o seguinte endereço: http://www.abrh.org.br/rega de acordo com as instruções de uso. Deve ser submetido arquivo separado intitulado Filiação e Contribuição dos Autores, onde é apresentado os nomes dos autores e quais as contribuições individuais de cada um para o manuscrito apresentado. Além da identificação dos autores via sistema, é solicitado que (também via sistema) o arquivo seja enviado em Doc com o nome completo e afiliação dos autores (instituição, município, estado, país, email, ORCID) e descrição das contribuições individuais. Esta informação será usada se o artigo for aceito para publicação. O autor deve concordar com as seguintes condições (através do sistema) quando o manuscrito é enviado: assumir a responsabilidade pelos demais autores, se houver, como co-responsáveis pelo conteúdo técnico-científico do artigo, conforme o artigo 5º da Lei nº 9610, sobre direitos autorais.

Os manuscritos subdivididos em partes I, II, etc, devem ser registrados separadamente, mas serão submetidos aos mesmos revisores. Os manuscritos podem conter figuras coloridas (figuras, gráficos, gráficos e outros), mas o tamanho máximo permitido do arquivo completo é de 30Mb (Megabytes). Manuscritos que não seguem estas diretrizes serão devolvidos aos autores para corrigir os problemas. A classificação dos manuscritos enviados como Científicos / Técnicos, e que os Editores e/ou Revisores interpretam como estando no estilo de uma Nota Técnica deve ser alterada, e eles serão reavaliados se as alterações forem solicitadas. Se os autores não concordarem com a alteração da Nota Técnica, o manuscrito será rejeitado.

Conflito de interesse

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O revisor ad hoc deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 

Sistema de Processamento e Revisão por Pares / Critérios para arbitragem

Os manuscritos são enviados a dois revisores para avaliação e devem apresentar uma contribuição técnica e científica para a comunidade.

Os manuscritos deverão ser submetidos através do sistema eletrônico da REGA para submissão de manuscritos em http://www.abrh.org.br/rega, onde o autor responsável será informado, bem como todos os dados para a identificação dos coautores. O manuscrito recebido será tratado de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Editorial da Revista.

O processo de revisão de manuscritos no REGA é meticuloso. Revisores voluntários aplicam seus conhecimentos e dedicam muitas horas de seu precioso tempo para garantir que os artigos sejam publicados dentro de um período definido e serão apropriados para publicação na REGA.

Revisão técnica: Os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das regras de publicação e documentação necessárias para apresentação dos manuscritos. Caso não estejam de acordo com as instruções, elas serão devolvidas aos autores para adaptá-las ao escopo da revista. Se o manuscrito não estiver dentro dos parâmetros esperados, ele será devolvido ao autor correspondente pelo Editor Chefe.

Pré-análise: os manuscritos aprovados pela revisão técnica serão submetidos aos Editores Associados para apreciação quanto à sua adequação ao escopo da revista. Se o manuscrito não estiver dentro dos parâmetros esperados, ele será devolvido ao autor correspondente pelo Editor Chefe.

Análise de mérito e conteúdo: os manuscritos aprovados pelos Editores Associados serão avaliados por mérito e método científico por pelo menos dois repórteres ad-hoc de unidades que não são aquelas de onde vem o artigo, além do Editor Chefe. O Editor Chefe decidirá se o manuscrito será aceito. Quando o original tiver que ser revisado, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para modificação. Uma versão revisada com as alterações feitas será reenviada pelos autores e reavaliada pelo Editor Chefe, Editores Associados e revisores conforme necessário. Os manuscritos que foram recusados, mas que poderiam ser reformulados, podem retornar como um novo artigo, iniciando outro processo de julgamento.

Tanto os avaliadores quanto os autores, ao longo do processamento da submissão de artigos, podem ser identificados pela outra parte.

Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores e não são obrigados a refletir a opinião do Editor Chefe ou do Conselho Editorial.

 

Conselho Editorial

O conselho editorial da REGA é composto pelo Editor Chefe, Editores Associados e Editor Executivo (Veja no Conselho Editorial). O Editor Executivo é a principal pessoa responsável por seguir o processo de revisão do manuscrito no REGA, convidando Revisores e informando os Autores, e assim ajudando os Editores Associados no processo. O Editor Chefe, além de estabelecer diretrizes para o REGA, também está envolvido em casos polêmicos e analisando apelos de autores sobre a Decisão Editorial.

 

Recursos contra uma decisão editorial

O(s) autor (es) pode(m) recorrer de uma decisão editorial para rejeitar um manuscrito. Este procedimento deve ser realizado através do sistema, utilizando a opção “Enviar E-mail”, para o manuscrito rejeitado. Os autores devem fornecer elementos que justifiquem o recurso que será analisado pelo Editor Associado e pelo Editor Chefe. Se o recurso for aceito, o processo de revisão do manuscrito pode ser reaberto.

 

Declaração de Direito Autoral

No ato do envio do artigo, observe que os autores, ao concederem a Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro (editora da REGA) o direito de publicar o trabalho e aceitam os termos e condições da licença CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/); que permite a ABRHidro reproduzir, distribuir, executar publicamente, criar adaptações e usar comercialmente a obra, se declarada pelo autor. A ABRHidro tem o direito exclusivo de determinar todos os aspectos técnicos da publicação, incluindo a forma de distribuição. Além disso, os autores concedem a ABRHidro uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira:

 1.      Armazenar o trabalho em formato eletrônico, distribuir partes de todo ou todo o trabalho com o objetivo de promover a ABRHidro por meio de redes de computadores e outras mídias digitais; gravar o trabalho de qualquer forma, incluindo mídia digital, e reproduzi-lo de qualquer forma, inclusive mídia digital;

2.      registrar o trabalho na memória de computadores públicos localizados no escritório da ABRHidro (ou salas utilizadas pela ABRHidro);

3.      disponibilizar o trabalho e enviá-lo através de redes multimídia, esp. Internet e Intranet on-line, sob demanda, inclusive disponibilizando o trabalho publicamente, para que qualquer pessoa possa obter acesso ao trabalho ou a suas partes, onde e quando for conveniente para eles.

 

Atribuição Creative Commons (CC BY): permite que outras pessoas distribuam e copiem o artigo, para criar extratos, resumos e outras versões revisadas, adaptações ou trabalhos derivados de ou de um artigo (como uma tradução), para incluir em um trabalho coletivo ( como uma antologia), para extrair texto ou dados do artigo, mesmo para fins comerciais, desde que creditem o(s) autor(es), não representem o autor como endossando sua adaptação ao artigo e não modifiquem o artigo em de maneira a prejudicar a honra ou a reputação do autor.   

 

Direitos de Autor

Para a publicação de acesso aberto, a REGA usa um contrato de licença exclusivo. Os autores manterão os direitos autorais juntamente com os direitos de uso acadêmico e a REGA receberá direitos de publicação e distribuição.

 

Política de auto arquivamento do autor

A REGA permite e incentiva os autores a postar itens submetidos à revista em sites pessoais e repositórios institucionais ou financiadores após a publicação. A versão final publicada em PDF deve ser usada e os detalhes bibliográficos que creditam a publicação nesta revista devem ser incluídos.

 

Formato do arquivo

O texto deve ser compatível com o formato do editor do Microsoft Word (Doc ou Docx). As seguintes diretrizes devem ser obedecidas:

 

Configuração da página

Tamanho do papel: A4 (210x297 mm);

Colunas: Uma coluna

Espaço entre linhas: simples;

Figuras ou tabelas que excedam a largura de uma coluna devem ser inseridas em uma seção no final do artigo ou em um arquivo anexado;

As equações não devem exceder a largura de uma coluna;

Numere as páginas e não use cabeçalhos, rodapés ou notas de rodapé;

Numere as linhas de cada página;

O nome do documento que contém o artigo em formato Word não deve conter partes ou nomes completos do autor principal e / ou co-autores;

Fontes - texto e tabelas: fonte Garamond de 10 pontos; títulos de tabelas e figuras: 9 pontos Garamond negrito; outros títulos: 11 pontos Garamond negrito

Ilustrações e tabelas - Largura recomendada para figuras: uma coluna no manuscrito; tamanho máximo: 17 x12 cm; As linhas usadas nas figuras e gráficos não devem ser muito finas e os textos e legendas não devem ser muito pequenos ou muito grandes em relação ao tamanho da figura; Legendas: fotos tracejadas ou em escala de cinza, em preto e branco; os artigos podem ser impressos em cores; Tente criar tabelas que se encaixem em uma coluna do manuscrito ou, no máximo, metade de uma página; As figuras devem ser incluídas no texto e enviadas em arquivo separado em formato TIFF, JPEG, PCX, GIF ou BMP, com resolução mínima de 300 dpi.

Equações: Sempre que possível, prepare caracteres matemáticos e equações usando o Microsoft Equation disponível em todas as versões do Word no Microsoft Office, 2003. Os usuários do Word 2007/2010 podem enviar arquivos no formato Docx e usar o novo editor de equações disponível nessas versões.

Referências

Todas as referências devem ser citadas no texto e vice-versa;

As citações no texto devem ser em letras minúsculas e referências em letras maiúsculas.

 

Artigo Científico / Técnico

Isso se refere ao relatório de uma pesquisa original, com uma hipótese bem definida, favorecendo tópicos inovadores. Os textos devem cobrir os itens destacados em letras maiúsculas e em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando dois espaços (duas vezes ENTER) após o item anterior e um espaço (um único ENTER) para iniciar o texto na seguinte ordem: para um artigo em português ou espanhol: título (português ou espanhol); nome dos autores, abstract (abstract), palavras-chave (palavras chave); título (inglês), resumo e palavras-chave. Para um artigo em inglês: título (inglês), nome dos autores; resumo, palavras-chave; título (português), resumo e palavras chave. Para garantir que a análise por pares seja cega, os trabalhos submetidos devem ser apresentados sem autores e notas de rodapé.

TÍTULO: centralizado; deve ser claro e conciso, permitindo a identificação imediata do conteúdo do artigo, tentando evitar palavras como: análise, estudo e avaliação. Os manuscritos devem apresentar o título em português e inglês, possibilitando a apresentação de um resumo bilíngue.

AUTORES: O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando apenas pessoas que realmente participaram do artigo e são capazes de responder por ele integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar filiação completa, indicando a instituição, cidade, estado e país. Quando necessário, o Conselho Editorial poderá solicitar justificativas para explicar a presença dos autores no trabalho, bem como apresentar a indicação da contribuição de cada autor. Os autores serão identificados no artigo enviado para avaliação. Os editores removerão os nomes dos autores antes de enviá-los aos revisores, e as informações só serão inseridas nos artigos depois que o artigo for aprovado.

RESUMO: O texto deve começar na segunda linha após o item, deve ser claro, conciso e deve explicar o (s) objetivo (s) pretendido (s) buscando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais significativos e conclusões, com um máximo de 12 linhas. Abaixo, na segunda linha após o item, deve aparecer o KEYWORDS (no máximo seis tentando não repetir as palavras no título). escrito em letras minúsculas e negrito. Uma versão completa do ABSTRACT em inglês deverá apresentar a seguinte distribuição: TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS.

INTRODUÇÃO: Apresenta o tema a ser discutido, seus objetivos e finalidades, informando quais métodos foram utilizados, delimitação precisa da pesquisa em relação ao campo do conhecimento, períodos abrangidos, e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, utilizando bibliografia recente (últimos 5 anos) e, preferencialmente, periódicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, esclarecendo as condições sob as quais o estudo foi realizado. Quando os métodos são especificamente conhecidos para serem usados, a referência por si só será suficiente, caso contrário, é necessário descrever os procedimentos utilizados e as adaptações feitas. Unidades de medida e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ilustrações (figuras, gráficos e fotografias, etc.) devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferencialmente na mesma posição no texto, e podem ser coloridas. As ilustrações podem ter partes coloridas e a legenda abaixo. Eles devem ser numerados sucessivamente com algarismos arábicos. Tabelas: evite mesas longas com dados supérfluos, adapte seus tamanhos ao espaço de trabalho do papel e, na medida do possível, coloque somente linhas horizontais contínuas; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas, e também devem apresentar o título em inglês. Fotografias podem ser coloridas. Na discussão compare os resultados com os dados obtidos na bibliografia.

CONCLUSÕES: Eles devem ser baseados apenas nos resultados do estudo. Evite repetir os resultados em uma listagem subsequente, buscando comparar o que foi obtido com os objetivos iniciais estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo sem a necessidade de consultar outros itens do mesmo.

AGRADECIMENTO (S): inseri-lo (s) quando necessário de forma concisa, após as conclusões.

REFERÊNCIAS: As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e normalizadas de acordo com as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).  Deve ser referenciado todos os autores mencionadas no texto e em tabelas, figuras ou ilustrações. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Sugere-se que pelo menos 70% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos.

CITAÇÕES: Todas as citações no texto devem constar da lista de Referência. As citações no texto devem aparecer em letras minúsculas e, quando inseridas entre parênteses no final do parágrafo, devem estar em letras maiúsculas, existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), a mesma será identificada com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., sem italico, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2010) apud Santos (2012). Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). É aconselhável que, antes de redigir o artigo, os autores tomem como base de formatação um artigo publicado no último número da revista.


 

Nota técnica

Deve apresentar avanços tecnológicos sem apresentar uma hipótese. Quando se trata de um estudo de caso, as conclusões devem apresentar proposições. Deve ser escrito em linguagem técnica, de fácil compreensão, sobre um assunto relacionado aos campos de conhecimento cobertos pela Revista, pelo (s) autor (es) apresentando experiência sobre o assunto, orientando os diferentes usuários da REGA. Apenas a apresentação de artigos que contribuem para o assunto é justificada, não apenas casos pessoais ou casos com interesse limitado. Há maior liberdade de estilo do que para artigos científicos, e as notas técnicas devem conter principalmente os seguintes itens: Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Descrição do Sujeito, Conclusões e Referências. A identificação dos autores será incluída somente após o artigo ser aceito para publicação. Os artigos devem ser escritos de acordo com as mesmas diretrizes para artigos científicos, com as seguintes particularidades;

O cabeçalho da primeira página deve mostrar a identificação: NOTA TÉCNICA, em letras maiúsculas, sublinhado, negrito, centrado e espaçado a 1,1 cm da margem superior.

INTRODUÇÃO: deve conter um breve histórico, explicando a importância, o estado atual do assunto com base em uma revisão da literatura, apresentando claramente o objetivo do artigo.

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discutir o assunto, apontando as bases teóricas, apresentando experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se, tanto quanto possível, em bibliografia e padrões técnicos.

CONCLUSÕES: quando apropriado, devem ser redigidos de forma clara e concisa, de acordo com as metas estabelecidas. Não deveria ser uma simples reformulação simplesmente apresentando os outros parágrafos do artigo novamente.

 

EXEMPLOS

 

CITAÇÕES NO TEXTO

 
Um autor
No parágrafo Silva (2000) ou
Entre parênteses(Silva, 2000)
Dois autores
No parágrafo Santos e Luz (2010) ou
Entre parênteses(Santos & Luz, 2010)
Três ou mais autores:
No parágrafoMelo et al. (2012) ou
Entre parênteses (Melo et al., 2012)
 
Documentos do mesmo autor publicados no mesmo ano:
No parágrafo Brasil (2000a, 2000b) ou
Entre parênteses(Brasil, 2000a, 2000b)

 

REFERÊNCIAS

Incluir apenas as referências citadas no texto, em tabelas e ilustrações já publicadas, organizadas em ordem alfabética por sobrenome de autor (es) e em letras maiúsculas. Use o recurso tipográfico de itálico para destacar o título do trabalho. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 70% de artigos em periódicos. Se houver alguma dúvida, consulte as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).

 

Exemplos:
ARTIGO DE PERIÓDICO
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.
 
ARTIGO DE PERIÓDICOON-LINE
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
 
LIVRO
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.

CAPÍTULO DE LIVRO
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Autor distinto da obra no todo
RUIZ, H. A.; FERREIRA, P. A.; ROCHA, G. C.; BORGES JUNIOR, J. C. F. Transporte de solutos no solo. In: van LIER, Q. J. Física do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. cap. 6, p. 213-240.
 
DISSERTAÇÕES/TESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
 
DISSERTAÇÕES/TESES ON-LINE
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ON-LINE
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf

DOCUMENTOS LEGAIS
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/

Instrucción a los autores para sumisión de papers – Revista de la Gestión de Aguas de la América Latina – REGA

 

Política Editorial

Los artículos deberán de ser escritos en portugués. Son aceptos artículos en español y en inglés debiendo obligatoriamente contener el TÍTULO, RESUMEN y las PALABRAS-CLAVE en portugués.

El artículo enviado no debe de estar en proceso de sumisión para otro periódico o agencia para publicación, tampoco puede estar publicado anteriormente, excepto como un resumen para un evento científico. De acuerdo con los párrafos únicos de los artículos 2º de las Reglas de la REGA, el alcance de la Revista comprende los asuntos relativos a las siguientes áreas: hidráulica, irrigación, drenaje, cantidad del agua y gestión de la calidad, energía hidroeléctrica, limnología, hidrogeología, erosión, sedimentación, tecnologías ambientales, mediciones y instrumentación de los recursos hídricos.

El manuscrito deberá de ser enviado por la internet para la dirección http://www.abrh.org.br/rega, de acuerdo con las instrucciones del uso. Los nombres deben de ser enviados en archivo en separado, intitulado Filiación y Contribución de los Atores, donde es presentado los nombres de los autores y sus contribuciones individuales en el manuscrito presentado. Así, además de la identificación de los autores por el sistema, debe de ser enviado un archivo en .doc con el nombre completo, afiliaciones de los autores (institución, municipio, estado, país, email y ORCID) y la descripción de sus contribuciones individuales. Esa información es utilizada si el manuscrito es acepto para publicación.  Los autores deben de concordar con las siguientes condiciones (por el sistema), cuando el manuscrito es enviado:

Asumir la responsabilidad de los demás autores, cuando haber, como corresponsable por el contenido técnico científico del manuscrito, conforme el artículo 5º de la Ley 9610, sobre los directos de los autores.

Los manuscritos subdivididos en partes I, II, deben de ser registrados en separado, pero son sometidos a los mesmos homólogos.  El manuscrito puede contener figuras coloridas (imágenes, gráficos, entre otros), pero el tamaño máximo permitido para el archivo completo es de 30 Mb (Megabytes). Manuscritos que no sigan esas directrices serán devueltos a los autores para arreglar los problemas. La clasificación de los manuscritos enviados como científicos / técnicos, y que los revisores y editores interpreten como una Nota Técnica deben de ser alterados. Estos serán reevaluados, si las alteraciones solicitadas fueran hechas. Caso los autores no concuerden con las alteraciones para Nota Técnica, el manuscrito es rechazado.

 

Conflicto de interés

La confiabilidad pública en el proceso de revisión por homólogos y la credibilidad de los artículos publicados dependen en parte de como los conflictos de intereses son administrados durante la redacción, revisión por homólogos y las decisiones de los editores.

Cuando los atores someten un manuscrito, ellos son los responsables por reconocer y revelar conflictos financieros o de otra naturaleza que pueden tener influido en su trabajo. Los actores deben reconocer los manuscritos todo el apoyo financiero para el trabajo y otras conexiones financieras o personales con relación a la pesquisa. El revisor ad hoc debe de revelar a los editores cualesquiera conflictos de interés que pueden influir en sus opiniones sobre el manuscrito, y cuando sea el caso, declararse calificado o no para la revisión.

 

Sistema de Procesamiento y Revisión por homólogos / Criterios de arbitraje

Los manuscritos son enviados a dos homólogos para la evaluación y deben de presentar una contribución técnica y científica para la comunidad.

Los manuscritos deberán de ser sometidos por el sistema electrónico de la REGA en el enlace http://www.abrh.org.br/rega, donde el autor responsable sea informado, así como todos los datos para la identificación de los coautores. El manuscrito recibido será tratado de acuerdo con los procedimientos establecidos por el Consejo Editorial de la Revista.

El proceso de revisión del manuscrito en la REGA es meticuloso. Homólogos voluntarios aplican sus conocimientos y dedican muchas horas de su tiempo para garantizar que los artículos sean publicados dentro de un período definido y serán apropiados para la publicación en el periódico.

Revisión técnica: los trabajos serán evaluados primeramente con relación al cumplimiento de las reglas de publicación y documentación necesarias para presentación de los manuscritos.  Caso no estén de acuerdo con las instrucciones, ellos serán devueltos a los autores para adaptarlos al ámbito de la revista. Si el manuscrito no estuviera dentro de los parámetros esperados, el será devuelto al autor correspondiente por el Editor en Jefe.

Análisis previo y contenido: los manuscritos aprobados por la revisión técnica serán sometidos a los Editores Asociados para apreciación de su adecuación al alcance de la revista. Si el manuscrito no esté dentro de los parámetros esperados, el será devuelto al autor correspondiente por el Editor en Jefe.  

Análisis de mérito y contenido: los manuscritos aprobados por los Editores Asociados serán avaluados por mérito y método científico, por lo menos por dos revisores ad-hoc de instituciones que no son las mismas de envío del manuscrito, además del Editor en Jefe. El Editor en Jefe deliberará si el manuscrito va a ser acepto. Cuando el original tener que ser revisado, el manuscrito será devuelto a los autores correspondientes para modificaciones. Una versión revisada con las alteraciones hechas será reenviada por los autores y reevaluada por el Editor en Jefe, Editores Asociados y revisores, acorde la necesidad.

Tanto los evaluadores cuanto los autores, durante el proceso de la sumisión del manuscrito, pueden ser identificados por la otra parte.

Los conceptos emitidos nos trabajos publicados serán de responsabilidad exclusiva de los autores y no son obligados a reflexionar la opinión del Editor en Jefe o del Consejo Editorial.

 

Consejo Editorial

El consejo editorial de REGA es compuesto por Editor en Jefe, Editores Asociados y Editor Ejecutivo (mire en Consejo Editorial). El Editor Ejecutivo es la principal persona responsable por seguir el proceso de revisión del manuscrito en REGA, convidando revisores y informando los Autores, así, ayudando los Editores Asociados en el proceso. El Editor en Jefe, además de establecer las directrices para la REGA, también está involucrado en casos polémicos y analiza apeles de autores sobre la decisión editorial.

 

Recursos contra una decisión editorial

Lo (s) autor (es) puede (m) recurrir de una decisión editorial para rechazar un manuscrito. Este procedimiento debe ser realizado por el sistema, utilizando la opción “Enviar E-mail”, para el manuscrito rechazado. Los autores deben de fornecer elementos que justifiquen el recurso que será evaluado por el Editor Asociado y por el Editor en Jefe. Si el recurso es acepto, el proceso de revisión de manuscrito puede ser reabierto.

 

Declaración de derechos de autor

Al enviar el manuscrito, tenga en cuenta que los autores, al otorgar a la Asociación Brasileña de Recursos Hídricos - ABRHidro (editor de REGA) el derecho de publicar el trabajo y aceptar los términos y condiciones de la licencia CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/); lo que permite a ABRHidro reproducir, distribuir, ejecutar públicamente, crear adaptaciones y usar el trabajo comercialmente, si el autor lo declara. ABRHidro tiene el derecho exclusivo de determinar todos los aspectos técnicos de la publicación, incluida la forma de distribución. Además, los autores otorgan a ABRHidro una licencia no exclusiva para utilizar el trabajo de la siguiente forma:

 1. Almacenar el trabajo en formato electrónico, distribuir partes del todo o todo el trabajo con el objetivo de promover ABRHidro por las redes informáticas y otros medios digitales; grabar el trabajo en cualquier forma, inclusos los medios digitales, y reproducirlos en cualquier forma, incluidos los medios digitales;

2. registrar el trabajo en la memoria de los ordenadores públicos ubicados en la oficina de ABRHidro (o salas utilizadas por ABRHidro);

3. Hacer el trabajo disponible y enviarlo por las redes multimedia, especialmente. Internet e Intranet en línea, bajo demanda, incluyendo hacer que el trabajo esté disponible públicamente, para que cualquiera pueda acceder al trabajo o sus partes, donde y cuando sea conveniente para ellos.

 

Atribución de Comunes Creativos (CC BY): permite a otras personas distribuir y copiar el artículo, crear extractos, resúmenes y otras versiones revisadas, adaptaciones u obras derivadas de un artículo (como una traducción), para incluir en un trabajo colectivo ( como antología), para extraer texto o datos del artículo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando acrediten al autor (es), no representan al autor como acreditando su adaptación al artículo y no modifican el artículo de manera que perjudique el honor o la reputación del autor.

 

Derechos del autor

Para la publicación de acceso abierto, la REGA utiliza un contrato de licencia exclusivo. Los autores conservarán los derechos de autor junto con los derechos de uso académico y REGA recibirá los derechos de publicación y distribución.

 

Política de auto archivamiento del autor

REGA permite y estimula a los autores a publicar artículos enviados a la revista en páginas web personales y repositorios institucionales o financiadores después de la publicación. La versión final publicada en PDF debe de ser utilizada y se deben incluir los detalles bibliográficos que acreditan la publicación en esta revista.

 

Formato de archivo

El texto debe de ser compatible con el formato del editor de Microsoft Word (Doc o Docx). Las siguientes pautas deben de ser obedecidas:

 

Configuración de la página

Tamaño del papel: A4 (210x297 mm);

Columnas: una columna;

Espacio entre líneas: simple;

Las figuras o tablas que excedan el ancho de una columna deben de insertarse en una sección al final del manuscrito o en un archivo adjunto;

Las ecuaciones no deben exceder el ancho de una columna;

Numerar las páginas y no usar encabezados, pies de página o notas al pie;

Numerar las líneas en cada página;

El nombre del documento que contiene el manuscrito en formato .doc o .docx no debe de contener partes o nombres completos del autor principal y / o coautores;

Fuentes - texto y tablas: fuente Garamond de 10 puntos; títulos de tablas y figuras: fuente Garamond, 9 puntos, en negrita; otros títulos: Garamond, 11 puntos, en negrita.

Ilustraciones y tablas – El ancho recomendados para figuras: una columna en el manuscrito; tamaño máximo: 17 cm x 12 cm; Las líneas utilizadas en las figuras y gráficos no deben de ser demasiado delgadas y los textos y leyendas no deben ser demasiado pequeños o demasiado grandes en relación con el tamaño de la figura; Leyendas: fotos discontinuas o en escala de grises, en blanco y negro; los artículos pueden se imprimidos en colores; Intente crear tablas que se ajusten a una columna del manuscrito o, como máximo, media página; Las figuras deben incluirse en el texto y enviarse en un archivo separado en formato TIFF, JPEG, PCX, GIF o BMP, con una resolución mínima de 300 dpi.

Ecuaciones: siempre que sea posible, utilice caracteres matemáticos y ecuaciones en el Microsoft Equation disponible en todas las versiones de Word en Microsoft Office, 2003. Los usuarios de Word 2007/2010 pueden enviar archivos en formato Docx y usar el nuevo editor de ecuaciones disponible en estas versiones.

Referencias

Todas las referencias deben de ser citadas en el texto y viceversa;

Las citas en el texto deben estar en minúsculas y las referencias en mayúsculas.

 

Artículo científico / técnico

Esto se refiere al informe de una investigación original, con hipótesis bien definidas, que favorece temas innovadores. Los textos deben de cubrir los elementos resaltados en letras mayúsculas y en negrita, sin párrafo y sin numeración, dejando dos espacios (dos veces ENTER) después del elemento anterior y un espacio (un solo ENTER) para comenzar el texto en el siguiente orden para un manuscrito en portugués o español: título (portugués o español), nombres de los autores, resumen, palabras clave; título (inglés), abstract (inglés) y key words (inglés). Para un manuscrito en inglés: título (inglés), nombres de los autores; absract (inglés), key words (inglés); título (portugués), resumen (portugués) y palabras clave (portugués). Para garantizar que la revisión por homologas sea a ciegas, en los trabajos presentados no deben de contener los autores y notas al pie.

TÍTULO: centralizado; debe de ser claro y conciso, permitiendo la identificación inmediata del contenido del manuscrito, evitar las palabras como: análisis, estudio y evaluación. Los manuscritos deben de presentar el título en portugués e inglés, permitiendo la presentación de un resumen bilingüe.

AUTORES: El número de autores debe de mantenerse al mínimo, teniendo en cuenta solo a las personas que realmente participaron en el manuscrito y que pueden responderlo en su totalidad o en partes esenciales. Los autores deben presentar una afiliación completa, indicando la institución, ciudad, estado y país. Cuando sea necesario, el Consejo Editorial puede solicitar justificaciones para explicar la presencia de los autores en el trabajo, así como presentar la indicación de la contribución de cada autor. Los autores serán identificados en el manuscrito enviado para evaluación. Los editores eliminarán los nombres de los autores antes de enviarlos a los revisores, y la información solo se insertará después de que el artículo sea aprobado.

RESUMEN: El texto debe de empezar en la segunda línea después del elemento, debe de ser claro, conciso y explicar el (los) objetivo(s) previsto(s) que buscan justificar su importancia (sin incluir referencias), los principales procedimientos adoptados, los resultados más significativos y conclusiones, con un máximo de 12 líneas. Abajo, en la segunda línea después del elemento, deben de aparecer las PALABRAS CLAVE (como máximo seis, intentando no repetir las palabras del título), escrito en minúsculas y negrita. Después, una versión completa del ABSTRACT en inglés debe tener la siguiente distribución: TITLE, ABSTRACT y KEYWORDS.

INTRODUCCIÓN: Presenta el tema a ser discutido, sus objetivos y propósitos, informando qué métodos fueron utilizados, delimitación precisa de la investigación en relación con el campo del conocimiento, períodos cubiertos y otros elementos necesarios para situar el tema del trabajo, utilizando bibliografía reciente (últimos 5 años) y, preferentemente, publicaciones periódicas.

MATERIAL Y MÉTODOS: Dependiendo de la naturaleza del trabajo, se debe de insertar una caracterización del área experimental, aclarando las condiciones bajo las cuales se realizó el estudio. Cuando los métodos son especificadamente conocidos para la utilización, solamente la referencia es suficiente; de ​​lo contrario, es necesario describir los procedimientos utilizados y las adaptaciones ejecutadas. Las unidades de medida y los símbolos deben seguir el Sistema Internacional de Unidades.

RESULTADOS Y DISCUSIÓN: Las ilustraciones (figuras, gráficos y fotografías, etc.) deben de presentarse con suficiente tamaño y detalles para la composición final, preferiblemente en la misma posición en el texto, y pueden ser coloreadas. Las ilustraciones pueden tener partes coloreadas y la leyenda abajo. Ellas deben de ser numeradas sucesivamente con números arábigos. Tablas: evitar tablas largas con datos superfluos, adaptar sus tamaños al espacio de la página y, en la medida de lo posible, sitar solo líneas horizontales continuas; sus subtítulos deben ser concisos y explicativos, y también deben de presentar el título en inglés. Las fotografías pueden ser coloreadas. En la discusión, compare los resultados con los datos obtenidos de la bibliografía.

CONCLUSIONES: Deben basarse solo en los resultados del estudio. Evitar repetir los resultados en una lista posterior, comparar lo que se ha logrado con los objetivos iniciales establecidos. Las conclusiones deben de redactarse facilitando la interpretación del artículo sin necesidad de consultar otros elementos.

RECONOCIMIENTO (S): insertarlo (s) de manera concisa cuando sea necesario, después de las conclusiones.

REFERENCIAS: Las referencias deben ser ordenadas alfabéticamente con las normas del APA, detalladas en la 6ª edición de la Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Se debe hacer referencia a todos los autores citados en el texto, tablas, figuras o ilustraciones. Evitar citas de resúmenes, trabajos no publicados y comunicación personal. Se sugiere que al menos 70% de las referencias sean de los últimos 5 años y 70% de artículos de revistas.

CITAS: Todas las citas en el texto deben aparecer en la lista de referencias. Las citas en el texto deben aparecer en minúsculas, y cuando colocadas entre paréntesis al final del párrafo, deben estar en letras mayúsculas, y existiendo otras referencias (s) del mismo autor (es) en el mismo año (otras publicaciones), la misma será identificada con letras minúsculas (a, b, c) después del año de publicación. Cuando haber tres o más autores, en el texto será citado sólo el primer autor seguido de et al., sin cursiva, pero en la bibliografía final deberán aparecer los nombres de los otros autores. En la cita de cita, se identifica el trabajo directamente consultado; el autor y / o el trabajo citado en este se indica: SILVA (2010) apud Santos (2012). Cualquier duda, por favor consultar la norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Es aconsejable que antes de escribir el artículo, los autores toman como base de formato un artículo publicado en el último número de la revista.

Nota técnica

Debe presentar avances tecnológicos sin presentar una hipótesis. Cuando se trata de un estudio de caso, las conclusiones deben presentar proposiciones. Debe de estar escrito en un lenguaje técnico, fácil de comprender, sobre un tema relacionado con los campos de conocimiento de actuación de la Revista, por el (los) autor (es) que presenten experiencia sobre el tema, guiando a los diferentes usuarios de REGA. Solo se justifica la presentación de artículos que contribuyan al tema, no solamente casos personales o casos de interés limitado. Existe una mayor libertad de estilo que para los artículos científicos, y las notas técnicas deben contener principalmente los siguientes elementos: Título, Autor (es), Resumen, Palabras clave, Introducción, Descripción del tema, Conclusiones y Referencias. La identificación de los autores se incluirá solo después de que el manuscrito sea acepto para su publicación. Los artículos deben de estar escritos de acuerdo con las mismas modelos para artículos científicos, con las siguientes particularidades;

El encabezado de la primera página debe mostrar la identificación: NOTA TÉCNICA, en mayúsculas, subrayada, en negrita, centrada y espaciada a 1,1 cm del margen superior.

INTRODUCCIÓN: debe de contener un breve histórico, explicando la importancia, el estado actual del tema basado en una revisión de la literatura, presentando claramente el propósito del manuscrito.

DESCRIPCIÓN DEL TEMA: con diferentes títulos que se pueden dividir en subelementos, el tema debe de ser discutido, señalando las bases teóricas, presentando experiencias y recomendaciones, discutiendo y criticando situaciones, basadas, tanto como posible, en bibliografía y estándares técnicos.

CONCLUSIONES: cuando sea apropiado, deben escribirse de manera clara y concisa, de acuerdo con los objetivos establecidos. No debe de ser una simple revisión, presentando los otros párrafos del artículo nuevamente.

EJEMPLOS

CITACIONES EN EL TEXTO

Un autor
En lo párrafo Silva (2000) o
Entre los paréntesis (Silva, 2000)

Dos autores
En lo párrafo Santos e Luz (2010) o
Entre los paréntesis (Santos & Luz, 2010)

Tres o más autores:
En lo párrafo Melo et al. (2012) o
Entre los paréntesis (Melo et al., 2012)

Documentos del mismo autor publicados en el mismo año:
En lo párrafo Brasil (2000a, 2000b) o
Entre los paréntesis (Brasil, 2000a, 2000b)

 

REFERENCIAS

Incluya solo las referencias citadas en el texto, en tablas e ilustraciones ya publicadas, organizadas en orden alfabético por apellido del autor (es) y en mayúsculas. Use el tipo de letra cursiva para resaltar el título del trabajo. Al menos el 70% de las referencias deben de ser de los últimos 5 años y el 70% de los artículos de periódicos. Cualquier duda, consultar la norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).

 

EJEMPLOS

Artículo de revista
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.

Artículo de revista on-line
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757

Libro
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.

Capítulo de libro
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Disertaciones y tesis
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

Disertaciones y tesis on-line
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php

Trabajo presentado en congreso
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO.

Trabajo presentado en congreso on-line
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf

Documentos legales
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

Sítios electrónicos
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/

 

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos