Publicações
Clique para ampliar...
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 7 - Nº. 1 - JAN/JUN - 2010
ARTIGO
Monitoramento das Águas Subterrâneas e Lixiviado do Local de Disposição dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Passo Fundo - RS
Resumo:
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) representam um problema ambiental, devido ao alto custo de tratamento e disposição e potencial poluidor. As áreas inadequadas de disposição destes resíduos apresentam problemas de vulnerabilidade ambiental pela falta de técnicas de controle de contaminação do solo e das águas. Esses locais, mesmo que apresentem condições de controle, necessitam do monitoramento contínuo da qualidade das águas subterrâneas em função do risco existente. O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados do monitoramento das águas subterrâneas do local de disposição de RSU do município de Passo Fundo (RS). A lagoa de contenção de lixiviado e os quatro poços executados na área foram monitorados durante o período de junho de 2004 a janeiro de 2005. Realizaram-se análises físico-químicas e biológicas. A análise das precipitações também foi realizada. Os resultados mostraram que as águas subterrâneas estão contaminadas com o lixiviado produzido pelos resíduos sólidos depositados junto ao aterro controlado.  
Palavras-chave: Lagoa de contenção de lixiviado, Contaminação de águas subterrâneas, Monitoramento de águas subterrâneas. 

 

 

92 visualizações   45 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos