Publicações
Clique para ampliar...
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 4 - Nº. 2 - JUL/DEZ - 2007
ARTIGO
Análise de atores por meio da metodologia mactor aplicada à gestão dos recursos hídricos – o caso da região hidrográfica da uhe lajeado na bacia do rio tocantins, brasil
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar aplicação da metodologia de análise de atores objetivos e fatores de força (MACTOR) a uma situação de gestão dos recursos hídricos. Nessa aplicação, são considerados o posicionamento e o peso que cada ator envolvido associa a um conjunto de objetivos estratégicos, assim como o fator de força, que mede a capacidade que cada ator tem de impor seus interesses com relação a um dado conjunto de objetivos estratégicos.
No caso estudado, os objetivos estratégicos seriam aqueles que o sistema de gestão considera relevantes para se lograr uma gestão sustentável dos recursos hídricos. A aplicação envolveu a região hidrográfica da UHE Lajeado, no rio Tocantins, Brasil. A metodologia adotada conseguiu descrever de forma satisfatória o comportamento dos principais atores, tendo-se detectado possíveis alianças e conflitos entre os mesmos com relação a determinados objetivos estratégicos.
Considera-se que a abordagem permitiu a representação adequada do comportamento dos atores, evidenciando relações entre eles que poderiam não ser percebidas, caso se optasse por uma abordagem não estruturada. Deve-se considerar, no entanto, a subjetividade na seleção das variáveis e parâmetros, o que requer uma aplicação criteriosa por parte do analista.  
Palavras-chave: Análise de atores, MACTOR. 

 

 

164 visualizações   53 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos