Publicações
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 19 - JAN/DEZ - 2022
ARTIGO
O comércio de águas subterrâneas no semiárido brasileiro: estudo de caso em Nova Floresta, Estado da Paraíba
Resumo:
No ano de 2014, diante de uma seca severa, o município paraibano de Nova Floresta viu seu sistema de abastecimento hídrico colapsar, deixando os munícipes praticamente abandonados à própria sorte. Na busca pela superação desse problema de abastecimento, a população passou a recorrer das suas até então esquecidas águas subterrâneas, perfurando diversos poços ao longo da zona urbana. Nesse cenário, donos de poços passaram a fornecer água a seus vizinhos de bairro, numa prática que logo seria amplamente adotada por toda a cidade, instituindo um novo sistema de abastecimento e uma nova atividade comercial no município. No entanto, a adoção desse novo sistema trouxe muitas dúvidas e preocupações relativas à sua sustentabilidade, assim como os possíveis riscos à saúde relacionados ao consumo dessas águas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar o comércio das águas subterrâneas de Nova Floresta através dos aspectos relativos ao produto e sua fonte, os fornecedores e consumidores. O conjunto de dados das fontes d-água utilizados nesta pesquisa foi obtido através de consulta aos órgãos públicos gestão e fiscalização. Esses dados foram tratados através de estatística descritiva e avaliados conforme um índice de qualidade de água. Já a identificação e caracterização dos fornecedores e consumidores deu-se por meio de entrevistas e formulários. Os resultados apontaram que as águas subterrâneas do município são predominantemente inadequadas à dessedentação humana, apresentando altos níveis de salinidade, acidez e dureza, bem como altos teores de cloretos e nitrato. Foram identificados 23 fornecedores que, embora não possuíssem quaisquer licenças para comercializar ou distribuir essas águas, abastecem aproximadamente 1.080 famílias, cobrando delas uma taxa mensal que varia de R$ 30,00 a R$ 50,00. Isso acarreta uma movimentação financeira no município de aproximadamente R$ 48.000,00 mensais e R$ 576.000,00 anuais. Os consumidores entrevistados utilizam as águas subterrâneas fornecidas quase que exclusivamente para fins de higiene pessoal e domiciliar. Isto faz com que eles precisem recorrer a outras fontes d-água para suprir suas demandas hídricas. Contudo, observou-se que há casos em que consumidores utilizam as águas fornecidas para cozinhar, o que pode representar um risco grave à saúde. Apesar disso, os consumidores apontam preferência ao sistema abastecimento atual em comparação ao sistema antigo, o que é motivada especialmente pela regularidade no abastecimento e tarifa fixa cobrada. Portanto, é notório que o comércio de águas subterrâneas de Nova Floresta representa uma atividade econômica de grande relevância para o município e uma fonte de abastecimento regular para a população. Recomenda-se que o poder público atue na regulamentação dessa atividade e na gestão dos recursos hídricos subterrâneos, fomentando ações de monitoramento da qualidade e dos níveis de água do seu aquífero. Além disso, a população deve estar consciente da qualidade das águas que estão sujeitas a consumir, e novas alternativas devem ser adotadas pela gestão pública para que a população tenha acesso pleno a água de boa qualidade. 
Palavras-chave: Recursos Hídricos; Seca; Aquífero Serra do Martins; Abastecimento Público. 

 

 

Groundwater trade in Brazilian semi-arid: a case study in Nova Floresta, Paraíba State
Abstract:
In 2014, during a severe drought, the water supply system of Nova Floresta collapsed. This made the population of that small municipality in Brazilian Semi-arid destitute. In the quest to overcome this supply problem, the population turned their eyes to their so far forgotten groundwater, and started drilling several new wells throughout the urban area. As any individual could not afford the cost of a well opening. As most individuals could not afford the costs of a well opening and production, others more fortunate began supplying water to their neighbors, and soon this practice became widely adopted across the city. That have instituted a new supply system and a new trade activity in the municipality. However, the adoption of this new system brought many doubts and concerns regarding its sustainability, even as the possible health risks due these waters consumption. Thus, this research aimed to characterize groundwater trade in Nova Floresta through aspects related to the product and its source, suppliers and consumers. Water physicochemical data were obtained from public management and inspection agencies. These data supported statistical analyses and a water quality index, while wells profiles provided aquifer parameters. The identification and characterization of suppliers and consumers took place through interviews and forms. The results showed those groundwaters as predominantly unsuitable for drinking due high levels of salinity, acidity, hardness, as well as high levels of chloride and nitrate. There were 23 water suppliers, none of them did not have licenses to market or distribute water. Although, they supply approximately 1,080 houses, with monthly fee ranging from 30 to 50 BRL. This entails a financial trade in the municipality of approximately 48,000 BRL monthly and 576,000 BRL annually. Consumers stated using those groundwaters exclusively for personal and home hygiene, that forces them resorting to other sources to complete their water demands. However, some consumers said using those waters for cooking, which can represent a serious health risk. Despite this, the consumers showed preference to the current supply system instead of the old one, which is especially motivated by the regularity of supply and the fixed fee charged. Therefore, groundwater trade in Nova Floresta represents an economic activity of great relevance for the municipality, while it is a source of regular water supply for the population. It is important that the government act in the regulation of this activity and in the management of groundwater resources, ought to monitor the quality and levels of those groundwater. In addition, the consumers must be aware of the water quality they are subject to ingest, and new alternatives must be adopted by the government so the population can have access to good quality water. 
Keywords: Water Resources; Drought; Serra do Martins Aquifer; Public Water Supply. 

 

 

30 visualizações   7 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos