Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

 

Ética de publicação na revista RBRH
 
A revista RBRH mantém os mais altos padrões de ética quanto aos artigos publicados nas suas diferentes edições. O conteúdo dos artigos publicados na RBRH é de responsabilidade dos autores e deve ser uma contribuição ao conhecimento técnico e científico em recursos hídricos. O artigo não pode conter aspectos comerciais e propaganda de qualquer tipo, devem evitar polêmicas de natureza pessoal, gênero, raça ou outro tipo de discriminação. 
 
Os artigos submetidos devem apresentar o trabalho de uma forma objetiva e precisa, além de discutir a significância dos resultados. Dados utilizados devem ser descritos objetivamente e o artigo deve conter detalhes suficientes para permitir a outros reproduzirem o trabalho realizado. 
 
Os autores, quando submetem seus trabalhos para a revista RBRH para publicação atestam que as obras apresentadas são originais e que não foram copiadas ou plagiadas, no todo ou em parte. Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais, exceto por partes previamente apresentadas em congressos ou como parte de uma tese ou dissertação. Caso os autores tenham utilizado o trabalho ou palavras de outros é fundamental que tenham sido feitas as devidas citações e referências bibliográficas.
 
Considera-se que os autores do trabalho são aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a sua concepção, execução ou interpretação. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. Pessoas que tenham
participado em alguns aspectos substanciais do projeto de pesquisa, mas sem a contribuição significativa que justifique a co-autoria, devem ser reconhecidos ou indicados como contribuintes numa seção final de agradecimentos.Todos os autores devem receber cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados, assinando um termo de responsabilidade.
 
O processo de revisão dos artigos é do tipo duplo-cego, em que os revisores não sabem o nome dos autores dos trabalhos e em que os autores não sabem o nome dos revisores.
 
Os editores e revisores têm o compromisso de manter a confidencialidade, o respeito profissional sem discriminação dos autores, a objetividade, a imparcialidade nos processos decisórios,  e de não usar informações privilegiadas para interesse próprio.
 
Constituem comportamento antiético e inaceitável dos autores, estando os mesmos sujeitos a medidas do comitê editorial da revista, as seguintes atitudes: 
 
  • Submeter os manuscritos descrevendo essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação; 
  • Submeter o mesmo manuscrito a revista RBRH ea outra revista ao mesmo tempo;
  • Plágio;
  • Afirmações inverídicas ou incorretas;
  • Supressão, alteração ou fraudes de dados nos quais se baseiam o artigo.

 

Ética de publicación en la revista RBRH


La revista RBRH mantiene los más altos padrones de ética en cuanto a los artículos publicados en sus diferentes ediciones. El contenido de los artículos publicados en la RBRH es de responsabilidad de los autores y debe ser una contribución al conocimiento técnico y científico en recursos hídricos. El artículo no puede contener aspectos comerciales ni propaganda de cualquier tipo, deben evitar polémicas de naturaleza personal, género, raza u otro tipo de discriminación.

 

Los artículos enviados a la revista RBRH deben explicar el trabajo de una forma objetiva y precisa, además de discutir la importancia de los resultados. Los datos utilizados deben ser descriptos objetivamente y el artículo contener detalles suficientes para permitir a otros la reproducción del trabajo realizado.

 

Los autores, cuando envían sus trabajos para publicación en la revista RBRH, certifican que las obras presentadas son originales y que no fueron copiadas o plagiadas, en todo o en parte. Los autores deben también garantizar que las obras son completamente originales, excepto por partes previamente presentadas en congresos o como parte de una tesis de maestría o doctorado. En el caso que los autores hayan utilizado el trabajo o palabras de otros es fundamental que el artículo contenga las debidas citaciones y referencias bibliográficas.

 

Se considera que los autores del trabajo son aquellos que hicieron una contribución significativa para su concepción, ejecución o interpretación. Todos aquellos que hicieron contribuciones significativas deben ser listados como coautores. Las personas que hayan participado en algunos aspectos substanciales del proyecto de investigación pero sin la contribución significativa que justifique la coautoría, deben ser reconocidas o indicadas en una sección final de agradecimientos. Todos los autores deben recibir copia del manuscrito y concordar en compartir la responsabilidad por los resultados, firmando una certificado de responsabilidad.

 

El proceso de revisión de los artículos es del tipo doble-ciego, en que los revisores no conocen el nombre de los autores del trabajo y en el cual los autores no conocen el nombre de los revisores.

 

Los editores y los revisores tienen el compromiso de mantener la confidencialidad, el respeto profesional sin discriminación de los autores, la objetividad, la imparcialidad en los procesos de toma de decisión, y de no usar informaciones privilegiadas para interés propio.

 

Constituyen el comportamiento antiético e inaceptable de los autores, estando los mismos sujetos a medidas del comité editorial de la revista RBRH, las siguientes actitudes:

  • Enviar los manuscritos describiendo esencialmente la misma investigación en mas de una revista o publicación;
  • Enviar el mismo manuscrito a la revista RBRH e a otra revista al mismo tiempo;
  • Plagio;
  • Afirmaciones falsas o incorrectas;
  • Anulación, alteración o fraude de los datos en los cuales se basa el artículo.

 

 

 

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos