Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

 

Ética de publicação na revista RBRH
 
A revista RBRH mantém os mais altos padrões de ética quanto aos artigos publicados nas suas diferentes edições. O conteúdo dos artigos publicados na RBRH é de responsabilidade dos autores e deve ser uma contribuição ao conhecimento técnico e científico em recursos hídricos. O artigo não pode conter aspectos comerciais e propaganda de qualquer tipo, devem evitar polêmicas de natureza pessoal, gênero, raça ou outro tipo de discriminação. 
 
Os artigos submetidos devem apresentar o trabalho de uma forma objetiva e precisa, além de discutir a significância dos resultados. Dados utilizados devem ser descritos objetivamente e o artigo deve conter detalhes suficientes para permitir a outros reproduzirem o trabalho realizado. 
 
Os autores, quando submetem seus trabalhos para a revista RBRH para publicação atestam que as obras apresentadas são originais e que não foram copiadas ou plagiadas, no todo ou em parte. Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais, exceto por partes previamente apresentadas em congressos ou como parte de uma tese ou dissertação. Caso os autores tenham utilizado o trabalho ou palavras de outros é fundamental que tenham sido feitas as devidas citações e referências bibliográficas.
 
Considera-se que os autores do trabalho são aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a sua concepção, execução ou interpretação. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. Pessoas que tenham
participado em alguns aspectos substanciais do projeto de pesquisa, mas sem a contribuição significativa que justifique a co-autoria, devem ser reconhecidos ou indicados como contribuintes numa seção final de agradecimentos.Todos os autores devem receber cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados, assinando um termo de responsabilidade.
 
O processo de revisão dos artigos é do tipo duplo-cego, em que os revisores não sabem o nome dos autores dos trabalhos e em que os autores não sabem o nome dos revisores.
 
Os editores e revisores têm o compromisso de manter a confidencialidade, o respeito profissional sem discriminação dos autores, a objetividade, a imparcialidade nos processos decisórios,  e de não usar informações privilegiadas para interesse próprio.
 
Constituem comportamento antiético e inaceitável dos autores, estando os mesmos sujeitos a medidas do comitê editorial da revista, as seguintes atitudes: 
 
  • Submeter os manuscritos descrevendo essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação; 
  • Submeter o mesmo manuscrito a revista RBRH ea outra revista ao mesmo tempo;
  • Plágio;
  • Afirmações inverídicas ou incorretas;
  • Supressão, alteração ou fraudes de dados nos quais se baseiam o artigo.

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos