Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 17 - Nº. 2 - ABR/JUN - 2012
ARTIGO
Caracterização de Velocidades Médias e Padrões de Turbulência do Escoamento em Escadas para Peixes por Bacias Sucessivas com Orifícios de Fundo
Resumo:
A construção de barramentos ao longo dos rios causa muitas alterações no meio envolvido. Entre estes impactos, tem-se a formação de uma barreira que impede o deslocamento dos peixes interferindo principalmente na reprodução das espécies migratórias. Na tentativa de mitigar este efeito, em algumas situações, verifica-se a necessidade da implantação de mecanismos de transposição de peixes (MTP). Entre os MTP têm-se as escadas para peixes que, quando empregadas e projetadas adequadamente, possibilitam a livre circulação das espécies. Neste trabalho avaliam-se as características do escoamento em uma escada para peixes do tipo bacias sucessivas com orifícios de fundo por meio de estudo em modelo físico. Realizaram-se medições de velocidade com um velocímetro acústico Doppler (ADV) em uma bacia representativa desta estrutura. A partir das medições pode-se definir o padrão geral do escoamento e caracterizar a turbulência através da energia cinética turbulenta e das tensões de Reynolds. 
Palavras-chave: Mecanismo de transposição de peixes; Escada para peixes; Turbulência do escoamento; Tensões de Reynolds; Energia cinética turbulenta. 

 

 

59 visualizações   26 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos