Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 17 - Nº. 1 - JAN/MAR - 2012
ARTIGO
Procedimentos para Consolidação de Dados de Usinas Hidrelétricas Baseados nas Informações Registradas
Resumo:
Este artigo apresenta uma sequência de procedimentos para consolidação de dados de usinas hidrelétricas. Os procedimentos são baseados nos dados de cadastro e de pós-operação registrados pela companhia que administra a operação da usina. A metodologia proposta faz uso de um gerenciador de dados, um construtor de consultas, um gerador da função de rendimento global e uma planilha eletrônica. Ela foi aplicada aos dados de uma grande usina hidrelétrica brasileira que faz
parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) e cuja operação está sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os benefícios da consolidação de dados são analisados usando um simulador da operação de usinas hidrelétricas.
Este simulador é utilizado na tentativa de reproduzir a operação passada da usina, inicialmente com dados oficiais e, posteriormente, com dados consolidados. Os resultados mostram significantes melhorias em termos da qualidade dos dados, contribuindo para a eficiência e confiabilidade dos modelos computacionais em uso no Setor Elétrico Brasileiro (SEB) para o planejamento da operação.  
Palavras-chave: Qualidade de Dados, Rendimento Global, Usinas Hidrelétricas. 

 

 

94 visualizações   48 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos