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RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 2 - Nº. 1 - JUN/JUN - 1997
ARTIGO
Posicionamento dinâmico através de distanciômetros eletrônicos
Resumo:
O posicionamento de embarcações em trabalhos de batimetria ou medida de vazão realizados em seções transversais de rios, é
uma necessidade básica e se constitui numa dificuldade adicional.
O método para determinar a posição da embarcação depende, principalmente, da largura do rio, velocidade da corrente e se a
tomada de dados é feita de forma pontual ou contínua. Para rios de médio e grande portes a realização dos trabalhos com o barco em
movimento torna o procedimento mais rápido e eficiente, porém o posicionamento da embarcação (posicionamento dinâmico) se torna
uma tarefa bem mais complexa. O principal objetivo deste trabalho foi
desenvolver uma metodologia de posicionamento dinâmico utilizando um distanciômetro eletrônico com coleta automática de dados (estação total). Para atingir o objetivo do trabalho desenvolveu-se uma interface, baseada nas informações do fabricante da estação total, para permitir a conexão da mesma com um microcomputador compatível com a linha IBM-PC. Desenvolveu-se também os softwares necessários para a conversão e o tratamento dos dados. Numa segunda etapa desenvolveu-se um estudo da precisão do posicionamento dinâmico em função da distância e velocidade do móvel. Os dados obtidos nos levantamentos de campo mostraram que a estação total utilizada executa uma medida a cada 2,3 s quando não ocorre nenhum problema de comunicação entre ela e o computador. A perda de sinal pode ocorrer quando o prisma não estiver orientado corretamente para o distanciômetro, quando ocorre vibração no móvel ou então a velocidade de deslocamento é excessiva. Nesse caso o intervalo de tempo entre dois posicionamentos consecutivos pode aumentar em demasia.
Os ensaios foram feitos com velocidades de deslocamento variando de
0,00 a 0,88 m/s. Com base nesses dados chegou-se à uma correlação linear do erro com a velocidade média dos prismas. Através
dessa correlação corrigiu-se o erro cujos valores médio e máximo são,
respectivamente, 0,024m (0,07%) e 0,18m (1,17%). O posicionamento dinâmico através de distanciômetros eletrônicos se mostrou eficiente, preciso e versátil. Através desse método de posicionamento pode-se obter a trajetória e a velocidade do móvel em
intervalos de tempo médio de 2,6 s, com redução de tempo e pessoal e com um grau de precisão geralmente superior aos conseguidos pelos métodos tradicionais, além de não exigir qualquer preparo antecipado da seção a ser estudada. A automação do processo de medida é
um fator altamente positivo pelo fato de eliminar os erros grosseiros.
No método apresentado o erro cometido no posicionamento dinâmico não é função da distância, ao contrário do que ocorre com o
método da triangulação. A velocidade de deslocamento e a distância máxima que a estação pode medir são fatores limitantes do método estudado. 
Palavras-chave: dinâmico, eletrônicos. 

 

 

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