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RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 20 - Nº. 3 - JUL/SET - 2015
ARTIGO
Caracterização do carreamento de poluentes de superfícies asfálticas urbanas utilizando chuva simulada
Resumo:
O carreamento de poluentes das superfícies asfálticas pela água da chuva é uma das principais fontes de degradação da qualidade da água dos corpos receptores no ambiente urbano. No entanto, pouco se sabe sobre o potencial desses poluentes de serem transportados pela água da chuva. Nesta perspectiva, este trabalho visa caracterizar a água de escoamento e quantificar o carreamento de poluentes de superfícies asfálticas, buscando relacionar a massa carreada com a intensidade
da chuva e o fluxo de veículos. Para tal, foram selecionadas três ruas com diferentes fluxos de veículos na cidade de Goiânia, nas quais foram simulados dois eventos de chuva, sendo um de alta e outro de baixa intensidade (115 e 25 mm/h), ambos com duração de 15 minutos, sob uma superfície asfáltica de 3m². As amostras de água foram coletadas a cada 3 minutos por meio de um sistema coletor (moldura, bandeja coletora e sistema de aspiração), e foram analisadas quanto às concentrações de SST, STD, DQO, condutividade, Cu, Cr, Pb, Cd, Zn, Fe e Mn. A precipitação e vazão de escoamento no tempo foram mensuradas pelo método volumétrico. Os resultados mostram que todos os parâmetros analisados, exceto o cromo, foram detectados na água escoada das três áreas de estudo, sendo que as maiores massas carreadas seguem em geral a sequência decrescente Fe > Mn - Zn >Pb -Cu>Cd. Da influência da chuva no carreamento de poluentes, observou-se que quanto maior a intensidade maior a massa carreada de sólidos e metais. Entretanto não se observou uma relação clara entre o fluxo de veículos e a massa carreada de metais. 
Palavras-chave: Qualidade da água. Águas urbanas. Chuva simulada. Escoamento de águas pluviais 

 

 

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