Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 12 - Nº. 3 - JUL/SET - 2007
ARTIGO
Análise Multicritério como Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos: O Caso das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Resumo:
Este trabalho propõe o uso de indicadores de sustentabilidade ambiental, associado à técnicas de análise multicritério, como instrumento de auxílio à gestão de recursos hídricos. Tais indicadores foram selecionados a partir de uma estrutura conceitual denominada Pressão-Estado-Resposta. O objetivo do trabalho é avaliar a aplicabilidade desses instrumentos em unidades de gerenciamento de recursos hídricos, tomando como referência a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos no 5 do Estado de São Paulo. Com base num diagnóstico da área de estudo e na estrutura conceitual mencionada, foram selecionados vinte indicadores de sustentabilidade. Realizou-se, então, uma classificação das sub-bacias que integram a área de estudo por ordem de preferência e/ou necessidade em relação a categorias de intervenção pré-estabelecidas. A proposta de indicadores selecionada e o método multicritério utilizado (ELECTRE III) demonstraram-se bastante adequados ao caso estudado. Os resultados obtidos indicam que o grau de preferência por determinada intervenção varia significativamente entre bacias e pode ser uma informação importante na implementação de um plano de ação ou programa de investimento.  
Palavras-chave: Indicadores de sustentabilidade, análise multicritério, gestão de recursos hídricos, bacia hidrográfica. 

 

 

276 visualizações   157 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos