Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 20 - Nº. 1 - JAN/MAR - 2015
ARTIGO
Urbanização de baixo impacto (LID): Uso de geotecnologias para estimativa do tempo de concentração de bacia em cenário de pré-desenvolvimento.
Resumo:
As técnicas de baixo impacto de urbanização, ao estabelecerem entre seus princípios norteadores a manutenção do tempo de concentração (TC) da situação de pré-desenvolvimento, implicitamente transformam-no em um importante indicador para o desenvolvimento de projetos e planejamento físico-territorial urbano. Entretanto, diante da multiplicidade de definições e métodos para se estimar o valor do TC de uma determinada bacia hidrográfica, ressurge uma questão para a qual a literatura técnica ainda busca a resposta adequada: qual seria o método mais apropriado a esse propósito, que pudesse ser recomendado aos órgãos de planejamento nas suas realidades locais- Este trabalho, utilizando-se de uma bacia rural monitorada, em suposto cenário de pré-desenvolvimento urbano, faz uma reflexão sobre o tema e aponta o uso de método de velocidade modificado, associado à geotecnologia, como alternativa recomendável para estimativa do TC. Além de oferecer maior confiabilidade de valor, a espacialização do TC possibilita clara compreensão de sua ocorrência a partir de cada ponto da bacia. Dessa forma, torna-se viável ainda a adoção,pelo projetista,de critérios de verificação de consistência na escolha de pontos mais representativos para a definição do valor final do TC, em contraposição a sistemas de cálculo que oferecem opções de valores isolados, obtidos por diferentes métodos empíricos sem haver qualquer
referência de um -valor verdade-. A espacialização do TC possibilita ainda o planejamento de pesquisa de medição direta para a determinação do TC e de eventos na bacia que dependam do tempo de translado do escoamento superficial, a exemplo de sistemas de alerta contra inundações ou transporte de poluentes. 
Palavras-chave: LID. Tempo de concentração. Geoprocessamento. Bacia hidrográfica. Planejamento urbano. 

 

 

883 visualizações   461 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos