Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 20 - Nº. 1 - JAN/MAR - 2015
ARTIGO
Método de combinação de dados de precipitação estimados por satélite e medidos em pluviômetros para a modelagem hidrológica
Resumo:
No presente trabalho é proposto um método de interpolação denominado CHUVSAT para ser avaliado como dado de entrada a um modelo hidrológico. Esse método calcula campos de chuva em forma de grade regular combinando chuva obtida por pluviômetros com dados de chuva por satélite. O CHUVSAT está baseado em um cálculo de médias ponderadas que considera a distância e o tipo de dado (pluviômetro ou satélite) como fonte de informação. Os dados de chuva de pluviômetros e de satélite foram obtidos da Agência Nacional de Águas (ANA) e do produto Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), respectivamente. Os resultados foram avaliados comparando os hidrogramas calculados a partir de um modelo hidrológico distribuído com os hidrogramas observados em diferentes postos fluviométricos da bacia do Rio Tocantins. O desempenho do método CHUVSAT foi comparado ao desempenho do modelo hidrológico usando os dados do TRMM, e os dados de pluviômetros da ANA. Os resultados mostraram que a qualidade da série de vazões calculadas usando CHUVSAT conseguiu melhores coeficientes de eficiência de Nash-Sutcliffe para as séries geradas pelas fontes da ANA e do TRMM em bacias com área de drenagem da ordem de 5.000 km2. Em bacias maiores os resultados de CHUVSAT foram semelhantes aos obtidos utilizando apenas os dados de chuva observados em pluviômetros, enquanto os resultados utilizando dados de satélite foram inferiores. Conclui-se que a combinação de dados de satélite e pluviômetros tem potencial para aplicações hidrológicas, com ênfase na previsão de vazões em rios de grande porte. 
Palavras-chave: Pluviometria. Interpolação de dados de chuva. Estimativa de chuva por satélite. TRMM. Simulação hidrológica. 

 

 

559 visualizações   289 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos