XIV ENAU e IV SRRU
 

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES DO ENAU/SSRU! 

 

Mini-currículo: Daniele é Engenheira Civil pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP-São Carlos e é Doutora em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pelo IPH-UFRGS. Atuou em estudos e projetos relacionados à hidrologia urbana, modelagem de drenagem urbana, estimativa de eventos extremos e mudanças climáticas. Atualmente trabalha na Rhama-Analysis.

 

Mini-currículo: Priscilla Moura, Engenheira Civil, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Hidráulica e Recursos Hídricos, Doutora em Engenharia Civil pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon. Desde 2009 é professora no Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana, infraestrutura verde e azul, modelagem hidrológica e sistemas de auxílio à decisão.

 

Mini-currículo: Flávio Augusto, Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), especialista em Meteorologia Tropical, mestre e doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Servidor público federal do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) desde 2005 como Analista em Ciência e Tecnologia, onde está exercendo o cargo de Coordenador de Hidrologia. Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas para o monitoramento e previsão de alagamento e inundação em áreas urbanas na Amazônia no âmbito do projeto de expansão do "Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SIPAMHidro)".

 

Mini-currículo: Silene Baptistelli, Possuo graduação em Engenharia Civil pela FAAP (1990),  mestrado e doutorado em Engenharia Civil - Hidráulica pela Escola Politécnica da  Universidade de São Paulo – POLI-USP (2003 e 2008). Especialização em MBA em Saneamento pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP (2020), Especialização em Engenharia de Saneamento Básico pela Faculdade de Saúde Pública da USP, FSP-USP (1999). Aperfeiçoamento em Water Quality Management pela Japan International Cooperation Agency, JICA, Japão (2001). Aperfeiçoamento em Latest Trends in Sanitation, Water and Waste Management pela London School of Economics and Political Science, LSE, Inglaterra (2019). Programa especial em Coastal Engineering pelo Institute for Water Education, UNESCO-IHE, Holanda (2007). Atuo como Engenheira na Companhia de  Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (desde 1997). Professora do Centro  Universitário SENAC, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária de 2009 a 2022. Professora  da Universidade Presbiteriana Mackenzie do curso Gerenciamento de Empreendimentos  da Construção Civil (Lato Sensu) desde 2019.

 

Mini-currículo: Marie Ikemoto, Bióloga, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce o cargo de Gerente de Gestão do Território e Informações Geoespaciais do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro desde 2013, e é responsável pelo Projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro e pelo Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PRO-PSA). Atualmente é coordenadora da Câmara Técnica de Infraestrutura Verde do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro (CERHI-RJ) e do Grupo de Trabalho Mananciais do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP).

 

Mini-currículo: Jorge Werneck é Engenheiro Agrícola com Mestrado e Doutorado em Hidrologia. Atua como Diretor da ADASA desde 2017. É Governador e membro da Diretoria (Bureau) do Conselho Mundial da Água (World Water Council). É membro da Diretoria da Global Water Partnership – Brasil (GWP-Brasil). É pesquisador da Embrapa desde 2001. Foi coordenador temático do 8º Fórum Mundial da Água (Brasil, 2018). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro e da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Presidiu por 2 mandatos o Comitê de Bacia do Paranaíba-DF. É autor de livros e publicações com mais de 2300 citações no Google Acadêmico.

 

Mini-currículo: Cássio Leandro Cossenzo, Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Gestão e Regulação de Saneamento Básico pela FIOCRUZ, mestre em Economia pela UNB. Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA e coordenador de Grupo Técnico de Tarifas e Contabilidade da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR.

 

Mini-currículo: Dr. Marcio Giacomoni possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília – UnB (2002), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – IPH/UFRGS (2005), e doutorado pelo Departamento de Engenharia Civil da Texas A&M University - TAMU (2012). Atualmente é professor associado da Escola de Engenharia Civil & Ambiental, e Gestão de Construção da Universidade do Texas em San Antonio - UTSA. Seu programa de pesquisa inclui vários tópicos relacionados a planejamento e gestão de recursos hídricos. Desenvolve projetos de pesquisa com enfoque em águas urbanas, incluindo inundações extremas e medidas de baixo impacto. Utiliza como ferramentas de pesquisa monitoramento, modelagem, otimização e controle em tempo real de sistemas hídricos. Em 2021, foi pesquisador convidado no Laboratório de Inteligência Artifical para Sistemas de Recursos Hídricos na Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda.

 

Mini-currículo: Anaí Floriano, Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Federal de São Carlos desde 2015. Tem experiência profissional, de pesquisa e de docência na área de recursos hídricos e saneamento, com foco em manejo sustentável de águas pluviais em áreas urbanas.

 

 

Mini-currículo: Maria Fernanda Nóbrega, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Engenharia de Produção, Linha de Pesquisa Gestão Ambiental, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Engenharia Urbana, Linha de Pesquisa Saneamento, pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Infraestrutura Verde; Planejamento Urbano e Regional; Paisagismo; Desenho Urbano sensível às águas; Manejo de águas pluviais urbanas. Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Mini-currículo: Melissa Graciosa, professora de Hidráulica e Drenagem no curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC. Representante desta entidade no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde coordena o Grupo de Trabalho de Eventos Extremos.. Coordenadora da Comissão Técnica de Águas Urbanas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro. Engenheira Civil (UNIFEB Barretos, 1999); mestre e doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento (Escola de Engenharia da USP São Carlos, 2005; 2010); Fez parte do doutorado na Alemanha (Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, 2008). Coordenou o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais do Rio de Janeiro (PDMAP, 2012), Participou do Plano Diretor de Macrodrenagem do Alto Tietê – PDMAT 2 (2009), desenvolveu projetos de drenagem urbana para a Região Metropolitana de São Paulo / Bacia do Alto Tietê, entre 2009 e 2015, para as bacias do Rio Tamanduateí, Córrego Ipiranga, Rio Aricanduva, dentre outras.

 

Mini-currículo: Fernando Girardi de Abreu, graduado em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental, com mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Atuou como professor na UNIFEB Barretos, na Universidade Estácio de Sá e no IFMG Campos Governador Valadares e como analista de fiscalização e regulação em saneamento na ARES-PCJ. Atualmente é analista ambiental pelo comitê pró-brumadinho nas áreas de hidrologia e hidrossedimentologia.

 

Mini-currículo: Dante Gama Larentis é engenheiro civil, mestre e doutor em recursos hídricos e saneamento ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte de seu doutorado na Texas A&M University. Ao longo da carreira, foi consultor do Banco Mundial, atuando no Departamento de Recursos Hídricos do RS, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, atuando na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministérios das Cidades, e diretor da Fundação Estadual de Planejamento Regional e Metropolitano (Metroplan), onde coordenou o Plano Metropolitano de Proteção Contra Cheias do Rio Grande do Sul. Desde 2004 é sócio-administrador e responsável técnico da Acqua Projetos, onde desenvolve estudos e projetos de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, prevenção contra inundações, avaliação de disponibilidade hídrica e gestão de recursos hídricos.

 

 

 

 
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com