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REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 21 - JAN/DEZ - 2024
ARTIGO
O impacto do carreamento de solo na drenagem pluvial de vias pavimentadas
Resumo:
No Brasil, mais de 70% das estradas não são pavimentadas, o que favorece o impacto negativo de intempéries. Neste contexto, os sedimentos provenientes do desgaste destas vias acabam por atingir as galerias de drenagem pluvial das vias pavimentadas, o que pode ocasionar obstrução total ou parcial e consequente perda de capacidade hidráulica. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do carreamento de solo de vias não pavimentadas sobre o sistema de drenagem pluvial de vias pavimentadas. O método de investigação incluiu análise experimental de campo e monitoramento pelo período de seis meses. Foi construído e instalado coletor de sedimentos no interior do bueiro, tendo sido observado o processo de deposição de sedimentos. Os materiais depositados no sistema de drenagem foram caracterizados quanto à sua granulometria. Este estudo demonstrou que o tipo de revestimento utilizado nas vias não pavimentadas analisadas é inadequado, em razão da alta taxa de erodibilidade e sedimentação, com tendência à aceleração do assoreamento de galerias. Além disso, a taxa de carreamento de solo para a galeria pluvial a partir da via não pavimentada analisada foi medida em 3,99 kg.m-2.ano-1 de solo, sendo de 4 a 20 vezes maior que em locais em que há apenas vias pavimentadas. Estimou-se que essa quantidade de solo carreado pode impactar 19 metros de galerias pluviais por ano.
No Brasil, mais de 70% das estradas não são pavimentadas, o que favorece o impacto negativo de intempéries. Neste contexto, os sedimentos provenientes do desgaste destas vias acabam por atingir as galerias de drenagem pluvial das vias pavimentadas, o que pode ocasionar obstrução total ou parcial e consequente perda de capacidade hidráulica. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do carreamento de solo de vias não pavimentadas sobre o sistema de drenagem pluvial de vias pavimentadas. O método de investigação incluiu análise experimental de campo e monitoramento pelo período de seis meses. Foi construído e instalado coletor de sedimentos no interior do bueiro, tendo sido observado o processo de deposição de sedimentos. Os materiais depositados no sistema de drenagem foram caracterizados quanto à sua granulometria. Este estudo demonstrou que o tipo de revestimento utilizado nas vias não pavimentadas analisadas é inadequado, em razão da alta taxa de erodibilidade e sedimentação, com tendência à aceleração do assoreamento de galerias. Além disso, a taxa de carreamento de solo para a galeria pluvial a partir da via não pavimentada analisada foi medida em 3,99 kg.m-2.ano-1 de solo, sendo de 4 a 20 vezes maior que em locais em que há apenas vias pavimentadas. Estimou-se que essa quantidade de solo carreado pode impactar 19 metros de galerias pluviais por ano.
Palavras-chave: Erosão; Solo; Assoreamento; Drenagem Pluvial; Vias Não Pavimentadas.
The impact of soil loading on the rainwater drainage of paved streets
Abstract:
In Brazil, more than 70% of the roads are not paved, which favors the impact of storms. In this context, the storm drainage galleries of paved roads end up receiving sediments from these unpaved areas, which can cause total or partial obstruction and consequent loss of hydraulic capacity. The objective of this work was to analyze the impact of soil carry-over from unpaved roads on the stormwater drainage system of paved roads. The investigation method included experimental field analysis and monitoring for a period of six months. A sediment collector was built and installed inside the storm drain, and the sediment deposition process was observed. The materials deposited in the drainage system were characterized according to their granulometry. This study demonstrated that the type of coating used on the analyzed unpaved roads is inadequate, due to the high rate of erodibility and sedimentation, with a tendency to accelerate the silting up of galleries. In addition, the rate of soil carry-over to the storm sewer from the analyzed unpaved road was measured at 3.99 kg.m-2.year-1 of soil, which is 4 to 20 times greater than in places where there are only paved roads. It was estimated that this amount of carried soil can impact 19 meters of storm sewers per year.
In Brazil, more than 70% of the roads are not paved, which favors the impact of storms. In this context, the storm drainage galleries of paved roads end up receiving sediments from these unpaved areas, which can cause total or partial obstruction and consequent loss of hydraulic capacity. The objective of this work was to analyze the impact of soil carry-over from unpaved roads on the stormwater drainage system of paved roads. The investigation method included experimental field analysis and monitoring for a period of six months. A sediment collector was built and installed inside the storm drain, and the sediment deposition process was observed. The materials deposited in the drainage system were characterized according to their granulometry. This study demonstrated that the type of coating used on the analyzed unpaved roads is inadequate, due to the high rate of erodibility and sedimentation, with a tendency to accelerate the silting up of galleries. In addition, the rate of soil carry-over to the storm sewer from the analyzed unpaved road was measured at 3.99 kg.m-2.year-1 of soil, which is 4 to 20 times greater than in places where there are only paved roads. It was estimated that this amount of carried soil can impact 19 meters of storm sewers per year.
Keywords: Erosion; Soil; Loading; Storm Drainage; Unpaved Roads.
DOI: .21168/rega.v21e6
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Contabilizado a partir de 10/08/2014
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